Veja como o cardápio digital reduz custos operacionais

Mais do que entender como o cardápio digital reduz custos, você precisa conhecer, de uma vez por todas, outros motivos para implementá-lo. Leia este artigo!

Por Redação Goomer 18 de Julho de 2024 - Atualizado em 19 de Julho de 2024 6 min. de leitura
Veja como o cardápio digital reduz custos operacionais

Um cardápio digital reduz custos em restaurantes porque, com ele, fica muito mais fácil otimizar sua operação, minimizar pedidos errados tanto no bar quanto na cozinha e até cortar gastos com impressões e manutenção de cardápios físicos!

De quebra, a tecnologia melhora a experiência do consumidor, aumentando o ticket médio por mesa e por m² e os índices de fidelização.

Neste artigo, você entende, em detalhes, quais os benefícios financeiros das melhores soluções de autoatendimento do mercado, justamente para implementá-las com urgência por aí. Surpreenda-se!

Como o cardápio digital ajuda a reduzir custos: explicação rápida

Mais do que alavancar as vendas em restaurantes, um cardápio inteligente traz melhorias no âmbito operacional, levando à redução ou até à eliminação de gastos com:

  • refações de pratos e bebidas em decorrência de pedidos anotados errados ou mal interpretados pelos chefs ou bartenders;
  • reimpressões de cardápios físicos sempre que for necessário atualizar um produto ou uma precificação;
  • contratações de garçons freelancers ou extras para dias mais movimentados;
  • falta de fidelização de clientes por demora no atendimento ou baixa qualidade do serviço prestado; e
  • perda de novos clientes em decorrência da má reputação do estabelecimento quando o assunto é “atendimento”.
 

Além da facilidade de uso, o menu digital permite aos gestores alterar ou adaptar itens e descrições em tempo real, sem a necessidade de pausar a operação.

Ele também faz com que os pedidos cheguem automaticamente no bar ou na cozinha, por comanda ou monitor, eliminando falhas na comunicação tanto quanto a necessidade de uma grande equipe trabalhando todos os dias – agilizando o atendimento!

E proporciona mais interatividade para os clientes, permitindo que todos personalizem os pratos e as bebidas como desejam e façam as escolhas sem se sentirem pressionados para pedir, contribui com a atração de pessoas estrangeiras por ser um cardápio bilíngue e pode ser usado por pessoas de todas as idades ou mesmo com deficiência, afinal, é completamente acessível.

Especificamente o cardápio digital para delivery ainda traz outro diferencial importante não para a redução de custos, mas para ajudar na alavancagem das vendas: o do autoatendimento virtual, ou seja, a possibilidade de programar mensagens automáticas no WhatsApp do delivery para não deixar ninguém esperando!

A seguir, você confere uma lista completa das principais despesas que pode cortar se decidir pela implementação da tecnologia.

5 custos reduzidos (ou eliminados!) com o cardápio digital

Aumento do ticket médio em até 40% é um dos benefícios que um estabelecimento do foodservice tem ao investir em cardápio digital, mas, em se tratando de reduzir custos em restaurantes, vale mencionar também o corte de até 50% dos investimentos no atendimento.

Aqui estão outras cinco economias que vão fazer seus olhos brilharem!

1. Com impressões de cardápios físicos

Sem a necessidade constante de reimprimir menus em papel, os gastos com gráfica ou papelaria diminuem significativamente.

E até quem antes usava cardápio em PDF vai se sentir aliviado a partir da implementação de uma solução de autoatendimento: se tempo também é dinheiro e acabam todas as loooongas horas dedicadas à atualização e ao compartilhamento de novos arquivos sempre que era necessário fazer uma mudança, mais custos são cortados.

2. Aqueles ligados ao desperdício de insumos

Como você agiliza o atendimento, evita que um prato seja servido frio ou uma sobremesa derretida, por exemplo, afinal, os garçons ficam mais livres para executar tarefas que só eles podem fazer.

Além disso, a comunicação feita de forma automatizada tem menos erros e falhas na interpretação, então, as chances de preparos enganados e que fogem aos pedidos dos clientes são menores.

3. Com contratações de mais pessoas para a equipe

Podendo reorganizar as funções dos seus atendentes fixos e deixando a tiragem de pedidos exclusivamente com o cardápio digital, você mantém, na sua equipe, somente bons garçons e, de quebra, elimina a necessidade de chamar freelancers nos dias ou horários mais movimentados.

Um restaurante com tecnologia é sinônimo de lugar de gente trabalhando sem precisar se amontoar, mais feliz e de forma mais produtiva!

4. Com promoções que dão errado

A partir do momento que um(a) gestor(a) de restaurante tem o cardápio digital como aliado das operações, os relatórios emitidos através da solução trazem dados muito mais assertivos para a definição de novas promoções e ofertas, o que diminui o risco de elas darem errado e levarem o caixa para o vermelho naquele mês.

 

Para completar, a inovação permite que os gestores programem dias e horários específicos para que as ofertas sejam apresentadas aos consumidores, incentivando-os a consumir itens promocionais somente quando o restaurante quer que isso aconteça.

Os gastos com marketing também caem já que anúncios e banners são exibidos no próprio menu.

5. As despesas tidas com a implementação de vários sistemas

Quem implementa um tipo de cardápio digital pode, no futuro, optar por trabalhar com o tipo escolhido e mais uma ou duas versões diferentes da tecnologia. Por exemplo, dá para começar com cardápio em QR Code e depois implementar um menu para delivery ou migrar para um totem de autoatendimento!

Isso sem precisar recorrer a outras marcas ou soluções, economizando um dinheiro que seria gasto em novas contratações.

Especificamente no caso da Goomer, ainda são eliminadas as despesas – também de tempo e dinheiro – com integrações difíceis ou praticamente impossíveis a PDVs e ERPs, pois a Goomer conta com mais de 70 empresas parceiras para facilitar o dia a dia de seus clientes.

Estes e outros esclarecimentos estão num artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre os cardápios digitais da marca. Vale conferir em seguida!

Agora, qual a importância de reduzir custos em restaurantes?

Provavelmente você já saiba a resposta para esta pergunta, mas não custa reforçar: só a redução de custos lhe permitirá tanto controlar os seus lucros quanto ter um financeiro balanceado e não se deparar com surpresas no fim do mês ou do ano.

Tem mais:

  • previsibilidade de receita;
  • sustentabilidade do negócio;
  • possibilidade de expansão; e
  • novos investimentos mais assertivos.
 

São outros motivos para agir imediatamente!

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a redução de custos operacionais em restaurante representa 25% de todo o faturamento do negócio. Já passou da hora de buscá-la, não?

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos