Entenda qual é o futuro da IA no foodservice – e prepare-se

Faça parte do futuro da IA no foodservice – que, aliás, já chegou! Leia este artigo para entender como anda a transformação tecnológica do setor.

Por Redação Goomer 17 de Abril de 2025 - Atualizado em 17 de Abril de 2025 6 min. de leitura
Um robô equipado com inteligência artificial assume o atendimento em um restaurante, unindo tecnologia e interação para criar uma experiência moderna e eficiente.

Compartilhe:

O futuro da IA no foodservice já chegou: das tecnologias mais comuns às mais revolucionárias, a inteligência artificial pode ajudar o setor a otimizar operações, melhorar a experiência dos clientes e inovar, inclusive na criação de menus.

Enquanto alguns sistemas são feitos para promover a redução de custos, outros têm como objetivo principal a redução de desperdícios. Também já existem e serão criadas ou aperfeiçoadas IAs específicas para o monitoramento da segurança alimentar também.

Outras ferramentas estão diretamente voltadas ao cotidiano de equipes e consumidores, modernizando do pedido ao pagamento, a exemplo dos cardápios digitais para salão (mesa), balcão e delivery.

É tanta coisa, né? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo! Entenda como a IA vai impactar o seu negócio, como se beneficiar da tecnologia e como se preparar para os desafios dos próximos meses e anos.

Sobre a inteligência artificial no foodservice

Diretamente ligada ao crescimento da chamada “indústria 4.0”, a IA tem beneficiado, dentre tantos setores, o de alimentação também. Somada à expertise dos seres humanos, ela abre espaço para o aprimoramento de diversos processos, além de aumentar as vendas, a lucratividade e reduzir custos.

E o que é a IA? Um conjunto de tecnologias, sistemas e algoritmos, capazes de realizar atividades que, até então, só poderiam ser feitas por pessoas, como aprendizado, raciocínio, linguagem, reconhecimento de voz e de imagem e resolução de problemas.

Em pouco tempo, as ferramentas que detém essa inteligência se tornaram indispensáveis para bares e restaurantes que querem se manter competitivos neste mercado. 

Aquelas tecnologias que chamamos de “soluções inteligentes para o foodservice”, então, passaram a ser desejadas – e experimentadas, é claro.

O que esperar da IA para bares e restaurantes?

O relatório “The New IA Landscape” (2025), lançado pela Datassential, plataforma líder em pesquisa e inteligência de mercado do setor de alimentos e bebidas, revela que a inteligência artificial é o novo padrão do foodservice: restaurantes e deliveries já adotaram a IA para aprimorar os processos de cozinha e atendimento, bem como para se tornarem mais inovadores.

Esse mesmo relatório também aponta um avanço no uso dos agentes de IA – aqueles capazes de atuar sem interferência humana e realizar tarefas complexas de forma autônoma –, aplicados para automatizar desde a logística até o preparo de receitas.

Outro levantamento, o “Top Tech Trends” da Capgemini Research Institute, empresa voltada para transformação digital, revela uma transformação na cadeia de suprimentos para 2025, que se tornará mais ágil e verde, sendo coberta pela assistência da inteligência artificial.

Como um todo, pesquisas ao redor do mundo apontam que as organizações do food estão em busca de mais eficiência, resiliência, agilidade e sustentabilidade. E você, está?

Como a IA pode otimizar o foodservice?

Contribuindo com um melhor gerenciamento (financeiro, de estoque e de pessoas), manutenções preventivas em vez de emergenciais, entregas melhores e mais rápidas, pedidos feitos de forma cômoda e em vários outros aspectos, a IA tem tudo para otimizar o foodservice.

Isso se utilizada de forma adequada e coerente às necessidades dos negócios e de cada público-alvo. 

Só em 2024, o mercado de alimentação fora do lar cresceu 10,4%, segundo balanço da ABIA, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, e enxergar que a IA ajuda na aquisição de um maior potencial competitivo vai resultar numa longa lista de vantagens.

  • Aprimoramento das operações
  • Monitoramento próximo de fatores que impactam na segurança alimentar
  • Redução de gastos e desperdícios
  • Melhor gerenciamento de estoque, pessoas e finanças
  • Tomadas de decisões mais assertivas
  • Experiência gastronômica e de compra diferenciadas
  • Processos na cozinha mais ágeis
  • Pedidos personalizados e sem erros
  • Cardápios mais modernos
  • Fluidez e aprofundamento das interações entre marcas e clientes

Os benefícios da inteligência artificial e da automação comercial, portanto, aparecem tanto no cotidiano de bares e restaurantes quanto nos caixas – e no bolso! – de colaboradores e gestores.

Como o uso da IA já aumenta as vendas no foodservice?

Exemplos simples, não tão simples e até complexos do uso da inteligência artificial mostram o quanto muitos estabelecimentos estão modernizando suas formas de atender, vender e servir e usufruindo da tecnologia de forma natural.

A IA traz mais eficiência, inovação, personalização e novas experiências para os bares e restaurantes. Conheça, no quadro abaixo, várias tendências – e perceba como algumas estão no seu cotidiano, mesmo de forma indireta.

Tendências de IA para restaurantes [2025]
Tecnologia Exemplos de funcionalidades
Cardápios digitais (inteligência de mesa)
Ferramentas de marketing
  • Campanhas baseadas nas preferências dos consumidores
  • Anúncios pagos criados com IA para maior potencial de conversão
Sensores e câmeras com IA
  • Rastreabilidade de insumos
  • Monitoramento de temperatura de câmaras frias
  • Identificação de riscos de contaminação
  • Garantia do uso de EPIs pelos colaboradores
Robôs
  • Robôs para limpeza e manutenção
  • Assistentes culinários orientados pela inteligência artificial, como braços robóticos
Chatbots
  • Elaboração e envio de respostas personalizadas para mensagens
  • Esclarecimento de dúvidas
  • Compartilhamento de arquivos e informações
  • Gerenciamento de reservas
  • Auxílio na elaboração de cardápios
Sistemas de gestão
  • Controle do CMV do restaurante, redução de desperdícios e melhores negociações com fornecedores a partir do monitoramento automatizado do estoque

Quase metade dos consumidores globais entrevistados pela Datassential no mesmo levantamento mencionado anteriormente consideram que o envolvimento da IA na criação dos alimentos pode deixar as receitas mais saborosas e 60% acreditam que os preparos podem ficar mais saudáveis e nutritivos.

Você imaginava esses números? Compartilhe-os com outros donos de estabelecimentos do food e leve o assunto pra roda!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos