Vendas sugestivas nos restaurantes: saiba como aumentar seus lucros

Veja como fazer vendas sugestivas que realmente dão certo e geram valor para o seu cliente e para o seu caixa. Não cometa os erros comuns!

Por Redação Goomer 07 de Dezembro de 2020 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Vendas sugestivas nos restaurantes: saiba como aumentar seus lucros

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Muito se fala em diversas técnicas de vendas para aumentar a lucratividade dos restaurantes. Mas, o que nem sempre é dito é que, não é preciso "reinventar a roda". Trabalhar com vendas sugestivas no seu negócio, por exemplo, pode ser muito mais simples do que você imagina.

Veja o que fazer e o que não fazer para garantir novas vendas e clientes satisfeitos!

Como funcionam as vendas sugestivas?

Resumidamente, vendas sugestivas são recomendações que devem ser feitas a partir do perfil dos seus clientes. Essa tática de venda é muito utilizada para aumentar o ticket médio e pode ser usada como estratégia de “cross selling“, oferecendo produtos relacionados.

Essa indicação pode acontecer de forma direta ou indireta:

Venda sugestiva direta

Quando um garçom ou atendente faz a recomendação no atendimento presencial, telefônico ou online;

Venda sugestiva indireta

Quando a venda sugestiva consta no seu cardápio digital e pode auxiliar na decisão feita pelo autoatendimento.

Mas como escolher o que oferecer nas vendas sugestivas? Existem duas regras bem simples que resumem perfeitamente como direcionar melhor suas sugestões:

Conheça seu cliente

A mais importante das regras: oriente a equipe de atendimento a fazer perguntas que ajudem a fazer indicações mais direcionadas. Será que seu cliente gosta de vinho? Talvez uma sobremesa que combine com o cardápio? E se ele não consome bebidas alcoólicas? Sempre deixe claro para a equipe que é importante oferecer algo que faça sentido com os gostos de seus consumidores.

Explore seu cardápio

Para chegar a uma boa definição do que pode ser oferecido aos clientes é importante estudar e pensar nas possíveis combinações do seu cardápio atual. Não tente focar somente nos itens mais lucrativos: a experiência dos consumidores é o foco e que sua missão é vender mais e melhor!

O que NÃO fazer nas vendas sugestivas no seu restaurante:

Se você está pensando em começar agora, veja quais são os erros mais comuns quando se fala em fazer vendas sugestivas nos restaurantes:

Oferecer "qualquer coisa" para vender mais

Vender por vender, sem pensar na experiência dos consumidores pode ser bem prejudicial. Se você tem um item do seu cardápio em estoque e quer vendê-lo, talvez seja melhor pensar em alguma promoção.

No entanto, é preciso entender que promoção e venda sugestiva são ações com objetivos diferentes. Embora, ambas promovam algum prato do seu cardápio, na venda sugestiva são levados em consideração: personalização e harmonização, por exemplo.

Como evitar esse erro: as vendas sugestivas devem priorizar aquilo que é bom para o seu restaurante e para o cliente. Nem sempre "empurrar um produto" será a melhor saída.

Aliás, acredite: realmente não é. Isso porque seu cliente pode perceber que foi enganado ou que pagou mais por algo que não trouxe nenhum benefício.

Não destacar a venda sugestiva no cardápio

Se o seu cardápio tem mais de 20 itens, por exemplo, dificilmente os consumidores vão saber o que é melhor, qual é o prato preferido da casa ou o que combina com o quê.

Por outro lado, se você quiser destacar promoções, vendas sugestivas, novos pratos, tudo irá concorrer pela atenção do seu cliente. Então, é fundamental focar no que é mais importante.

Ao montar seu cardápio, pense nisso. Inclusive, um recurso adicional pode ser utilizar a versão digital, para facilitar as combinações e gerenciamento das posições em destaque no menu principal.

Como evitar esse erro: por ser uma sugestão, se você não der a devida atenção ou destacar em seu cardápio pode ser que as pessoas não foquem no que você gostaria. Tente trabalhar com no máximo duas opções por vez.

