
Vender marmitex dá dinheiro no delivery e take-away, e você pode começar a fazer isso com um baixo investimento, até para não precisar esperar muito tempo pelo ROI: preze pela qualidade da comida se quiser fidelizar clientes e lucrar sem esforço e escolha as embalagens com carinho.
Tudo bem preparar as refeições na sua própria cozinha, desde que os processos e equipamentos estejam adequados às normas da Vigilância Sanitária – isso reduz bastante o custo inicial e os riscos financeiros.
E não se esqueça da divulgação caprichosa, principalmente no bairro e nas redes sociais!
Mire suas vendas em quem quer praticidade, comida caseira e preço justo.
Pra completar, estude as várias alternativas de entrega dos produtos, comparando, por exemplo, marketplaces vs. cardápios digitais, e escolha a melhor para você e para o seu cliente.
Certifique-se de fazer diferente (e melhor!) do que a concorrência, afinal,a demanda por refeições prontas, gostosas e acessíveis só cresce.
Delivery de marmitex dá lucro? Eis a questão
Sim, o delivery de marmitex é uma das opções mais rentáveis do setor de alimentação, principalmente porque não depende de investimentos muito altos para acontecer.
As marmitas são amplamente pedidas no horário do almoço ao redor do Brasil, então, existe uma demanda diária por esse tipo de refeição, principalmente de 2ª à 6ª.
Com um bom controle de custos e muita organização tanto financeira quanto de estoque e das entregas, você consegue margens de lucro girando entre 30% e 50% na venda de quentinhas! Acredite.
Exemplo de cálculo de lucro da venda de marmitex
Considere um empreendedor fictício que comercialize marmitas por encomenda a R$ 20 e gasta R$ 12 para produzi-las (ingredientes, embalagens, gás, luz etc.) + R$ 2 a cada entrega.
Se, a cada venda, ele coloca R$ 6 no bolso e se esse empreendedor entregar 20 marmitas por dia e trabalhar apenas nos dias úteis da semana, sua lucratividade ficará em:
- Por dia – 20 x R$ 60 = R$ 120
- Por semana – R$ 120 x 5 dias = R$ 600
- Por mês – R$ 600 x 4 semanas = R$ 2.400
A decisão sobre manter o valor e o período de vendas ou ajustar um ou outro ponto, senão os dois, para colocar mais dinheiro no bolso, vai depender do tempo e do esforço desse empreendedor, da cidade em que ele está e de outras despesas, como as que ele pode ter com funcionários e marketing.
Ainda, o vendedor de marmitex pode manter tudo exatamente como está, mas aumentar as vendas para 30 marmitas por dia, elevando o lucro proporcionalmente, sem aumentar nenhum custo fixo.
O lucro mensal de R$ 2.400 que essa pessoa tem com venda de quentinhas é modesto num panorama geral do foodservice brasileiro, considerando tempo de trabalho, esforço diário e risco do negócio.
Mas o ideal é que esse valor equivalha a, pelo menos, 3 a 5 salários mínimos atuais, ou seja, varie de R$ 4.500 a R$ 7.500 ao mês.
Como começar um delivery de marmitex já focado no lucro? 11 missões a cumprir
Para arrasar nas vendas, comece a sua empreitada definindo exatamente quem serão os compradores, quantas marmitas você vai conseguir produzir por dia e quantas precisará vender, no mínimo, para conseguir um equilíbrio.
Antecipe-se também em relação ao progresso e coloque metas para si mesmo(a) no curto, médio e longo prazo: adiante está a explicação detalhada.
1. Defina seu público-alvo
O público-alvo das suas vendas é composto por qual perfil de consumidores? E busca opções econômicas para o dia a dia, saudáveis, específicas para dietas restritivas..?
Onde moram ou trabalham essas pessoas? Quanto elas estão dispostas a pagar por uma refeição como a sua? O que elas valorizam ao pedir e comer?
As respostas dessas perguntas vão guiar seus próximos passos.
