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O público-alvo de um restaurante é a parcela de pessoas que se identificam com a proposta do estabelecimento; é aquele conjunto de clientes que tem interesse em consumir o que é vendido por lá.
Para descobri-lo, comece com uma pesquisa de mercado, analise os arredores do ponto comercial e a concorrência. Tudo isso vai fazer parte da segmentação do seu negócio, fundamental na hora de você saber exatamente o que fazer para agradar a clientela e aumentar o lucros.
Este artigo também pode ajudar!
O que é público-alvo de um restaurante?
O público-alvo é um grupo de pessoas que compartilham de características, hábitos, desejos e interesses em comum, que as fazem frequentar um restaurante, a exemplo da faixa etária, do local onde vivem ou trabalham, do estilo de vida e da faixa salarial mensal, dentre outros.
Definir essa turma ajuda cada estabelecimento a atrair exatamente os consumidores para os quais deseja vender – ou quase! Pense nos frequentadores de um pub em que o rock é a estrela da playlist ou nas famílias que estão todo domingo na sorveteria do bairro… Percebe a importância do público-alvo?
Só não o confunda com persona!
Qual a diferença entre público-alvo e persona de restaurante?
A principal diferença entre os dois perfis está no nível de detalhamento das informações levantadas sobre eles pelos donos de restaurantes. Enquanto o público-alvo é mais amplo, a persona é mais específica porque representa, de forma fictícia, um cliente real.
- Público-alvo: se trata de pessoas de verdade; dos consumidores que se interessam pelo restaurante e que têm características semelhantes.
- Persona: a persona, por sua vez, descreve o cliente ideal, ou seja, quem o estabelecimento deseja atingir. Ela traz mais detalhes sobre esse freguês, tornando-o um personagem baseado na realidade.
No caso da sorveteria de bairro, já usada como exemplo anteriormente, o público-alvo composto por famílias com crianças busca uma experiência gostosa, um ambiente confortável e segurança para os pequenos aproveitarem à vontade.
A persona, mais específica, pode ser Joana Guedes, de 35 anos, casada e mãe de Mariana, de 5 anos.
Joana, representação fictícia do cliente ideal do estabelecimento, é uma administradora de empresas de classe média e não só valoriza os momentos em família, o conforto, a segurança, como adora comer bem perto de casa, sem precisar pegar o carro.
Essa personagem “inventada” se torna um guia das estratégias de marketing, ajudando gestores a alcançar quem desejam, por isso, quanto mais detalhada, melhor, mas voltando ao público-alvo que é foco deste artigo…
Por que é importante definir o público-alvo de um restaurante?
A definição de público-alvo permite aos donos de bares e restaurantes como você: otimizar seus investimentos, atrair e fidelizar mais clientes, destacar o estabelecimento no mercado e aumentar a lucratividade.
Como o dia a dia do foodservice é repleto de processos, entender quem tem interesse em frequentar o seu negócio lhe permite focar sua energia no que traz resultados de verdade, evitando desperdício de recursos, como tempo e dinheiro.
11 vantagens de definir o público-alvo de um restaurante
Anote!
- Adaptação do cardápio, do atendimento e do ambiente
- Estratégias de marketing focadas nos interesses do consumidor
- Investimentos mais assertivos
- Economia de tempo e dinheiro
- Fortalecimento da identidade do negócio
- Diferenciação em relação à concorrência
- Máxima identificação dos clientes com a marca
- Aumento dos índices de sucesso das estratégias de fidelização de clientes no restaurante
- Atração de novos interessados
- Ofertas, promoções e combos personalizados
- Crescimento da margem de lucro
Enfim, tentar vender sem ter um público-alvo é como tentar ler um mapa para o tesouro, mas perceber que ele está em branco: você pode até providenciar o barco e a tripulação com o objetivo de navegar rumo à sua meta, mas não saberá para onde ir.
Como descobrir o público-alvo de um restaurante?
Para descobrir o perfil dos clientes do seu restaurante, faça uma pesquisa de mercado em que você analise até a concorrência e estude os arredores do seu ponto comercial. Se possível, use dados obtidos através de tecnologias, como o cardápio digital.
Faça uma pesquisa de mercado no capricho
A pesquisa de mercado serve tanto para definir o público-alvo, quanto para entender as preferências dessas pessoas em relação à experiência como um todo.
Avalie quem vai a estabelecimentos do mesmo nicho ou até ao seu próprio restaurante e apure faixa etária, motivos pelos quais estão fazendo uma refeição fora de casa e especificamente no local, proximidade da moradia ou do emprego, preferências culinárias etc.
Ah, e aproveite toda oportunidade que surgir para monitorar as tendências e os hábitos de consumo do setor!
Observe a movimentação perto do seu ponto de venda
Por si só, o ponto comercial ou ponto de venda de um restaurante será fonte valiosa de informações. Fique nele por algumas horas e perceba quem circula a pé e quem circula de carro, se o transporte público está próximo, se as pessoas parecem ter mais ou menos pressa.
Com a operação acontecendo, aproveite para analisar o comportamento do consumidor no seu restaurante: eles pedem para aumentar ou baixar o som ou o ar condicionado? Gostam de papear com o garçom ou preferem escolher sem pressão? Estão sozinhos ou acompanhados e, se estão acompanhados, por quem?
Use a tecnologia a seu favor
Com o passar do tempo, implemente soluções de autoatendimento capazes de fazer a coleta de informações por você.
Algumas, a exemplo do cardápio digital, ainda têm muito potencial para ajudar o restaurante a se moldar ainda mais às preferências do público-alvo: imagina só que maravilha descobrir que seu cliente prefere escolher sem a pressão do garçom e permitir a ele acionar os atendentes só quando desejar!
Os melhores menus inteligentes do mercado contam com painéis de gestão em que todos os dados de consumo aparecem resumidos e ilustrados para quem os implementa e ainda têm espaço para que o freguês deixe feedbacks imediatamente após o consumo.
Outros benefícios do cardápio digital estão listados em mais um artigo aqui do blog.
A razão pela qual um cliente vai a um estabelecimento pode ir muito além dos pratos e das bebidas, e você poderá criar experiências gastronômicas incríveis a partir da compreensão disso, tornando a sua clientela cada vez mais fiel. Comece hoje mesmo!
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