
A análise de concorrência de restaurantes delivery pode envolver uma observação dos cardápios e de itens que aparecem em destaque, de promoções (o que vendem e em quais dias e horários acontecem), de diferenciais tanto no menu quanto no serviço e no atendimento etc.
Ainda, quem quer estudar a concorrência em detalhes, deve observar os canais em que ela marca presença: marketplaces/aplicativos e redes sociais, por exemplo, dizem muito sobre como acontece a interação das marcas com os clientes e ajudam num direcionamento melhor de esforços.
São várias as estratégias para mapear concorrentes de delivery, e este artigo reúne aquelas que você precisa conhecer sem demora!
1. Fazer um mapeamento completo
O começo da sua análise de concorrência depende de mapeamento – é meio óbvio, mas precisávamos fazer esse registro, certo? Busque identificar marcas que vendem delivery:
- Na mesma região
- No mesmo marketplace
- Nos mesmos horários
- Com precificação mais ou menos parecida
- Para um público-alvo igual ou similar
- Com a mesma proposta gastronômica
- Etc.
Ou seja, descubra quais outros restaurantes aparecem junto do seu quando o consumidor abre o celular para pedir comida.
Depois, parta para a identificação de outros concorrentes: restaurantes com outra proposta, fast foods (mesmo que você não trabalhe dessa forma), estabelecimentos que praticam preços tanto mais altos quanto mais baixos e assim por diante.
Anote tudo!
2. Entender os canais de vendas
Como os canais de venda e/ou divulgação de delivery são palco para os restaurantes serem vistos pelos consumidores, observá-los deve fazer parte da sua pesquisa de mercado.
Entenda que cada canal tem dinâmicas próprias, entenda que o público-alvo pode não estar presente em todos os que você conhece e comece a investigação, Sherlock!
Nos marketplaces, você vai encontrar comparativos importantes. Nas redes sociais, você vai entender o que a marca faz para se aproximar da galera e manter o relacionamento saudável com os clientes e assim por diante.
“Agora, o que fazer quando um restaurante faz delivery por conta própria, via WhatsApp ou telefone?”. Ué, monitorá-lo da mesma forma! Observe preços, horários, cardápio, promoções e atendimento, e use essas informações para entender como a disputa de clientes acontece em outros palcos.
3. Estudar os cardápios
Seja olhando os cardápios digitais dos deliveries concorrentes ou explorando as opções de vendas desses restaurantes em marketplaces, também vai caber a você entender:
- Como os pratos são apresentados (fotos, descrições, títulos)
- A ordem em que os itens aparecem no menu
- As diferentes categorias usadas para separar os produtos
- Como são os preços para fazer comparações
- Ofertas de combos especiais e outras promoções
- Vendas de adicionais e complementos
E repare nos métodos de pagamento disponíveis, afinal, muitos clientes escolhem onde pedir não só pelo preço, mas por poderem acertar a conta via Pix ou com vale-refeição ou cartão de crédito.
Estudando tudo isso, provavelmente, você vai identificar padrões que pode reproduzir por aí!
4. Comparar taxas, raio de atendimento e tempo de entrega
Ainda, a taxa de entrega (ou a ausência dela) e o tempo do envio do pedido podem ser fatores decisivos para um delivery ultrapassar a concorrência, mas oferecer condições melhores do que a de outros restaurantes não pode pesar no seu caixa ou no seu bolso, tudo bem?
Analise com tanta atenção quanto aos outros fatores anteriores:
Taxa de entrega
- Qual a média de taxa de entrega praticada pela concorrência?
- O valor muda conforme a distância ou o tamanho do pedido?
- Há cobrança de taxa maior em horários de pico?
- Quem oferece entrega grátis? Quando?
- Fica instituído um valor mínimo de pedido (seja para a entrega como um todo ou para o consumidor ganhar o benefício do frete zero)?
Raio de entrega
- Quão longe vão as entregas de cada concorrente?
- A comida do cardápio pode viajar mais sem perder a qualidade?
- Existem regiões estratégicas que ficam de fora da cobertura? Se sim, será que vale a pena você mirar nessas regiões para ocupar um espaço ainda desocupado?
Tempo de entrega
- É maior quando o restaurante vende pratos mais elaborados?
- Muda de acordo com o período do dia ou o dia da semana?
- É comunicado com clareza ou há informação de um intervalo muito grande?
A partir dessas respostas, dedique-se ao planejamento das rotas dos seus motoboys, à organização da produção e à gestão dos pedidos.
Depois, você pode conferir outro artigo aqui do blog que fala, especificamente, sobre como reduzir tempo de entrega no delivery, mas, antes disso, provavelmente terá chegado a hora de fazer um pedido em cada concorrente.
Nada melhor do que se colocar no lugar do consumidor para enxergar tudo de forma mais ampla, certo?
5. Pedir e analisar a qualidade
Outra dica óbvia, mas importante, o ato de fazer um pedido no concorrente para estudá-lo de pertinho traz reflexões que você talvez nem imagine!
Escolha pratos que aparecem em destaque, itens promocionais, um produto de cada categoria, destaque anunciados nas redes sociais etc. E, colocando-se no lugar do cliente, analise:
- Correspondência ao tempo de entrega prometido
- Cordialidade do entregador
- Qualidade da refeição
- Qualidade e resistência da embalagem
Ainda, sua investigação pode lhe fazer perceber pequenos detalhes que representam grandes diferenciais, como bilhetinhos de agradecimento, personalizações, cupons para o próximo pedido ou a inclusão de brindes ou degustações.
Se você perceber que os concorrentes oferecem esse tipo de encantamento, pode pensar em alternativas criativas e viáveis para também surpreender seus clientes, mas de um jeito que combine com sua marca e com a experiência que deseja oferecer.
6. Acompanhar as avaliações dos clientes
No mais, antes ou depois de pedir e comer a comida da concorrência, você precisa tirar um tempo para ler as avaliações deixadas pela clientela – e até os comentários nas redes sociais.
Faça isso para:
- Entender pontos fortes e fracos percebidos pelos clientes
- Captar expectativas reais do consumidor e o que o público valoriza mais
- Identificar reclamações recorrentes e elogios frequentes
- Verificar se há sugestões de melhorias ou novos produtos
- Entender como as pessoas enxergam a marca
E, consequentemente, descobrir em que se inspirar e quais falhas evitar e pensar num posicionamento ainda mais assertivo para o seu negócio.
7. Usar ferramentas específicas
Por último, em paralelo com as observações manuais, que tal você usar ferramentas de mapeamento de concorrência para agir com precisão máxima?
Algumas soluções digitais ajudam no monitoramento de atualizações, preços, promoções e feedbacks. Outras trazem alertas quando rola alguma coisa interessante no Google ou nas redes sociais.
Entenda se é o caso de utilizá-las e aprofunde-se!
Seja como for, a análise competitiva de restaurantes delivery, com todas as suas nuances, vai, como dizem hoje em dia, “abrir um triplex na sua cabeça”, lhe fazendo refletir sobre operação e gestão e identificar oportunidades de melhoria dentro do seu negócio (algumas já percebidas, mas ignoradas por não parecerem tão importantes até o momento).
E o próximo passo será a ação!
Lembre-se de que, no fim das contas, tudo se resume à experiência que você quer oferecer para quem confia no seu restaurante para fazer uma refeição deliciosa e inesquecível.
Deixe seu comentário ou dúvida