Existem várias maneiras de usar a tecnologia na operação de um restaurante, tanto para ajudar a gestão de cada setor quanto para deixar mais estratégico o trabalho de garçons. Você pode, por exemplo, inovar através da implementação de um sistema PDV e de um cardápio digital.
Softwares para o controle de estoque, para a administração de reservas e filas e até ferramentas de marketing digital também entram na lista. O importante é apostar nas alternativas que façam sentido para as necessidades do negócio e do público-alvo!
Quer saber mais? Continue lendo.
Quais os tipos de tecnologia indicadas para restaurante atualmente?
PDVs e ERPs, cardápios digitais, sistemas de gestão de reservas e de filas, softwares para a gestão da cozinha (KDS), inovações para a obtenção de feedbacks, ferramentas de marketing digital e tecnologias capazes de ajudar na adequação do estabelecimento às imposições da Vigilância Sanitária compõem uma lista das principais inovações usadas – ou, pelo menos, pesquisadas – por restaurantes atualmente.
Abaixo, confira mais detalhes para entender por quê elas se destacam!
8 tecnologias usadas em bares e restaurantes
Algumas das alternativas que você vai conhecer adiante talvez já façam parte do cotidiano do seu negócio, outras talvez precisem ser consideradas com urgência.
1. PDV
Um sistema de PDV para restaurante contribui com a organização de todo o estabelecimento, aumentando os lucros e reduzindo desperdícios (de insumos, tempo da equipe e dinheiro, claro!).
Com ele, é possível fazer gerenciamento de pedidos e envio automático para a cozinha e geração de relatórios completos e detalhados sobre vendas.
Além disso, o restaurante passa a poder aceitar mais formas de pagamento, mostrando flexibilidade e disponibilidade para se adequar às necessidades dos consumidores.
2. ERP
Um Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão empresarial, na tradução do inglês para o português, simplifica e desburocratiza, principalmente, o dia a dia dos gestores.
Ele permite monitorar o estoque em tempo real e, consequentemente, prever demandas.
3. Cardápios digitais
Para quem quer atendimento no restaurante com tecnologia acessível, os cardápios digitais não podem ficar de fora!
Existem vários modelos deles para que cada restaurante implemente aquele que fizer mais sentido em relação à proposta de negócio e ao público-alvo e existe até mesmo cardápio digital exclusivo para delivery.
Dentre os diversos benefícios da tecnologia, destacam-se:
- aumento do ticket médio em até 40%;
- eliminação de gastos com contratações de freelancers e extras;
- redução no número de clientes perdidos por falta de atendimento no delivery;
- programação de dias e horários específicos para a exposição de combos e promoções;
- atualizações em tempo real; e
- atribuições mais estratégicas para os garçons.
E, para quem oferecer atendimento em balcão e precisar de agilidade e praticidade, outra alternativa que traz as mesmas vantagens é o totem de autoatendimento. Você conhece?
4. Gestores de filas e reservas
Se estiver precisando gerenciar mais e/ou melhor a capacidade do seu estabelecimento, as filas em dias mais cheios e a comunicação com quem entra em contato para reservar mesas, gestores de filas e reservas vão ajudar!
De quebra, quem os utiliza consegue levantar dados mais completos dos clientes – e-mail, data do aniversário, quantidade de visitas ao local etc. – e usar as informações em ações de marketing.
5. KDS
O sistema KDS substitui as comandas em papel e implementá-lo pode eliminar gastos com bobina e tinta de impressora e facilitar a transmissão dos pedidos do atendimento para a cozinha ou para o bar.
A eficiência do trabalho de chefs e bartenders aumenta, afinal, eles enxergam o que precisam preparar de forma muito mais nítida, visível e técnica.
Em paralelo, os donos dos restaurantes ficam de olho em dados relevantes, a exemplo do tempo de preparação de cada prato, e pedidos enviados diretamente para onde eles precisam chegar reduzem erros que levam ao desperdício de insumos!
6. Ferramentas para avaliações e feedbacks
Alguns softwares disponíveis no mercado permitem o levantamento da opinião dos clientes em tempo real, ou seja, enquanto eles ainda estão no restaurante. Outros permitem o monitoramento e a resposta de feedbacks nas redes sociais.
E a grande maioria deles também ajuda na coleta de dados para identificação de padrões e pontos que podem ser melhorados. Vale também para cardápios digitais em tablet.
7. Ferramentas voltadas ao marketing digital
Aqui vão algumas tecnologias específicas para considerar para o marketing do seu restaurante:
- redes sociais (sim, elas são inovações e você deve usar e abusar das ferramentas comerciais dentro delas!);
- soluções para a otimização de conteúdos de blogs e do site voltadas aos mecanismos de busca (SEO), para aumentar a visibilidade online do estabelecimento; e
- ferramentas para produção e disparo de e-mails marketing.
Dá para usar algumas sem pagar nada! Pesquise.
8. Tecnologias para adequação às normas da Anvisa
Sensores e sistemas de monitoramento de temperatura de geladeiras e câmaras frias, tecnologias para cuidados mais adequados com o estoque e sites e outras plataformas para aplicação de treinamento aos funcionários são soluções que ajudam o restaurante a se adequar às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Essas alternativas, assim como todas as outras listadas, tornam-se benéficas tanto para quem administra um negócio dentro do foodservice quanto para quem trabalha nele.
Consegue notar?
A importância de novas tecnologias em bares e restaurantes
Donos, funcionários e clientes têm muito a ganhar quando um restaurante implementa tecnologias em seu cotidiano.
- Os cardápios digitais se tornam a ferramenta de trabalho mais importante dos garçons e, integrados a bons PDVs, geram relatórios importantíssimos para análise e transformações no estabelecimento.
- Sistemas como um todo facilitam o manejo de estoque, os cuidados com o giro do caixa e até a gestão de pessoal, dentre outros.
- Plataformas ligadas ao trabalho com marketing, ofertas e promoções, por sua vez, permitem o melhor direcionamento e a construção mais assertiva de campanhas.
- As mudanças trazidas pela aplicação de recursos como estes levam a experiência do consumidor ao seu mais alto nível, colocando a comida do estabelecimento na boca do povo, inclusive literalmente!
Vantagem competitiva, melhor reputação e mais valor agregado são, ainda, outros benefícios, e quem não se mantiver atualizado dificilmente conseguirá usufruir deles, então, a dica é começar.
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