Cardápio inteligente para restaurante: tipos e como escolher

Cardápio inteligente para restaurante: tipos e como escolher

Um cardápio inteligente é aquele que, por meio de um dispositivo eletrônico, em tablet, QR Code ou totem, por exemplo, conecta o restaurante aos clientes de forma interativa, rápida e eficiente.

Ele melhora a experiência do consumidor e aumenta o ticket médio do estabelecimento, não à toa está ganhando cada vez mais espaço no mercado, já que não apenas substitui o cardápio tradicional, reduzindo custos e aumentando a higiene e a sustentabilidade, como representa uma oportunidade para os gestores escalarem seus negócios.

E, além dos mencionados acima, a Goomer ainda oferece cardápios digitais específicos para delivery, você sabia? Quer conhecer melhor todas as opções e descobrir como escolher aquela que seja ideal para a sua operação? Continue lendo!

Este artigo ainda traz informações que podem lhe ajudar a deixar seu negócio inteligente como um todo.

O que é um cardápio inteligente no restaurante?

Um cardápio digital inteligente é um menu digital que precisa ser desenvolvido e implementado por especialistas, através do qual os clientes de um restaurante podem ter acesso a todos os pratos e bebidas da casa, descrições e complementos.

Algumas versões são acessadas por meio de tablets e smartphones, mas também existem os modelos de cardápios dentro de totens de autoatendimento que ficam instalados em algum ponto do estabelecimento.

Existem ainda aqueles personalizados, voltados única e exclusivamente para delivery. Você vai conhecer a solução da Goomer mais adiante, neste mesmo artigo!

Como funciona um cardápio digital?

O acesso à internet é um dos pontos principais para que um menu inteligente funcione de forma eficiente: estando com o celular conectado, o cliente pode escanear o QR Code e conseguir o cardápio na palma da mão. Com uma boa rede Wi-Fi, o restaurante pode ter tablets funcionando em todas as mesas sem problemas.

Uma vez tendo acesso às informações sobre os pratos e as bebidas, a maioria dos consumidores também vai querer descrições detalhadas e fotos reais das opções vendidas no restaurante. É a partir delas que ele escolhe o que consumir.

O cardápio ainda traz sugestões de extras e complementos, aumentando as chances de um pedido adicional antes mesmo da conclusão da seleção por parte do freguês!

Depois de visualizar e escolher, o cliente pede pelo menu inteligente, aciona o garçom só se quiser – através da tecnologia – e pode até fechar a conta à distância.

Quais os benefícios do menu inteligente?

No caso dos estabelecimentos físicos, os cardápios inteligentes em tablet e QR Code permitem que os consumidores façam e personalizem seus pedidos sem que precisem da ajuda de um atendente. Em paralelo, os garçons ganham mais tempo e espaço para atuarem de forma mais estratégica, tornando-se verdadeiros representantes das marcas.

E ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, o cardápio digital não vai substituir os garçons! Na verdade, ele pode se tornar a melhor ferramenta de trabalho de um colaborador dentro do salão de um restaurante.

Sua aplicação também torna a experiência do freguês mais simples, rápida e eficiente, além de trazer uma série de benefícios à gestão de estoque e à otimização de recursos. Veja uma lista completa de vantagens no próximo tópico!

5 principais vantagens de um cardápio inteligente para restaurante

A otimização da experiência do freguês é só a ponta do iceberg no quesito “vantagens do cardápio inteligente para restaurantes”. Já dá pra imaginar, certo? Siga em frente para conferir outros diferenciais que merecem destaque.

1. Atualizações em tempo real

Gestores de restaurantes conseguem atualizar, de forma instantânea, itens, preços e promoções quando têm um bom cardápio digital. Isso elimina, por exemplo, a necessidade de refazer e reimprimir cardápios físicos e, consequentemente, gastos absurdos de tempo e dinheiro.