2. Faça um planejamento realista e focado na margem de lucro
Já sabendo quem compra, em quais contextos, dias e horários mais podem acontecer as vendas de quentinhas e o que oferecer para se diferenciar, defina seu número de produções diárias e o ponto de equilíbrio entre produção e vendas para você não investir tempo e dinheiro em vão.
Nada de comercializar menos marmitas do que a quantidade suficiente para cobrir seus custos!
Ou, se for o caso no início, nada de gastar demais nas produções e, no fim das contas, acabar tendo que cobrar menos do que deveria para conseguir vender.
Precifique os seus produtos de forma justa para o consumidor e lucrativa para você.
3. Calcule os preços das quentinhas corretamente
Para definir o valor ideal de cada marmita, liste todos os custos envolvidos na produção, mesmo aqueles que parecem pequenos, e considere também outras despesas fixas e variáveis.
Aqui está uma lista de R$ obrigatórios no cálculo:
- Aluguel
- Energia elétrica
- Internet
- Marketing
- Ingredientes
- Gás de cozinha
- Embalagens
- Produtos de limpeza
- Utensílios e equipamentos
- Taxas para a entrega
- Implementação de tecnologias
Some todos os valores e divida o total pelo número de marmitas que você pretende vender no período considerado no seu planejamento.
Você vai encontrar o seu custo esperado de produção e, em cima dele, basta adicionar a margem desejada de lucro para encontrar o preço final de venda.
Obs.: até as suas metas como empreendedor(a) serão traçadas em cima disso!
4. Crie metas de crescimento razoáveis
Decida aonde você quer chegar nos próximos meses e anos para conseguir identificar oportunidades de redução de custos e planejar o aumento de vendas de forma mais assertiva. Mas seja razoável!
São ideias de metas a curto, médio e longo prazos:
1 a 3 meses
- Padronizar as receitas
- Firmar contratos melhores com fornecedores
- Melhorar o uso do WhatsApp Business
- Contratar um cardápio digital para delivery
- Garantir margem de lucro de 35% (média ideal: 30% a 50%)
- Reduzir custos de insumos em 10%
3 a 6 meses
- Subir de 30 para 45 marmitas vendidas por dia
- Revisar o cardápio a partir de dados concretos
- Eliminar itens poucos vendidos do menu
- Criar dois novos combos especiais e analisar comportamento das vendas
- Aumentar o preço de 1 carro-chefe para testar a aceitação de margens maiores
- Alcançar um lucro líquido mensal equivalente a 3 salários mínimos
6 a 12 meses
- Integrar cardápio digital a sistema de gestão
- Melhorar controle de estoque e minimizar desperdícios
- Usar o Entrega Sob Demanda do iFood em dias mais movimentados
- Vender 70-80 marmitas todos os dias
- Alcançar lucro de 5 salários mínimos ou mais por mês
5. Organize o espaço de produção e adeque-se à Anvisa
Ainda, mesmo que seu delivery comece em casa, é fundamental que a cozinha esteja adaptada para a produção de alimentos e que existam utensílios separados exclusivamente para o seu trabalho, máxima limpeza e organização e adequação às boas práticas de segurança alimentar.
Aproveite e crie uma rotina e um checklist de limpeza diários.
Pesquise sobre boas práticas de manipulação e armazenagem de alimentos: não dá pra pensar em começar sem amplo conhecimento sobre isso!
6. Regularize a empresa
Registre-se como Microempreendedor Individual (MEI) e informe-se sobre emissão de Notas Fiscais e pagamento de impostos, legalizando sua atividade como “fornecedor de alimentos preparados para consumo domiciliar”.
Verifique, à prefeitura da sua cidade se há necessidade de obtenção de alguma licença ou de alvarás sanitários e laudos da Vigilância Sanitária para operar. Providencia tudo o que for necessário.
Ter seu negócio regularizado não só evita problemas legais e multas, mas também transmite confiança aos clientes.
7. Crie vínculos com bons fornecedores
Na correria do dia a dia, ninguém quer lidar com imprevistos que poderiam ser evitados, certo? Por isso, faça uma pesquisa de campo para escolher seus fornecedores, pedindo ingredientes daqui e dali para experimentar.
