15 dicas de ouro para aumentar as vendas do delivery

15 dicas de ouro para aumentar as vendas do delivery

Ter um bom produto, prestar um bom serviço e oferecer um preço atrativo são a base para aumentar as vendas no delivery. Também é importante estar atento às oportunidades e usar e abusar da criatividade nas propagandas e divulgações.

Pense que, no mercado atual, o consumidor encontra tantas opções – e tão facilmente! – ao alcance de um clique, que você pode precisar de um cardápio cheio de sugestões para sair na frente… E ele está aqui!

Pode se preparar pra receber uma entrega quentinha das melhores dicas no decorrer deste artigo.

Como vender mais no delivery?

Se destacar da concorrência é a chave, mas, antes de sair tentando mil e uma estratégias diferentes, tenha em mente aonde você quer chegar, ou seja, que resultados exatamente espera obter: olhe os números atuais, certifique-se de que sua produção dará conta de mais vendas e priorize a satisfação do consumidor.

Aí sim:

  • melhore a qualidade dos produtos se achar necessário;
  • aplique treinamentos para elevar o nível do atendimento;
  • dê mais atenção para a sua dinâmica de entregas e faça mudanças;
  • invista em propaganda e divulgação focadas no público-alvo do seu delivery;
  • repense a precificação do cardápio;
  • faça novas promoções; e
  • tenha um programa de fidelização de clientes.
 

Você ainda pode corrigir eventuais problemas na operação que já tenham sido notados através de feedbacks tanto dos clientes quanto da equipe e muito mais! Abaixo, estão algumas dicas principais para quem quer trabalhar cada detalhe na busca pela diferenciação.

15 dicas para vender mais no delivery

Adotar padrões para o atendimento e para as entregas, antecipar-se a incidentes, mandar brindes que levem o consumidor a uma nova compra e caprichar no cardápio são alguns dos vários caminhos para você melhorar as vendas.

Confira agora 15 dicas irresistíveis!

1. Padronize seu atendimento

O atendimento conta (e muito!), mesmo no caso de um restaurante delivery! Ele deve impactar de forma positiva na experiência em toda a jornada do cliente: da hora que ele faz o pedido até o momento de receber, bem como no pós-vendas.

Nesse sentido, vale padronizar o tom de voz, as mensagens, palavras e expressões-chave que correspondam à proposta de negócio e orientar a equipe a agir sempre com empatia, respeito e eficiência.

2. Antecipe-se a incidentes

Incidentes acontecem, então, estabeleça também um direcionamento para toda a equipe de atendimento saber como tratar determinadas questões, como erros no pedido ou reclamações.

Peça para que todos levem as queixas realmente a sério, não deixem ninguém sem resposta e ofereçam uma compensação adequada à gravidade do problema, dentro do que ficar predefinido por você.

3. Mande brindes que incentivem uma nova compra

Dá para fortalecer o vínculo com o cliente a partir de pequenos agrados e aumentar as vendas no delivery, inclusive, enviando degustações em forma de brinde – daqueles pratos que o consumidor não pediu ainda! – para incentivar a freguesia a voltar a procurar o seu restaurante.

Escreva mensagens pensando em personalizar o atendimento e as vendas também! Às vezes, a pessoa que pede um prato teve um dia difícil e isso pode fazer toda a diferença para que ela se sinta melhor!

4. Capriche no cardápio

Quem nunca deixou de fazer um pedido porque o item no cardápio não tinha foto ou foi convencido de que o lanche era maravilhoso através da imagem, mas recebeu uma entrega com a aparência completamente diferente — e não tão atrativa?

É para evitar frustrações e conquistar pelos olhos além do estômago, que um cardápio bem visual se torna essencial.

  • Adicione fotos de boa qualidade no seu menu
  • Nunca use imagens da internet, que não sejam cliques dos seus próprios pratos
  • Faça descrições claras e completas dos itens
  • Corrija qualquer erro de ortografia e gramática que você perceber
  • Informe diferenciais das receitas e detalhes sobre os ingredientes
  • Sinalize pratos recomendados para quem tem restrições alimentares
 

Vale até utilizar adjetivos que evidenciem os pontos fortes de cada item para ser mais persuasivo(a)! Se você quiser se aprofundar nesse tópico, confira outro artigo escrito por nossos especialistas só sobre como montar um cardápio digital para delivery sem errar.

5. Crie descontos e promoções

Um precinho especial ou um cupom de desconto para delivery podem ser o que falta para o cliente se convencer a pedir de você e não da concorrência. Faça as contas para não sair no prejuízo e planeje promoções como estas:

  • ofertas especiais em datas comemorativas;
  • cupom de desconto para primeira compra;
  • “pague 1, leve 2”;
  • combos para amigos, casais ou famílias;
  • cashback para a próxima compra;
  • “aniversariante paga menos e ganha mais”; e
  • “indique e ganhe”.
 

Defina bem a duração das promoções para não comprometer sua margem de lucro e usufrua dos gatilhos emocionais para captar a atenção da turma, despertando senso de urgência ou de escassez, ou seja, incentivando a compra antes que a oportunidade acabe, por exemplo.

6. Fidelize quem já é freguês

Tão importante quanto atrair novas pessoas é fidelizar clientes que compram no seu delivery e aumentar as vendas através de pedidos feitos por eles com mais frequência ou com um ticket médio maior.

Aliás, você sabia que manter um cliente ativo custa menos do que conquistar um novo? Aposte em maneiras de recompensar quem já pediu, manter essas pessoas engajadas e consolidar o vínculo delas com a sua marca.

Uma forma de estimular a compra frequente é o programa de fidelidade ao melhor estilo “a cada 10 pedidos, o próximo tem desconto ou brinde.”.

