Chatbot para delivery: tenha seu próprio atendente virtual

O que é, quais as vantagens e como escolher chatbot para delivery: as respostas para essas perguntas estão neste artigo feito especialmente pra você. Leia tudo!

Por Redação Goomer 29 de Março de 2024 - Atualizado em 22 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Chatbot para delivery: tenha seu próprio atendente virtual

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Não é a primeira vez que você lê ou ouve falar sobre chatbot para delivery, mas ainda está difícil entender o que é essa ferramenta? Em inglês, chatbot é uma palavra originada de outras duas: chat (bate-papo) e bot (robô), então, fique à vontade para traduzir o termo, no português, para algo como “robô de atendimento”.

Agora, mais do que isso, é fundamental compreender por que o recurso tem tanta importância no funcionamento de um restaurante. 

Quer uma pequena degustação? Quem opta por implementá-lo nunca mais perde um pedido porque deixou de responder o WhatsApp... pelo menos é o que acontece com quem opta por implementar especificamente o robô de atendimento do cardápio para delivery desenvolvido pela Goomer! 

Leia mais detalhes a seguir.

O que é um chatbot ou robô de atendimento para delivery?

Especificamente no foodservice, um chatbot costuma ser aquele recurso que faz parte dos melhores cardápios digitais para WhatsApp e fica programado, pelos gestores dos restaurantes, para responderem a dúvidas frequentes, informarem horários de funcionamento, coletarem pedidos e atualizarem o status dos preparos e das entregas.

É um robô, mas não no sentido tão literal da palavra, principalmente porque é feito com inteligência artificial e não com latão e engrenagens. Ainda assim, como um verdadeiro atendente, ele executa toda a primeira etapa do atendimento por você e/ou recebe as encomendas dos clientes!

Depois, é ele quem confirma o envio de cada pedido à sua cozinha e, além de tudo, permite que os próprios consumidores acompanhem cada etapa do processo até receberem exatamente aquilo o que querem comer, no endereço que ficou registrado no aplicativo de mensagens mais famoso do Brasil e do mundo.

9 vantagens de usar chatbot no whatsapp do delivery

Contar com um cardápio digital que disponibilize o recurso significa estar 100% antenado(a) em relação às tendências do foodservice e investir em tanto aprimorar a experiência da freguesia quanto atender às novas necessidades e desejos de consumo deles.

Só que as vantagens da ferramenta da Goomer vão muito (muuuuuuuito!) além disso e da facilidade de fazer um pedido de comida. Dá uma olhada nos benefícios oferecidos por esse recurso, que vai vender tanto quanto o prato principal do seu menu!

  1. Redução de atritos entre os clientes e o restaurante
  2. Mais facilidade para o cliente na hora de pedir
  3. Solução rápida de dúvidas frequentes
  4. Acompanhamento do pedido de ponta a ponta
  5. Direcionamento direto para o link do cardápio
  6. Transmissão de informações claras sobre cálculo de taxa de entrega, horário de funcionamento e formas de pagamento
  7. Confirmação imediata de pedidos enviados
  8. Integração com o seu gestor de pedidos para obtenção de dados e monitoramento de resultados
  9. Liberdade para que você esteja sempre de olho em tudo e possibilidade de intervir na conversa imediatamente, a qualquer momento.

Seja para responder a um questionamento mais específico ou para ajudar com uma encomenda especial, por exemplo!

A ferramenta permite, ainda, que você personalize a mensagem de boas-vindas que vai chegar para o WhatsApp do cliente quando ele mandar um “oi”, respondendo de acordo com o tom de voz que você escolheu para a sua marca.

O resto, deixa com a Goomer! Inclusive, suas perguntas e respostas estarão predefinidas, fixadas e programadas assim que você implementar o seu cardápio digital com chatbot para WhatsApp.

Como escolher um sistema chatbot para delivery?

Uma vez que você conheça um pouco mais sobre o atendimento virtual feito através de um cardápio com chatbot para WhatsApp, ficará muito mais fácil compreender que a sua escolha do recurso precisa, acima de tudo, priorizar as necessidades do seu delivery e, principalmente, do seu público-alvo.

E, quanto melhor o custo-benefício, mais ela vai fazer sentido, sem dúvidas!

Pondere as alternativas, pense no médio e longo prazo e aposte em um recurso que não vá ficar ultrapassado nos próximos meses. Entenda que, melhor do que quantidade (de diferenciais e configurações, por exemplo) é a qualidade do atendimento do início ao fim.

Ficou curioso(a) sobre a Goomer depois de ler este artigo? O vídeo abaixo traz ainda mais explicações e, em seguida, você encontra um passo a passo completo para criar seu próprio atendente!

Vamos lá?

Criando o seu próprio chatbot para WhatsApp da Goomer em 8 passos

Faça parte das transformações do foodservice você também! Agora, você já sabe com quem contar em mais essa tarefa.

  1. Cadastre-se na Goomer, escolha o seu cardápio e acesse o seu espaço de gestão no site
  2. Busque pelo menu “Solução para delivery” e abra a aba “Atendente virtual”
  3. Baixe o atendente no seu computador e execute o programa
  4. Ao receber a mensagem de segurança da instalação, pode clicar em “Mais informações” e “Executar assim mesmo” com tranquilidade
  5. Espere a instalação acontecer
  6. Faça seu login na solução e dê início ao trabalho do chatbot
  7. Configure o atendente virtual também no seu painel da plataforma

Aí, vai ser só esperar o WhatsApp abrir automaticamente em uma guia anônima do seu computador e começar a usar.

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