Dê preferência àqueles que oferecem produtos de qualidade, preços justos e, principalmente, que são comprometidos com a entrega caprichosa e nos prazos combinados.
Verifique se algum deles topa conceder condições especiais, como descontos progressivos para compras maiores, entrega mais rápida em emergências ou prioridade em produtos sazonais.
Isso ajuda a criar um vínculo sólido e confiável.
E não dependa nunca de apenas um fornecedor: ter pelo menos duas opções de pessoas físicas ou jurídicas que sejam certificadas para comercializar proteínas, legumes, vegetais, bebidas etc. é essencial para a proteção da sua operação.
8. Defina o cardápio inicial
Finalmente, monte o cardápio das primeiras semanas de vendas, alinhando o perfil do público à sua estrutura física e capacidade de preparo e até às metas previamente estabelecidas.
Para vendas lucrativas de marmitex, você não vai precisar mais do que:
- 4 a 6 opções diferentes de produtos
que podem ser vendidos combinados nas quentinhas - 2 a 3 opções de bebidas
refrigerantes 500mL e maiores, sucos naturais e/ou águas - 1 a 2 opções de sobremesas simples
pudim ou mousse caem super bem no fim da refeição
E não se esqueça das combinações de marmita + bebida ou marmita + sobremesa + bebida, oferecendo custo-benefício interessante para o freguês!
9. Invista em boas embalagens
Lembre-se de que a embalagem do delivery ou take-away não serve só para o alimento ser transportado de um ponto a outro, mas para preservar sua qualidade, sua temperatura, suas texturas e até seu aroma!
Ela também comunica a preocupação que você tem com a experiência do consumidor e, é claro, diz muito sobre a personalidade e a identidade da sua marca.
Sabendo disso, opte por recipientes resistentes, com tampa segura, e personalize cada item, mesmo que de forma simples, com carimbos ou mensagens carinhosas.
10. Planeje a logística de entrega
Com tudo encaminhando, vai faltar você pensar especificamente no trabalho dos motoboys – e em como organizar sua logística de delivery e se relacionar com esses colaboradores para conseguir uma produção organizada somada a envios ágeis, mas cuidadosos.
Até dá para começar as vendas entregando por conta própria, só que será essencial um planejamento de rotas feito com antecedência e um controle de tempo entre saída e entrega para não comprometer a qualidade da comida.
Outras alternativas são usar aplicativos ou, como você conferiu lá na listinha de metas, criar um cardápio digital que se conecte a motoboys do iFood, por exemplo.
Qual escolher?
Bom, enquanto os apps dão mais visibilidade para o seu negócio, eles exigem o pagamento de taxas altas por produtos; os cardápios digitais, por sua vez, podem sair até de graça e não têm taxas, mas caberá a você divulgar o link exclusivo de acesso ao menu para os clientes.
Pondere o que vale a pena para vender suas marmitas!
11. Antes de começar de vez, faça um teste piloto
Então, produza e entregue para amigos, vizinhos ou colegas de trabalho e colete o máximo possível de feedbacks sobre atendimento, comida, envio, posicionamento da sua marca etc.
Isso ajuda a calibrar custos, tempo de produção e logística, garantindo que os números do seu planejamento – feito láááá em cima – sejam realistas.
Aí comece a vender!
“Comecei, e já quero mais! Como vender muito marmitex no delivery?”
Você está no caminho certo para o sucesso e a lucratividade e tendo pensado em toda a sua operação com carinho, aos poucos, vai perceber que terá mais tempo disponível para agir em outras frentes, como:
- Melhorias na apresentação visual das entregas
- Automação do atendimento com chatbot para delivery (WhatsApp)
- Construção da presença digital da sua marca
- Captura de fotos e gravação de vídeos para as redes sociais
- Criação de um programa de fidelidade virtual
- Testes de novas promoções e de novos combos
- Planejamento de opções sazonais e comemorativas
- Envio de brindes e mimos
- Atualizações constantes do Google Business
- Respostas às avaliações dos clientes
Você tem os dados e as dicas que precisa para arrasar! Boa jornada!
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