Os cardápios digitais não são vilões e não vão substituir os garçons! Por um motivo muito simples: a posição estratégica do ser humano nos restaurantes nunca vai deixar de existir, mesmo se algumas tarefas forem feitas com ajuda da tecnologia.
Menus inteligentes servem para otimizar o serviço dentro de estabelecimentos do foodservice, ajudam gestores a poupar custos que teriam com funcionários extras e melhoram a experiência do consumidor, mas a entrega dos pedidos à mesa e vários outros aspectos continuam dependendo do trabalho do ser humano.
Sem contar que só os garçons contam a história do lugar onde trabalham como ninguém, além de esclarecerem dúvidas mais pontuais! Então, não tema a tecnologia: prefira tê-la como aliada.
Continue lendo este artigo para saber de que forma você pode implementar e usar cardápios digitais no seu negócio.
Como os cardápios digitais estão mudando o foodservice?
Os melhores cardápios digitais do mercado são responsáveis por grande parte da transformação digital presente, hoje em dia, no atendimento e no serviço.
Eles oferecem uma série de benefícios tanto para os clientes quanto para os gestores e os funcionários de bares e restaurantes e ainda ganham destaque porque aumentam a garantia de higiene e contribuem com preocupações ligadas à preservação do ecossistema, reduzindo impressões em papel, por exemplo.
Podendo ser implementados em tablet, QR Code, totem de autoatendimento ou até na forma de cardápio para delivery, menus assim permitem a visualização rápida e facilitada de todos os itens disponíveis para vendas (com fotos!), o acréscimo de opcionais ao pedido, o fechamento da conta sem que seja necessário pedi-la ao garçom e a redução de erros de comunicação com a cozinha, dentre outros diferenciais.
Só que muitos profissionais ainda temem ser substituídos pela tecnologia e acabam impedidos – pelo medo! – de caminhar rumo ao seu próprio sucesso e ao sucesso dos estabelecimentos nos quais trabalham.
Cardápios digitais vão substituir os garçons?
A tecnologia não é substituta, mas complementar ao trabalho dos funcionários de bares e restaurantes, e foi pensada para tornar sua atuação mais estratégica e otimizada. Muitos a consideram, inclusive, a melhor ferramenta de trabalho que um atendente pode ter.
Um estabelecimento que usa cardápio em tablet da Goomer, por exemplo, pode oferecer aos clientes a possibilidade não só de escolherem clicar no botão “chamar garçom” quando precisarem como de já avisarem ao colaborador o motivo do chamado – “mais gelo”, “limão no copo”, “limpeza da mesa” etc.. Percebe como existe um papel do garçom aliado ao do cardápio digital?
E ninguém precisa sequer tentar imaginar seu estabelecimento favorito sem um garçom ou só com máquinas circulando por todos os lados! O cenário é completamente improvável, afinal, a interação de qualidade entre seres humanos também tem um papel igualmente transformador na experiência do cliente.
Por que o cardápio digital ajuda o garçom?
Ao trabalhar em conjunto com os cardápios digitais, os garçons podem se concentrar em interações de maior valor agregado, como aquelas voltadas para sugerir harmonizações entre pratos e bebidas e responder perguntas específicas sobre o menu ou o restaurante.
No mais, caberá a eles garantir que os pedidos cheguem corretamente ao cliente e administrar possíveis crises com muita humanização.
A nova rotina dos funcionários em estabelecimentos inovadores também inclui o papel de educar os consumidores para que todos sejam capazes de contar com a tecnologia, usufruindo de suas possibilidades ao pedir e pagar, principalmente nos casos de implementação de cardápio em QR Code ou de totem de autoatendimento.
Finalmente, com a implementação de um cardápio digital, o garçom do restaurante sai da posição exaustiva de saber todos os detalhes dos pratos e das bebidas para a posição estratégica e privilegiada apresentar a casa ao consumidor.
Assim, ele é transformado praticamente num consultor gastronômico, com o papel fundamental de encantar e elevar o nível de satisfação.
6 vantagens do cardápio digital para o trabalho dos garçons
Abaixo, estão listados vários impactos positivos de se criar um cardápio digital para restaurante e de implementá-lo no cotidiano dos funcionários. Confira!
- Acréscimo e remoção de itens em tempo real: para ninguém ter que ficar se justificando ao cliente por não ter tal bebida ou comida disponível naquele momento.
- Emissão de relatórios completos e fáceis de interpretar: para que os garçons sejam mantidos sempre atualizados em relação às necessidades e aos desejos dos consumidores, aumentando as vendas e melhorando as interações.
- Envio de pedidos diretamente para a cozinha: acabando com falhas na comunicação entre atendimento e cozinheiros que antes levavam ao desperdício de tempo e dinheiro e à piora na experiência do cliente.
- Fechamento da conta sem esperar pela emissão da Nota Fiscal ou pela maquininha: permitindo aos garçons atuarem no atendimento de outras mesas que estão em momentos diferentes do consumo e dependem de mais cuidado para pedir ou receber os pedidos.
- Aumento da lucratividade: o que, consequentemente, gera aumento do valor pago de caixinha (gorjeta) no final do mês!
- Transformação dos atendentes em verdadeiros representantes da marca: com a tecnologia fazendo a parte operacional, os garçons entram na história para deixar tudo ainda mais incrível e único, focando sua atuação na humanização do relacionamento com os fregueses, tornando-se referências.
O cardápio digital, portanto, não desumaniza o atendimento nas mesas, muito pelo contrário, afinal, ajudando quem está no atendimento a atuar de forma mais estratégica, ele impacta na geração de conexão entre o público-alvo e o estabelecimento, aumentando seu interesse sobre a marca.
Como manter o atendimento humanizado junto ao cardápio digital?
Humanizar sem deixar de inovar é até bem simples: capacite os colaboradores para compreenderem que a tecnologia entra como ferramenta complementar ao trabalho deles e aponte os benefícios de eles contarem com o menu inteligente no dia a dia.
Ensine-os também a utilizar cada um dos recursos do cardápio não só para melhora do atendimento como para conhecerem mais sobre as vendas do restaurante e os interesses dos consumidores.
E, acima de tudo, aposte em desenvolvedoras de soluções que tenham a humanização como parte dos seus principais valores, a exemplo da Goomer e de sua história que completou uma década!
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