8 tecnologias para restaurantes mais utilizadas atualmente

Conheça as 8 principais tecnologias para restaurantes da atualidade e entenda como pelo menos uma delas pode otimizar seu atendimento e impulsionar suas vendas.

Por Redação Goomer 27 de Julho de 2020 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
8 tecnologias para restaurantes mais utilizadas atualmente

Compartilhe:

Ofertando desde melhorias no atendimento ao cliente até aumento da eficiência operacional do restaurante como um todo, algumas tecnologias desempenham um papel cada vez mais relevante no foodservice, com destaque para os cardápios digitais.

Tais soluções entram numa lista completa somadas a outros sete recursos, e a lista está apresentada neste artigo!

Aproveite a leitura, entenda exatamente o que todo mundo quer dizer quando fala sobre modernizar um estabelecimento como o seu, aprenda a importância de abraçar mudanças e conheça detalhes sobre cada ferramenta.

O que são tecnologias para restaurantes e qual importância elas têm?

Tecnologias voltadas ao foodservice são aquelas que contribuem tanto para o processo de tiragem de pedidos quanto para o atendimento como um todo e para a maior agilidade do preparo de pratos, a organização de estoque, o controle financeiro, a divulgação, a atração e retenção de pessoas etc.

São ferramentas que ajudam os restaurantes a se tornarem mais sustentáveis – em todos os sentidos! – enquanto economizam tempo e dinheiro.

Elas até podem ser chamadas de “tecnologias dos restaurantes do futuro”, mas a verdade é que já fazem parte do presente de quase todo empreendimento que quer alcançar níveis mais altos de satisfação dos consumidores e de bem-estar organizacional, por exemplo.

Na lista das principais dentre todas as possibilidades, você vai encontrar sistemas de gestão (PDVs e ERPs), soluções de automação de estratégias de marketing e soluções de autoatendimento. Saiba mais no próximo tópico.

8 tecnologias para potencializar o seu restaurante

Dos cardápios digitais até robôs na cozinha, as inovações estão transformando a operação de empreendimentos do foodservice. Vale a pena conhecer as principais delas, até porque, pelo menos uma com certeza poderá ajudar você a tornar o seu restaurante mais lucrativo e rentável.

1. Cardápios digitais para atendimento presencial

Diferentes versões de cardápios digitais estão colocadas no mercado por especialistas em seu desenvolvimento e em sua implementação para atenderem às necessidades dos mais variados tipos de bares e restaurantes e também de todos os nichos de público-alvo.

Seus benefícios mostram porque investir em tecnologias de autoatendimento no foodservice: aumento do ticket médio em até 40%, redução de custos com o atendimento em até 50% e personalização, higiene e conforto colocados como prioridades para os fregueses.

Se quiser conhecê-los, você pode explorar opções como o cardápio digital em QR Code e o cardápio digital em tablet.

2. Cardápio digital para delivery

Um cardápio digital para delivery integrado às outras operações do restaurante também entra na lista de tecnologias importantíssimas tanto para vendas e experiência do cliente quanto para a gestão do negócio.

Isso acontece porque ele:

  • elimina a necessidade do pagamento de altas taxas por pedido aos marketplaces;
  • oferece comunicação direta entre estabelecimento e clientes, via WhatsApp;
  • disponibiliza um robô de autoatendimento para evitar perdas de consumidores decorrente da ausência de resposta de mensagens; e
  • permite que todos os envolvidos nos processos de pedido e entrega acompanhem as etapas do início ao fim, monitorando-as.

E o mais legal é que deliveries de todos os portes podem utilizá-lo!

3. Ferramentas de pagamento sem contato

Mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus virando, com o passar do tempo, apenas uma sombra terrível na lembrança, os pagamentos sem contato se mantêm relevantes.

As soluções que os possibilitam já se consolidaram como uma parte essencial da experiência em restaurantes e outros negócios, trazendo praticidade e segurança para os clientes e atendentes, e quem ainda prefere não aceitar o formato pode perder muita venda: a consultoria Juniper Research prevê um aumento de 113% no valor de transações sem contato até 2029.

4. PDVs integrados

Sistemas de gestão (PDVs) baseados na nuvem se tornaram comuns nas operações de restaurantes. Integrados a cardápios digitais, eles facilitam a gestão mesmo quando ela é feita de maneira remota, permitem gerenciar e armazenar dados com facilidade, emitir Notas Fiscais de forma automática e muito mais.

Os custos para tê-los são cada vez mais acessíveis e os gastos com manutenção também são pequenos. Apenas investigue a reputação da marca e do suporte antes de escolher, certificando-se de que cada etapa da adoção da tecnologia será acompanhada e orientada por especialistas.

5. Totem de autoatendimento

Voltado especificamente para estabelecimentos com atendimento em balcão, os totens de autoatendimento também trazem em suas descrições uma das palavras-chave quando o assunto é tecnologia em restaurante: integração.

Essas tecnologias têm pagamento integrado e permitem aos clientes visualizar o cardápio, escolher itens, personalizar pedidos e concluir a compra sem a necessidade de nenhuma intervenção humana, o que reduz filas e o tempo de espera.

6. Inteligência para gestão de estoque

Acredite se quiser, a Inteligência Artificial (IA) também está transformando a maneira como os restaurantes gerenciam seus estoques e planejam suas operações!

Programas que orientam decisões com base em análises de históricos e padrões de consumo, vêm para somar no cotidiano do foodservice enquanto reduzem problemas como a falta de insumos e o desperdício de alimentos.

Com eles, os restaurantes podem ajustar seus pedidos e seu relacionamento com toda a cadeia de suprimentos bem como criar ofertas e promoções com muito mais assertividade.

7. Ferramentas para automação do marketing

Nesta categoria, inclua aquelas voltadas para:

  • disparos automáticos de e-mail marketing;
  • gestão de redes sociais;
  • geração e segmentação de leads online;
  • etc.

Soluções capazes de permitir a construção de programas de fidelidade personalizados também podem entrar aqui.

8. Robôs na cozinha

Ficção científica? Que nada! Os robôs também ganham espaço, oferecendo maior precisão e velocidade na preparação de pratos e nas entregas.

Em diferentes versões e tamanhos, eles podem fazer delivery, fritar batatas, cortar vegetais, cozinhar alimentos e lavar pratos, permitindo que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.

Aliás, você já ouviu falar do Flippy? O “cozinheiro-robô” deu o que falar na mídia algum tempo atrás e já está até numa nova geração. Depois dá um Google nessa invenção da Miso Robotics pra ver o quanto ela é curiosa!

Agora…

Percebe como cada item desta lista prova que tendências para tecnologias em restaurantes podem ir ao infinito mais rápido do que a gente imagina? Ao mesmo tempo, muitos mostram que nenhum dono de restaurante precisa dar passos maiores do que as pernas se quiser modernização!

Automatizar é, sim, otimizar processos, reduzir erros e cortar gastos, mas isso não significa fazer investimentos exorbitantes.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos