Criar um planejamento estratégico para delivery é mandatório para chegar ao máximo sucesso de vendas. Para montar o seu, liste as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, estabeleça objetivos e metas claras e trace um plano de ação para alcançá-los.
As entregas ganharam ainda mais força com a pandemia e, depois disso, se consolidaram de vez, então, quem está ou quer entrar no mercado precisa se “virar nos 30” para se destacar. Isso significa, basicamente, planejar muito bem cada passo e ter máxima organização dos processos desde o dia um.
O planejamento estratégico adequado vai ajudar e levar você aonde quer chegar, sem pisar em ovos durante o trajeto. Aprenda mais neste artigo!
O que é um planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é um processo que identifica todas as ações que uma empresa deve tomar para alcançar suas metas e objetivos. Para deliveries, ele pode ser considerado um guia, seguido pelos empreendedores que querem levar seus negócios à melhor versão e, finalmente, ficar entre os melhores players do mercado.
Esse guia coloca toda a equipe do restaurante na mesma página e ajuda a alinhar expectativas importantes para o trabalho cotidiano, afinal, ele deixa claro que, depois de delimitada a linha de chegada, vai ser preciso pensar em conjunto sobre como chegar até ela.
É assim que todo o empenho e os recursos do seu delivery, bem como as ações de marketing, por exemplo, ganham uma mesma direção e se somam às estratégias e iniciativas táticas e operacionais, embora elas pertençam a outros planejamentos.
Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional?
O planejamento estratégico vai determinar a direção geral do seu delivery, o planejamento tático do restaurante será pensado para definir os planos para a equipe seguir em cada área específica do negócio e o operacional serve para os gestores, principalmente, decidirem quais ações realizar a curto prazo para tirar as demais do papel.
Os três tipos de planejamento se complementam, embora seja o estratégico o responsável por orquestrar todos eles.
7 benefícios de um bom planejamento estratégico para delivery
Tá afim de dar uma turbinada na motivação e produtividade da sua equipe, trabalhar com mais foco e tomar as melhores decisões para fazer o seu delivery decolar? O planejamento estratégico pode ser o segredo na hora de alinhar suas ações aos seus objetivos, não é à toa que ele é tão importante.
- Fica clara a motivação para atingir o patamar desejado das entregas (quantidade e qualidade)
- Aumenta a produtividade, por conta do melhor alinhamento de expectativas
- A priorização de tarefas se torna uma realidade
- As metas e os objetivos mais importantes e/ou urgentes vêm em primeiro lugar
- O trabalho acontece com foco 100% nos objetivos, e as distrações são eliminadas
- Você toma decisões mais assertivas
- Dá para realocar recursos com muito mais tranquilidade
E o redirecionamento do tempo e do dinheiro podem ir para qualquer atividade que seja realmente estratégica para o estabelecimento em determinado momento: marketing de influência, novas e melhores embalagens, implementação de cardápio digital exclusivo para delivery, por exemplo.
A seguir, saiba transformar cada benefício em realidade!
Como fazer um planejamento estratégico para delivery em 10 passos
Para ter um planejamento estratégico que dê certo, faça um diagnóstico dos pontos fortes e fracos do delivery, conheça seu público, estude o comportamento do mercado, estabeleça objetivos e metas e pense em cada ação.
1. Faça um diagnóstico do seu delivery
Nada pode ser feito sem que você analise o momento atual do seu delivery e observe, de forma ampla e detalhada, quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Para isso, tenha a análise SWOT – ou FOFA, como é chamada no Brasil – como sua aliada. Ela é uma estratégia simples e acessível que consiste em identificar, como a sigla já diz, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.
- Forças (Strengths): são as vantagens que diferenciam você do seu concorrente, características internas que destacam sua empresa.
- Fraquezas (Weaknesses): são as desvantagens internas que o delivery apresenta e que colocam o concorrente à frente.
- Oportunidades (Opportunities): são os movimentos, internos ou externos, que podem potencializar sua empresa.
- Ameaças (Threats): são todos os elementos negativos que podem colocar o seu delivery em risco e diminuir sua competitividade.
Veja um exemplo!
Exemplo de análise SWOT para delivery | |
Forças (Strengths) | Fraquezas (Weaknesses) |
Pratos de alta qualidade Taxa de entrega acessível Tem uma média constante de pedidos Tem um bom relacionamento com o público | Ainda não possui um nicho de mercado bem estabelecido Atraso frequente nas entregas Estratégias de marketing com alcance baixo O cardápio para WhatsApp ainda é um PDF Demora no atendimento de clientes via WhatsApp |
Oportunidades (Opportunities) | Ameaças (Threats) |
Promoções e campanhas em datas comemorativas Programa de fidelidade Presença ativa nas redes sociais Implementação de um cardápio digital para delivery para agilizar os pedidos | Concorrência saindo na frente e investindo em tecnologia para delivery Vendas informais Crise econômica Clientes insatisfeitos com demora para pedir e atrasos na entrega Concorrência que oferece um serviço semelhante e de uma forma mais rápida |
Saiba que as fraquezas e ameaças de um delivery são os pontos de maior atenção, e devem ser minimizados ou evitados a todo custo, enquanto as forças e oportunidades precisam ser reforçadas.
