Como organizar pedidos delivery: 7 dicas fundamentais

Como organizar pedidos delivery: 7 dicas fundamentais

É normal não saber exatamente como organizar pedidos do delivery, e o primeiro passo para começar está, justamente, em compreender que tudo pode ser feito de uma maneira simples, dinâmica e eficiente através da automatização, ou seja, do implemento de novas tecnologias para atender às suas necessidades e desburocratizar processos.

Os outros passos foram enumerados no decorrer deste artigo, então, depois de terminar a leitura, você e seu estabelecimento poderão dar adeus ao papel e à caneta!

Com os pedidos chegando em um sistema moderno cujas mensalidades caibam no seu bolso, vai ficar muito mais fácil visualizar, em tempo real, o andamento da produção, o tempo estimado para cada encomenda, o que precisa ser prioridade e onde dá para economizar tempo e dinheiro.

Quer ver só?

7 dicas de como organizar os pedidos dos clientes do delivery

A melhor forma de fazer a gestão dos pedidos de delivery é contar com um cardápio digital feito especificamente para esse modelo de negócios. Através da tecnologia, você reduz o tempo de produção, monitora tudo do começo ao fim e pode usar dados fornecidos pelo próprio sistema para tomar decisões importantes.

Veja mais detalhes e anote outras orientações fundamentais!

1. Planeje-se

Vá administrando suas entregas aos poucos até perceber o quanto é pouco e o quanto é muito em quantidade de pedidos enviados por dia ou por hora e, conforme fizer essa análise, planeje a sua oferta de um jeito que você consiga atender à demanda sem sufoco.

Definir a capacidade máxima de envios em um determinado período vai ser fundamental para seguir para as próximas etapas.

2. Escolha embalagens que ajudem na otimização e organização

Enquanto você faz o seu planejamento, pense sobre as embalagens: algumas podem atrapalhar na otimização das entregas e até na organização da montagem dos pedidos, enquanto outras podem ajudar muito!

Entenda se é melhor colocar todos os itens numa mesma embalagem e seguir uma espécie de “linha de produção” conforme você for atendendo cada demanda ou se a configuração da sua cozinha funciona melhor com mais de uma embalagem sendo preparada ao mesmo tempo, com itens diferentes de um mesmo pedido.

Estude também se uma sacola cabe melhor no espaço de armazenamento do entregador do que uma caixa ou vice-versa, sem deixar de considerar qual das duas faz o alimento chegar da melhor forma ao consumidor.

3. Filtre os pedidos e defina as prioridades

O volume da encomenda, a quantidade de alimento e o que está dentro da sacola também contam na sua organização, afinal, um delivery frio é ainda pior do que não receber nada! Mas não se preocupe: usando a tecnologia como aliada, por mais que a organização ainda caiba a você, vai ficar muito mais fácil fazer tudo acontecer.

Aqui está o exemplo de um restaurante que recebe dois pedidos simultâneos!

Pedido 1 – barca de sushi com 100 peças + 3 bebidas de 500 mL

Tempo de produção e entrega – 1 hora e 30 minutos

Pedido 2 – barca de sushi com 30 peças + 1 refrigerante

Tempo de produção e entrega – 40 minutos
 

Enquanto o entregador vai levá-lo, o primeiro pedido estará sendo preparado e, quando o entregador retornar ao restaurante, poderá sair rapidamente com a segunda entrega.

Resultado: todos os clientes satisfeitos e um(a) empreendedor(a) feliz, vendo as produções fluírem sem estresse e correria!

4. Trace bem as rotas 

Além de tudo, para organizar os pedidos, busque alternativas de melhora da logística de entrega no delivery também.

Isso significa ser estratégico(a) na hora de traçar rotas e definir qual encomenda será entregue primeiro, além de organizar bem os tempos – pensando nas condições climáticas, na quantidade de semáforos do ponto A ao ponto B, em quem será o entregador e se contará com alguém do próprio estabelecimento ou terceirizado etc.

Verifique se é possível, ainda:

  • criar rotas alternativas;
  • buscar desvios;
  • fazer várias entregas próximas umas das outras antes de pedir para que o entregador vá mais longe (sem deixar cair os índices de satisfação!);
  • priorizar viagens únicas, principalmente no caso de envios distantes.
 

