Implementar soluções de autoatendimento num restaurante – cardápio digital em tablet, em QR Code, para delivery ou em totem – é como servir o mais incrível dos buffets aos consumidores, deixando à disposição deles um prato cheio, uma ferramenta que os permite decidir o que querem comer, quando querem pedir e até como querem pagar a conta.
Mas tudo fica ainda melhor porque os processos acontecem sem filas, sem espera pelo garçom e sem nenhum tipo de dúvida sobre os pratos!
Em paralelo, a equipe do estabelecimento consegue se dedicar a outras tarefas – mais importantes e estratégicas– e os gestores tomam decisões infinitamente mais assertivas, fechando as contas no azul todo mês.
Gostou? Este artigo foi escrito para você saber mais sobre o tema. Continue lendo!
O que é autoatendimento?
Autoatendimento nada mais é do que a possibilidade de um cliente de uma loja ou empresa ser atendido de forma automatizada, escolhendo o que deseja consumir por conta própria, ou seja, sem precisar acionar um vendedor.
No contexto do foodservice, o autoatendimento representa a centralização de processos que vão do pedido ao pagamento na mão do freguês.
Ele é possibilitado pela modernização dos bares e restaurantes através do implemento de tecnologias específicas, que dão à cada pessoa frequentadora o poder de escolherem, sem pressa ou pressão, o que desejam comer e beber, bem como de personalizarem os itens, enviar suas solicitações diretamente para a cozinha e até fechar a conta sem depender de um garçom.
O autoatendimento não elimina o trabalho de seres humanos, mas o torna mais fácil e, principalmente, mais estratégico.
Não à toa, é possível dizer que, hoje em dia, os cardápios digitais que tornam esse cenário uma realidade mundo afora podem ser considerados os melhores amigos dos garçons – e suas melhores ferramentas de trabalho.
Quais são os tipos de autoatendimento para restaurante?
Existem quatro tipos principais de soluções de autoatendimento para restaurantes: o cardápio digital em tablet, o cardápio digital em QR Code, o cardápio digital para delivery e o totem de autoatendimento.
No quadro abaixo, você confere um pouco mais sobre cada um deles e encontra observações importantes específicas de tecnologias Goomer.
Tipo de solução | Observações importantes |
Cardápio digital no tablet | Recomendado para restaurantes que atendem os clientes à mesa, tem diversos recursos para acelerar a tiragem de pedidos, reduzir erros na comunicação com a cozinha e aumentar upselling e cross-selling, dentre outros. Traz ainda mais vantagens quando integrado a PDVs. Outro artigo traz depoimentos de um dos sócios do restaurante japonês Kato Japa sobre os impactos positivos do cardápio digital. Vale conferir! |
Cardápio digital QR Code | Não depende de aplicativo para ser aberto e usado pelos clientes, é personalizado com a identidade de marca do restaurante e elimina a necessidade de contratação de freelancers mesmo nos dias de mais movimento, assim como o menu em tablet. Obs.: as vantagens da solução QR Code da Goomer são surpreendentes. |
Cardápio digital para delivery | É alternativa para substituir aplicativos e marketplaces de entregas que cobram taxas por pedidos, tem um chatbot de atendimento para WhatsApp, reduz desistências e melhora a gestão das encomendas. Se você tiver um restaurante delivery, pode fazer como a proprietária do Donna Dorvina, em Sorocaba (SP), e experimentar o cardápio digital da Goomer. Não vai se arrepender. |
Totem de autoatendimento | Recomendado para estabelecimentos do food com atendimento em balcão, elimina a necessidade de operadores de caixa e também elimina filas, além de aumentar e acelerar as vendas. O melhor: ele não precisa ter aquele tamanho gigante de totens que você vê por aí! O totem de autoatendimento do seu restaurante pode ser mini, como a versão oferecida pela Goomer. |
E qual ferramenta escolher? Tudo depende das suas necessidades!
Como implementar autoatendimento num restaurante?
Comece selecionando o cardápio digital mais adequado ao que o seu restaurante precisa e ao que o público-alvo do estabelecimento procura ou deseja. Pense nos objetivos e no tipo e tamanho da operação também.
Considere ainda a facilidade de uso da plataforma, os recursos disponíveis e o suporte oferecido pela marca que vai implementá-la.
Você pode conversar com um consultor de cardápios digitais da Goomer para alinhar essas expectativas e já encontrar uma alternativa que caiba no seu bolso!
Uma vez escolhida a solução de autoatendimento, o passo a passo da implementação vai ser muito simples.
- Organize todos os itens, as categorias e os preços do seu menu
- Crie o cardápio digital e adeque a identidade visual
- Insira fotos e descrições dos produtos
- Customize botões e alternativas de personalização
- Defina destaques, promoções e combos
- Selecione os itens que vão aparecer nas vendas sugestivas
- Integre o cardápio ao PDV do restaurante e/ou ao sistema KDS
- Comece a vender
- Use seu painel de gestão para analisar dados, atualizar produtos em tempo real e muito mais
Então, colete feedbacks tanto dos consumidores quanto da equipe e comece a monitorar seus retornos.
Quais as vantagens do autoatendimento para restaurantes?
Os cardápios digitais para bares e restaurantes da Goomer fazem toda a diferença nos quesitos “eficiência”, “aumento de ticket médio” e, é claro, “transformação da experiência do consumidor”.
Em média, restaurantes que implementam, por exemplo, um cardápio em tablet ou QR Code, podem considerar que estão operando como se tivessem 13 mesas atendidas por garçom.
Pizzarias e rodízios aumentam o consumo por cliente em cerca de 10%, restaurantes à la carte em cerca de 15%, bares e hamburguerias em 20% e pubs, temakerias, cafeterias e docerias em pelo menos 30%.
Nada melhor do que adotar um cardápio inteligente para comprovar seus benefícios na prática, mas, enquanto você está só na teoria…
Principais vantagens de ter solução de autoatendimento Goomer
Além de agilizar o atendimento, aumentar as vendas e tornar o trabalho dos garçons mais estratégicos, transformando-os em representantes de marca, as soluções Goomer contribuem para o foodservice ter restaurantes verdadeiramente infalíveis, você sabia?
Confira agora algumas das principais vantagens de modernizar seu restaurante.
- Atendimento personalizado, mas mais rápido
- Menos filas
- Pagamento facilitado
- Promoções para aumentar ticket médio
- Melhora do controle de estoque
- Organização da gestão de pedidos
- Tomadas de decisões mais assertivas
- Emissão automatizada de Notas Fiscais
- Pesquisa de satisfação
- Eliminação de desperdício
- Divisão da conta por pessoa ou mesa
- Unificação de salão e delivery
- Automatização da contabilidade do restaurante
- Adequação às tendências e ao comportamento do consumidor
- Atualizações de cardápio em tempo real e à distância
- Minimização dos erros de comunicação
- Integração com o Entrega Sob Demanda do iFood
- Integrações com ERPs e PDVs
- Acesso a dados e relatórios
- Cupons de desconto exclusivos para delivery
O impacto do autoatendimento na redução de custos também é notável, inclusive em decorrência de tudo o que está listado e foi apresentado no decorrer deste artigo.
É provado que a Goomer ajuda gestores a eliminarem até 50% dos custos das operações de seus estabelecimentos, então, melhor você passar da teoria para a prática antes que a concorrência passe na sua frente, não?
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