Não treinar sua equipe para vender melhor

Vender melhor significa, antes de tudo, atender e supreender a expectativa dos clientes. Clientes satisfeitos compram e retornam mais vezes ao seu restaurante.

Mas para que isso aconteça, é preciso focar no seu primeiro cliente: o público interno. Seus colaboradores precisam estar atentos as oportunidades e ao momento certo de fazer cada sugestão.

Ou seja, nenhum cliente gosta daquele garçom insistente, que quer vender a todo custo ou interrompe a todo momento. Existe um momento certo para oferecer a bebida ideal para harmonizar com aquele prato especial, para indicar aquela sobremesa exclusiva.

Como evitar esse erro: se o seu cliente precisa saber daquela combinação perfeita, você precisa começar vendendo essa proposta para as pessoas responsáveis pelo atendimento. Garçons, atendentes, balconistas. Todos devem ser informados.

Como a solução Goomer pode ajudar a ter mais vendas sugestivas?

Com a solução Goomer, você pode facilitar (e muito) as vendas sugestivas. As combinações de pratos, bebidas e sobremesas que vão encantar o seu cliente vão ficar ainda mais fáceis de indicar!

Vantagens da solução para delivery, em QR Code, em tablet e em autoatendimento

Solução para delivery (antigo GoomerGo)

A solução em delivery (antigo GoomerGo) permite que donos de restaurante criem um cardápio online para pedido de delivery ou retirada via WhatsApp sem taxas, ou comissionamentos para terceiros.

Além de oferecer muito controle e agilidade para seu negócio, ainda facilita no oferecimento de pratos, acompanhamentos, bebidas e sobremesas que combinam com o pedido do seu cliente!

Conheça mais algumas outras vantagens da solução para delivery:

- Aumento do ticket médio com vendas sugestivas;

– Alteração de cardápio automática;

– Não precisa baixar nenhum aplicativo;

– Maior contato com o cliente final.

Solução em QR Code

A única coisa que seu cliente precisa ter para acessar seu cardápio é um celular. Aí é só usar o QR Code da mesa, balcão ou da comanda individual e pronto! Além disso, você poderá editar o cardápio a qualquer momento, o que facilita muito nas vendas sugestivas de seu restaurante!

Conheça mais algumas vantagens da solução em QR Code:

– Possibilidade de operação com comanda individual;

– Redução operacional;

– Evita o gasto de impressão do cardápio;

– Mais higiênico e seguro durante a pandemia.

Solução em tablet

A solução em tablet oferece uma experiência intuitiva e de fácil personalização para o seu restaurante. É uma forma incrível de facilitar os pedidos de seu restaurante, aumentar a satisfação de seus clientes e diminuir a utilização de papel. Mesmo com uma equipe reduzida, ela ajuda a manter a eficiência do atendimento e ainda facilita no oferecimento de outros produtos de seu cardápio!

Mais algumas vantagens da solução em tablet:

– Aumento de cerca de 30% do ticket médio;

– Alta adesão do cliente;

– Hardware barato;

– Menor fila de caixa.

Solução em autoatendimento

O objetivo de nossa solução em autoatendimento é ajudar você a agilizar a operação do seu restaurante e reduzir os custos ao mesmo tempo.

Com ela, você consegue ter em um só lugar o cardápio, o pedido e o pagamento, facilitando a experiência de seus clientes e agilizando todo o processo de pedidos. E claro, facilitando nas sugestões de outros itens de seu cardápio que podem ser adquiridos por seus clientes!

Conheça outras vantagens da solução em autoatendimento:

– Garçom ou garçonete pode passar a ser um(a) consultor(a);

– Redução do tempo do pedido;

– Integração com os maiores sistemas de gestão do Brasil.

O que você está esperando para aproveitar todas as vantagens da venda sugestiva?

Ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então é hora de mostrar seu restaurante, com seu próprio sistema de pedidos online, sem taxas. Conheça nossos planos e leve inovação ao seu estabelecimento!

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