7. Garanta canais de pedidos eficientes

Quão fácil está para o cliente pedir no seu delivery? Certifique-se de que os canais que você tem para receber pedidos sejam completos, mas fáceis de usar, e de que, neles, o cliente encontrará todas as informações que precisa para não ficar com dúvidas no processo e sobre o processo.

No mais, marque presença nas redes sociais em que o seu público-alvo estiver, facilitando que os consumidores encontrem sua loja e peçam comida do jeito que tiverem mais afinidade. E não se esqueça de priorizar o delivery por WhatsApp!

Vale adotar um cardápio digital exclusivo para delivery, integrado ao seu sistema de pedidos e com um chatbot para ajudar no atendimento. Essa ferramenta vai otimizar o fluxo de recebimento dos pedidos e padronizar a experiência.

8. Mande bem na entrega

Pode estar tudo certo, mas, se a experiência na entrega for ruim, as vendas serão diretamente impactadas.

Quando o assunto é fome, muitos clientes priorizam a agilidade em relação ao preço, então, atente-se à sua logística de entrega para não deixar ninguém com a barriga roncando!

Estabeleça uma área do bairro ou da cidade para cobrir, considerando distâncias, tempo e custos das rotas, e experimente várias opções de envios para entender qual funciona melhor por aí.

Ah, outra boa prática é manter o cliente sempre atualizado sobre o status do pedido, tudo bem?

9. Acerte nas embalagens

Utilize embalagens eficientes para proteger devidamente os produtos no caminho rumo à entrega e para que cada receita chegue exatamente como você e o consumidor esperam.
Atenção: até a compra de recipientes e suportes precisa entrar no planejamento estratégico do seu delivery se você quiser vender mais!

10. Capacite seus entregadores

A padronização do atendimento vai até a entrega!

Se você tiver entregadores próprios, compre uniformes e peça para que eles estejam sempre identificados e mantenham o padrão de respeito e cordialidade quando chegam ao endereço do cliente. Caso vá contar com motoboys terceirizados, leia até as letras menores do documento de contratação deles para ter tudo combinado e não sair no prejuízo.

Informe sobre o modo de entrega com transparência a quem fizer cada pedido.

11. Facilite o pagamento

Assim como o uso de diferentes canais pode conquistar diferentes perfis de clientes, oferecer flexibilidade nos métodos de pagamento também contribui para que seu estabelecimento se torne acessível a mais consumidores.

Facilite o acerto da conta, aceitando cartões de crédito e débito, diferentes vales-refeição, dinheiro e Pix, pelo menos.

12. Monitore seu estoque

Avalie constantemente suas vendas e aprimore cada vez mais a sua gestão de estoque para obter insights sobre novas promoções, mudanças do cardápio em dias e horários de menor movimento ou mudar os itens à venda por outros mais procurados ou consumidos.

Aproveite também para decidir se dá para ampliar a sua capacidade de receber e organizar pedidos! Se ainda não, entenda o por quê.

13. Conheça sua concorrência

Mantenha-se atento(a) aos seus concorrentes para se certificar de que o seu delivery seja sempre aquele que oferece os melhores produtos e as condições mais convincentes para venda.

Analisar o mercado, de maneira geral, também ajudará você a se manter atualizado(a) sobre as tendências para delivery do momento, a identificar oportunidades e a aumentar o valor da sua marca, consequentemente, elevando suas vendas.

14. Entenda os desejos do seu público

E não se esqueça de olhar para dentro de casa, ou seja, analise os dados dos seus clientes reunidos nos seus relatórios do cardápio digital se possível, para traçar ações mais direcionadas e assertivas.

Em paralelo, colete feedbacks: ouvir o que os fregueses têm a dizer sobre seu negócio, seja por meio de pesquisas de satisfação (também feitas por uma solução de autoatendimento, de preferência!) ou por mensagens diretas vai ser importantíssimo para vender mais.

Aliás, se as avaliações estiverem negativas, procure compreender os motivos e revertê-los.

15. Faça um bom marketing

O velho jargão que diz que “a propaganda é a alma do negócio” nunca morre por algum motivo, portanto, apegue-se a ele: é preciso que as pessoas saibam que o seu delivery oferece e sejam convencidas todos os dias a comprar.

Além das divulgações por meio físico, como panfletos, placas e outdoors, o marketing para delivery aumentar as vendas acontece através de panfletos e do boca a boca, no offline, e muito através das redes sociais.

Anote iniciativas a serem tomadas!

  • Tenha uma presença sólida e constante nas plataformas digitais em que o seu consumidor está
  • Seja vendedor(a), mas não somente: publique conteúdos com informações, curiosidades e dicas, além dos produtos e das promoções
  • Incentive as interações
  • Mantenha seus perfis sempre atualizados
  • Crie uma página no Google Meu Negócio e adicione a ela o máximo de informações possível
  • Invista em tráfego pago para delivery, porém bem direcionado
  • Fique atento(a) a assuntos virais, memes e outros conteúdos que têm a ver com o seu negócio e podem engajar consumidores
  • Considere parcerias com influenciadores digitais que tenham as mesmas visões e os mesmo valores da sua marca
 

Aos pouquinhos, você pode fazer com que todas essas iniciativas se conectem às outras desta lista, permitindo que uma influencie na outra e ajude na sua gestão e na obtenção dos resultados desejados.

Conhecer seu público vai ajudar na personalização das embalagens, nas campanhas de marketing e até no atendimento. Já pensou?

Não existe uma receita perfeita, mas ponderar cada uma das sugestões trazidas até aqui pode lhe trazer o tempero perfeito para sua jornada de um delivery de sucesso. Aproveite!

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