Tenha o seu próprio programa de fidelidade delivery

Um programa de fidelidade no delivery é mais do que uma forma de reter clientes: é um jeito de fazê-los pedir mais! Veja outras vantagens do recurso e como montar o seu neste artigo.

Por Redação Goomer 01 de Março de 2024 - Atualizado em 17 de Junho de 2024 6 min. de leitura
Tenha o seu próprio programa de fidelidade delivery

Um programa de fidelidade no delivery ajuda o restaurante a aproximar os clientes que já fazem pedidos e, ao mesmo tempo, a conquistar novos consumidores. Ao mesmo tempo, pode ser usado como tema para publicações nas redes sociais e impactar, de forma positiva, na divulgação boca a boca.

Muitos restaurantes que atendem a freguesia fisicamente, mesmo sem fazer entregas, possuem e utilizam esse recurso, mas nem todos os empreendedores do ramo sabem o quão relevante e rentável ele pode ser quando feito do jeitinho certo!

Descubra detalhes agora mesmo, neste artigo, e veja as vendas decolarem por aí.

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma estratégia de marketing utilizada por empresas de todos os setores para incentivar a repetição de compras, o aumento da frequência de consumo de quem já é fiel, a própria lealdade dos clientes e a atração de novos interessados na marca.

Geralmente, essa estratégia recompensa os consumidores que atingirem uma quantidade específica de negócios fechados em um mesmo estabelecimento e, no caso do delivery, pode recompensar aqueles que comprarem mais em determinado espaço de tempo, por exemplo.

Os programas de fidelidade têm como objetivo principal criar um vínculo emocional entre a empresa e o cliente, evitando que parte do público-alvo migre para a concorrência, e podem ser físicos ou digitais.

O cartão fidelidade de restaurante, que dá a uma mesma pessoa uma refeição, bebida ou sobremesa grátis após “X” compras realizadas, é um exemplo da primeira opção. Programas de fidelidade disponibilizados por desenvolvedores de cardápios inteligentes para delivery exemplificam a segunda alternativa.

Independentemente do formato escolhido, quando bem-sucedido, o modelo pode ser uma poderosa ferramenta para impulsionar o crescimento do negócio, aumentar a retenção de clientes e promover divulgação positiva, além de trazer diversas outras vantagens para bares e restaurantes que você confere no próximo tópico.

Quais as vantagens de ter um programa de fidelidade para restaurante?

Aqui está uma lista dos principais benefícios de um programa de fidelidade bem planejado para restaurantes – inclusive delivery!

  • Aumenta a retenção de clientes, incentivando mais pedidos de quem já provou seus produtos
  • Incrementa as vendas tanto em termos de frequência quanto em quantidade e valor
  • Melhora a reputação, deixando uma percepção mais positiva da marca entre o público-alvo
  • Amplia o marketing boca a boca e as indicações
  • Ajuda na promoção dos produtos 
  • Reduz as chances de os clientes migrarem para a concorrência
  • Movimenta dias mais fracos
  • Ajuda na conquista de novos clientes também
 

Agora, que tal descobrir as etapas imprescindíveis para criar um programa de fidelidade do zero?

Como criar um bom programa de fidelidade para restaurante em 4 passos

Definir um objetivo, determinar o valor da recompensa e a forma como ela será entregue, divulgar a novidade através do marketing online e offline e escolher a plataforma certa caso você opte pela estratégia em sua versão digital são os passos essenciais para a criação de um programa de fidelidade para restaurantes no delivery.

Entenda melhor como cada etapa funciona!

1. Defina o objetivo

Seja para conquistar novos clientes ou fidelizar os que você já tem, definir um objetivo é o primeiro passo para criar um programa de fidelidade para delivery. Tendo essa definição, você conseguirá pensar melhor em qual será a recompensa ideal, como ela será entregue e até de que forma divulgá-la.

2. Determine a recompensa 

Faça os cálculos necessários para você não sair no prejuízo e também não oferecer um prêmio “sem graça” para os seus fregueses. Em seguida, determine a recompensa e como ela será paga!

Os clientes só vão querer participar do seu programa de fidelidade se virem vantagens no prêmio que vão receber após os vários pedidos que terão que fazer. Você pode apostar em uma refeição ou produto grátis, brindes personalizados, alguma porcentagem de desconto ou até em um jantar exclusivo para duas pessoas: tudo vai depender do objetivo definido na etapa anterior e da disponibilidade financeira também.

3. Divulgue o programa

Não adianta colocar esforços em um programa mega elaborado se as pessoas não sabem que ele existe, por isso, trace uma estratégia de divulgação em paralelo à estratégia de fidelização e não esqueça de divulgar a novidade para os clientes pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Dica extra: se você optar pela fidelização em sua versão digital, nada melhor do que escolher uma plataforma inteligente que ajude na hora da divulgação!

4. Escolha a plataforma certa 

A escolha da plataforma certa vai ser extremamente importante para o sucesso da estratégia e para a saúde do seu bolso, então, a sugestão para quem quer apostar no formato digital de um programa específico para o delivery é contar com um app de programa de fidelidade de restaurante

Gostou? Dá uma olhada em como é fácil usar o recurso.

Como funciona o programa de fidelidade da Goomer?

Com o programa de fidelidade da Goomer, os clientes do seu restaurante podem acumular pontos ao juntarem uma quantidade específica de pedidos realizados. O número mínimo pode ser definido por você, diretamente na plataforma.

Para configurar o programa de fidelidade no painel da Goomer, basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o site da Goomer e faça seu login ou cadastro.
  2. No menu CRM, acesse a aba “Programa de Fidelidade”.
  3. Selecione a quantidade de pedidos que seus clientes precisam fazer para pontuar no programa.
  4. Defina o tempo que os consumidores terão para completar essa quantidade de pedidos.
  5. Estabeleça um valor mínimo para que o pedido seja válido.
  6. Defina qual será o valor do desconto que os clientes receberão ao completarem o programa de fidelidade.
  7. Faça uma pequena descrição do programa para que todos possam entender o seu funcionamento.
  8. Clique em “Salvar” e pronto! Seus clientes já podem fazer compras e participar do seu programa de fidelidade!
 

Depois disso, você pode compartilhar a novidade pelo WhatsApp, nas redes sociais do seu restaurante ou até mesmo em um recadinho na embalagem que comporta os pedidos.

Torne-se parte da família Goomer hoje mesmo e experimente. É só acessar o site e cadastrar seu restaurante para você aproveitar a mão na roda que é ter uma plataforma de cardápio delivery amigável e fácil de usar.

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