Um cardápio digital reduz custos em restaurantes porque, com ele, fica muito mais fácil otimizar sua operação, minimizar pedidos errados tanto no bar quanto na cozinha e até cortar gastos com impressões e manutenção de cardápios físicos!
De quebra, a tecnologia melhora a experiência do consumidor, aumentando o ticket médio por mesa e por m² e os índices de fidelização.
Neste artigo, você entende, em detalhes, quais os benefícios financeiros das melhores soluções de autoatendimento do mercado, justamente para implementá-las com urgência por aí. Surpreenda-se!
Como o cardápio digital ajuda a reduzir custos: explicação rápida
Mais do que alavancar as vendas em restaurantes, um cardápio inteligente traz melhorias no âmbito operacional, levando à redução ou até à eliminação de gastos com:</p
- refações de pratos e bebidas em decorrência de pedidos anotados errados ou mal interpretados pelos chefs ou bartenders;
- reimpressões de cardápios físicos sempre que for necessário atualizar um produto ou uma precificação;
- contratações de garçons freelancers ou extras para dias mais movimentados;
- falta de fidelização de clientes por demora no atendimento ou baixa qualidade do serviço prestado; e
- perda de novos clientes em decorrência da má reputação do estabelecimento quando o assunto é “atendimento”.
Além da facilidade de uso, o menu digital permite aos gestores alterar ou adaptar itens e descrições em tempo real, sem a necessidade de pausar a operação.
Ele também faz com que os pedidos cheguem automaticamente no bar ou na cozinha, por comanda ou monitor, eliminando falhas na comunicação tanto quanto a necessidade de uma grande equipe trabalhando todos os dias – agilizando o atendimento!
E proporciona mais interatividade para os clientes, permitindo que todos personalizem os pratos e as bebidas como desejam e façam as escolhas sem se sentirem pressionados para pedir, contribui com a atração de pessoas estrangeiras por ser um cardápio bilíngue e pode ser usado por pessoas de todas as idades ou mesmo com deficiência, afinal, é completamente acessível.
Especificamente o cardápio digital para delivery ainda traz outro diferencial importante não para a redução de custos, mas para ajudar na alavancagem das vendas: o do autoatendimento virtual, ou seja, a possibilidade de programar mensagens automáticas no WhatsApp do delivery para não deixar ninguém esperando!
A seguir, você confere uma lista completa das principais despesas que pode cortar se decidir pela implementação da tecnologia.
5 custos reduzidos (ou eliminados!) com o cardápio digital
Aumento do ticket médio em até 40% é um dos benefícios que um estabelecimento do foodservice tem ao investir em cardápio digital, mas, em se tratando de reduzir custos em restaurantes, vale mencionar também o corte de até 50% dos investimentos no atendimento.
Aqui estão outras cinco economias que vão fazer seus olhos brilharem!
1. Com impressões de cardápios físicos
Sem a necessidade constante de reimprimir menus em papel, os gastos com gráfica ou papelaria diminuem significativamente.
E até quem antes usava cardápio em PDF vai se sentir aliviado a partir da implementação de uma solução de autoatendimento: se tempo também é dinheiro e acabam todas as loooongas horas dedicadas à atualização e ao compartilhamento de novos arquivos sempre que era necessário fazer uma mudança, mais custos são cortados.
2. Aqueles ligados ao desperdício de insumos
Como você agiliza o atendimento, evita que um prato seja servido frio ou uma sobremesa derretida, por exemplo, afinal, os garçons ficam mais livres para executar tarefas que só eles podem fazer.
Além disso, a comunicação feita de forma automatizada tem menos erros e falhas na interpretação, então, as chances de preparos enganados e que fogem aos pedidos dos clientes são menores.
3. Com contratações de mais pessoas para a equipe
Podendo reorganizar as funções dos seus atendentes fixos e deixando a tiragem de pedidos exclusivamente com o cardápio digital, você mantém, na sua equipe, somente bons garçons e, de quebra, elimina a necessidade de chamar freelancers nos dias ou horários mais movimentados.
Um restaurante com tecnologia é sinônimo de lugar de gente trabalhando sem precisar se amontoar, mais feliz e de forma mais produtiva!
4. Com promoções que dão errado
A partir do momento que um(a) gestor(a) de restaurante tem o cardápio digital como aliado das operações, os relatórios emitidos através da solução trazem dados muito mais assertivos para a definição de novas promoções e ofertas, o que diminui o risco de elas darem errado e levarem o caixa para o vermelho naquele mês.
Para completar, a inovação permite que os gestores programem dias e horários específicos para que as ofertas sejam apresentadas aos consumidores, incentivando-os a consumir itens promocionais somente quando o restaurante quer que isso aconteça.
Os gastos com marketing também caem já que anúncios e banners são exibidos no próprio menu.
5. As despesas tidas com a implementação de vários sistemas
Quem implementa um tipo de cardápio digital pode, no futuro, optar por trabalhar com o tipo escolhido e mais uma ou duas versões diferentes da tecnologia. Por exemplo, dá para começar com cardápio em QR Code e depois implementar um menu para delivery ou migrar para um totem de autoatendimento!
Isso sem precisar recorrer a outras marcas ou soluções, economizando um dinheiro que seria gasto em novas contratações.
Especificamente no caso da Goomer, ainda são eliminadas as despesas – também de tempo e dinheiro – com integrações difíceis ou praticamente impossíveis a PDVs e ERPs, pois a Goomer conta com mais de 70 empresas parceiras para facilitar o dia a dia de seus clientes.
Estes e outros esclarecimentos estão num artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre os cardápios digitais da marca. Vale conferir em seguida!
Agora, qual a importância de reduzir custos em restaurantes?
Provavelmente você já saiba a resposta para esta pergunta, mas não custa reforçar: só a redução de custos lhe permitirá tanto controlar os seus lucros quanto ter um financeiro balanceado e não se deparar com surpresas no fim do mês ou do ano.
Tem mais:
- previsibilidade de receita;
- sustentabilidade do negócio;
- possibilidade de expansão; e
- novos investimentos mais assertivos.
São outros motivos para agir imediatamente!
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a redução de custos operacionais em restaurante representa 25% de todo o faturamento do negócio. Já passou da hora de buscá-la, não?
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