Oriente o entregador ou os entregadores a colocarem a segurança e o cuidado no trânsito sempre em primeiro lugar e busque avaliar, de tempos em tempos, o que eles têm a dizer sobre a sua organização, afinal, eles estão na rua e podem ajudá-lo(a) a melhorar!

5. Automatize o atendimento por WhatsApp

Quando o consumidor entra em contato com você pelo WhatsApp, principalmente, pode apostar que ele quer ser atendido imediatamente, por isso, opte pelos recursos como o chatbot para WhatsApp Business para um relacionamento inicial com a freguesia do seu restaurante.

Apenas lembre-se de que os robôs guiam o cliente até uma certa etapa da jornada de compras e, depois, mesmo que só para a conclusão da conversa, você ou alguém responsável pelo atendimento vai precisar entrar em cena.

Com um cardápio para delivery, até essa etapa da organização fica mais fácil, porque o consumidor escolhe item por item, acrescenta observações se quiser e encaminha o pedido completo para o WhatsApp do restaurante.

Ele também pode fazer o pagamento auxiliado pela tecnologia e conta com múltiplos formatos para o acerto de contas – Pix, cartões, link etc. – depois, só precisa esperar e consumir!

6. Peça feedback dos usuários também 

Além de obter o feedback dos próprios entregadores, nada melhor do que usar as avaliações e os comentários dos seus clientes para saber quais pontos podem ser melhorados no processo. 

Dá para enviar uma pesquisa de satisfação pelo próprio WhatsApp ou orientá-los a fornecer a opinião através do seu cardápio digital para delivery, se você contar com o recurso.

7. Tenha um delivery próprio

É verdade que dá para contar com marketplaces de entregas, apesar de ter que pagar a eles taxas bastante altas a cada pedido vendido, mas, com uma plataforma própria de delivery, a gestão e organização dos pedidos acaba sendo mais descomplicada!

Um app de delivery grátis desenvolvido por quem entende do assunto vai ser fácil de usar e ajudá-lo(a) a concentrar vendas, pagamentos, tempo de envio e espera, locais de entregas e até avaliações de satisfação num mesmo lugar, reduzindo erros e agregando ao seu cotidiano todos os outros benefícios listados no próximo tópico.

Quais as vantagens de uma organização eficiente dos pedidos no delivery?

A redução dos erros é, de longe, o benefício mais notado por empreendedores que conseguem organizar os pedidos de seus restaurantes delivery de forma mais eficiente, na maioria das vezes, através da automatização.

Como consequência, os problemas nas entregas que acabariam doendo no bolso e prejudicando a reputação do estabelecimento também diminuem, e a instabilidade – até de humor dos envolvidos na operação! – gerada pelo controle manual do processo é eliminada ou, pelo menos, extremamente reduzida.

O aumento da satisfação do cliente, a otimização do trabalho da cozinha, a menor taxa de desperdício e o controle de devoluções são outras vantagens que merecem destaque, bem como o maior controle financeiro e produtivo do estabelecimento como um todo.

Ênfase, ainda, nos dados entregues em tempo real e na máxima transparência na relação entre o estabelecimento e os consumidores, facilitados pela tecnologia trabalhando a favor dos negócios e deixando visível, na palma da mão, o processo de A a Z.

Novamente: desde que essa tecnologia seja desenvolvida e oferecida por especialistas!

Como escolher um sistema de pedidos para delivery?

Para escolher o seu sistema de pedidos para delivery, você pode experimentar as soluções da Goomer para restaurantes! Isso depois de entender as necessidades do seu negócio para escolher aquela que melhor se adequa a ele.

Pondere fatores como custo-benefício, vantagens frente a concorrentes diretos e indiretos, comparativos de taxas em relação a marketplaces de entregas e recursos inseridos na ferramenta que tenham impacto na sua gestão e na organização dos envios.

Assim, você terá a ajuda que precisa para gerenciar os pedidos do delivery, enquanto reduz filas e tempo de espera, melhora o ticket médio e o faturamento e controla melhor os custos com equipe.

Deixe o bloquinho e a caneta de lado, aposente, junto com eles, a dor de cabeça e a confusão das entregas “sem controle”, saia na frente, desvie da concorrência e chegue a patamares novos de sucesso: conte com a Goomer nessa trajetória!

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