2. Conheça seu público-alvo
O público-alvo do delivery é a razão por trás de todos os seus esforços e, se você colocá-lo no centro das atenções, vai ser difícil o seu negócio não dar certo. Para conhecê-lo, leve em conta os seguintes pontos:
- quem costuma pedir no seu delivery;
- em que região moram esses possíveis consumidores;
- qual a idade, gênero e classe social da maioria deles;
- quais os valores, preferências e prioridades; e
- o que essas pessoas buscam quando pedem delivery.
Só assim você consegue entregar um serviço personalizado, se posicionar da forma certa para chamar e atrair a atenção de seus clientes e alcançar todos os seus objetivos estratégicos.
3. Estude o comportamento do mercado
Não existe planejamento sem análise de mercado, por isso, esteja sempre de olho nas tendências gastronômicas e comerciais, monitore notícias sobre o crescimento do delivery no Brasil e se informe em relação às tecnologias disponíveis no setor para saber se há novos sistemas ou softwares que possam facilitar e otimizar os processos internos.
Seja também cliente de outros restaurantes e analise a concorrência fazendo seus pedidos. Sempre que possível, dê uma navegada até pelas tendências do mercado internacional.
4. Estabeleça objetivos e metas estratégicas
Depois de conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio, descobrir qual é o perfil do seu público-alvo e estudar o mercado de delivery da sua região e do mundo, você estará pronto(a) para definir seus objetivos e as metas estratégicas para alcançá-los.
Lembre-se apenas de que eles devem ser realistas e possíveis de conquistar aos poucos, é claro!
Para não correr o risco de dar um passo em falso ou tomar decisões precipitadas, divida seus objetivos e metas entre curto, médio e longo prazos. Cumpri-los vai trazer uma sensação de progresso e deixar seu planejamento estratégico mais organizado.
5. Monte um plano de ação
Use a metodologia 5W2H para fazer um plano de ação para o delivery com máxima objetividade e evitar confusão desnecessária. No inglês, a sigla trata de cinco perguntas começando com “W” e outras duas com “H”:
- What/O quê? – O que vai ser feito em cada etapa do planejamento estratégico?
- Why/Por quê? – Por que fazer isso?
- Where/Onde? – Onde essa ação vai ser desempenhada?
- When/Quando? – Quais as datas de início e de término de cada ação?
- Who/Quem? – Quem é o responsável por cada tarefa?
- How/Como? – Como vai ser executada e quais os recursos necessários para que essa ação aconteça?
- How much/Quanto? – Quanto vai custar?
É a resposta para esses questionamentos que vão orientar o seu plano de ação.
6. Faça um planejamento financeiro detalhado
“How much” é a última pergunta da metodologia 5W2H aplicada ao seu plano de ação, e, não por acaso, merece uma sessão inteira reservada só para ela! Saber quanto vai custar cada ação pensada para o delivery e fazer um planejamento financeiro para arcar com suas decisões são etapas indispensáveis.
Anote os valores de tudo (tudo mesmo!), detalhe-os numa planilha e, em cima deles, precifique o seu cardápio e faça sua projeção de lucros. Aí, é só colocar tudo em prática e usar métricas para avaliar os resultados e retornos.
7. Avalie se cada ação está funcionando
Depois de iniciar a execução do seu planejamento, você precisa acompanhar os resultados de suas estratégias numericamente para ter certeza de que seu delivery está caminhando em direção aos seus objetivos e não para o lado oposto.
Use métricas como o ticket médio, o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e até o engajamento nas redes.
8. Revise seu planejamento periodicamente
Periodicamente ou quando necessário, volte no seu planejamento estratégico e reavalie suas ações e resultados para ter certeza de que eles ainda estão de acordo com seus planos. Aqui, é preciso lembrar que você não tem nenhum compromisso com o passado e, se precisar, pode recalcular a rota e recomeçar.
Tenha jogo de cintura para fazer esse exercício e saiba que algumas metas podem perder sentido com as mudanças frequentes que acometem o mercado e impactam o comportamento do consumidor.
9. Invista em marketing digital
Você provavelmente já entendeu, através de outros pontos deste artigo, que marketing e planejamento estratégico têm tudo a ver.
Hoje em dia, as redes sociais são as maiores vitrines de um delivery e disso não dá para fugir, então, dedique-se à criação de conteúdo na internet para popularizar seu empreendimento. É dentro do digital que você aproxima sua empresa do público-alvo e permite que interações e compartilhamentos aconteçam.
Um bom plano de marketing online vai ajudar a identificar abordagens dentro das redes que terão máxima eficiência. Até e-mails marketing para delivery têm eficácia comprovada quando escritos e enviados seguindo alguns critérios!
10. Tenha a tecnologia como aliada
Para alçar voos mais altos e, de quebra, encantar seus clientes e fazer valer todo o seu esforço, coloque o planejamento estratégico em prática através da implementação de tecnologias de autoatendimento. Cardápios digitais desenvolvidos pelos maiores especialistas do mercado são uma excelente alternativa, inclusive para aumentar o seu ticket médio!
Tê-los pode ajudar, inclusive, com a criação de cupons de desconto para o delivery, o atendimento imediato de quem manda mensagem no WhatsApp e o levantamento de dados importantes para as próximas tomadas de decisões.
Sem contar que, uma vez que você implementa a tecnologia por aí, nunca mais vai precisar pagar as taxas abusivas dos marketplaces!
A gente acha que tá tudo pronto para o seu sucesso. E você?
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