2. Experiência do consumidor interativa e personalizada

A interface interativa dos menus inteligentes torna a experiência do cliente mais envolvente e, acima de tudo, personalizada. Com apenas alguns cliques, os consumidores escolhem o que querem pedir, adicionam ou excluem itens do pedido e ainda recebem sugestões baseadas nas suas preferências!

3. Eficiência do pedido ao pagamento

A possibilidade de fazer pagamentos diretamente pelo dispositivo agiliza todo o processo de montagem dos pratos, serviço e cobrança, diminuindo filas e liberando os garçons para outras atividades.

4. Integração lucrativa com sistemas de gestão

Quando o cardápio inteligente está integrado aos PDVs e ERPs dos restaurantes, tudo fica muito mais simples e eficiente. Ênfase para a melhora da gestão de estoque, do atendimento ao cliente e da logística de entregas no caso dos deliveries.

E, por falar neles, outra integração interessante é a que acontece entre cardápio para delivery e Google Analytics: como a informação chega melhor e mais rapidamente tanto aos gestores quanto aos colaboradores, tudo se torna mais ágil e assertivo.

5. Sustentabilidade e acessibilidade

Os cardápios inteligentes ainda são vantajosos para os restaurantes porque têm uma pegada sustentável, não consomem papel e outras matérias-primas e correspondem às tendências de consumo do foodservice e delivery para o presente e o futuro.

Além disso, com os diferentes tipos de soluções, é possível atender às necessidades de pessoas que precisam de um atendimento realmente acessível.

Quais são os tipos de cardápio inteligente? Opções da número 1 do foodservice brasileiro

Os cardápios inteligentes estão disponíveis em diversos formatos, e a Goomer, marca mais reconhecida em todo o Brasil no desenvolvimento e na implementação dessa inovação, disponibiliza várias opções de planos de cardápio digital para os seus clientes, considerando soluções em tablet, totem, QR Code e para delivery.

Cardápio digital em tablet

Um dos formatos mais comuns hoje em dia é o cardápio digital em tablet, que costuma ser disponibilizado aos clientes assim que eles se sentam para consumir nos restaurantes. No dispositivo, o freguês tem acesso a tudo que precisa para fazer seu pedido de forma autônoma. O restaurante pode configurar o pagamento pela própria ferramenta.

Cardápio digital em QR Code

O cardápio em QR Code, por sua vez, pode ser acessado pelos consumidores através de seus próprios smartphones e sem a necessidade de download de nenhum aplicativo: basta fazerem a leitura de um código semelhante a um código de barras, disponibilizado pelo estabelecimento.

Totem de autoatendimento

Os totens de autoatendimento também fazem sucesso na Goomer, já que são uma opção que oferece bastante interatividade aos clientes e chegaram no mercado, trazidos pela marca, em sua versão “mini” – pequena no tamanho, gigante em benefícios.

Neles, o freguês personaliza o pedido e faz o pagamento de forma rápida e dinâmica, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação, por isso, quem tem atendimento em balcão costuma adorar a ideia!

Cardápio digital para delivery

O cardápio digital para delivery também pode ser acessado por meio de aparelho de celular ou até por computador. Quem conta com o formato sai ganhando por poder compartilhá-lo em formato de link no WhatsApp ou nas redes sociais, bem como por ganhar outro aliado para aumentar as vendas: o chatbot de autoatendimento.

Assista ao vídeo para se encantar com um case de sucesso!

 

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Saiba como ter um menu inteligente no meu restaurante

Ter um cardápio inteligente é muito simples, desde que você conte com a parceria certa, então, seu primeiro passo precisa ser conhecer melhor as alternativas e a história de uma década da Goomer, além das parcerias que a marca tem para facilitar a integração entre o menu digital e seu sistema de gestão.

Vale até testar algumas das funcionalidades de forma gratuita. Que tal? Se estiver pronto(a) para inovar, não pense duas vezes: clique em “Quero conhecer a Goomer” no canto superior direito da sua tela e faça tudo acontecer!

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