Para usar o e-mail marketing em seu delivery, comece separando sua base de contatos em grupos, estudando quais conteúdos são adequados para os seus objetivos e, principalmente, como fazer envios que resultem em mensagens realmente abertas pela sua clientela – e não movidas diretamente para o lixo.
Afinal, você quer garantir que todo o seu esforço em criar mensagens impactantes e funcionais não termine numa caixa de spam, né?
Não se preocupe: as dicas deste artigo foram elencadas para que lhe tornar mestre nessa arte. Boa leitura!
Como fazer propaganda de delivery por e-mail em 8 passos
A propaganda por e-mail segue os princípios do marketing digital, por isso, o primeiro passo para fazê-la é conhecer bem o seu público-alvo no delivery e oferecer um layout (visual) atrativo, capaz de capturar a atenção do leitor.
Os outros passos foram listados abaixo!
1. Segmente seus contatos
Separe e personalize a sua lista de contatos em grupos. Coloque clientes novos em um, os mais fiéis em outro e, por fim, os que precisam ser reconquistados em um diferente.
Aproveite também para separar aqueles que se inscreveram voluntariamente para receber as comunicações daqueles cujo e-mail você conseguiu através de outras formas de relacionamentos, como em feiras e eventos. Essa segmentação vai ajudar a definir ofertas que façam sentido para cada grupo.
2. Crie assuntos atrativos para seus e-mails
Desperte a curiosidade do destinatário com assuntos irresistíveis. Pense no que faria você abrir uma mensagem no meio de um mar de e-mails recebidos todos os dias.
3. Use a exclusividade a seu favor
Ofereça, de forma exclusiva aos destinatários dos e-mails, descontos, brindes e divulgue o programa de fidelidade do seu delivery, caso você já tenha um.
4. Capriche na identidade visual
Crie templates personalizados para seus e-mails marketing, usando imagens de alta qualidade e um layout otimizado para que os clientes façam uma boa leitura e para que a mensagem não demore a carregar.
5. Crie um storytelling
Escreva mensagens com boas narrativas que o conecte aos seus clientes. Conte uma história sobre como o prato em promoção esta semana lembra aquela sopa caseira da vovó ou mesmo como o tempero da sua nova receita é um segredo de família, levando o leitor a engajar no seu conteúdo através da ativação da memória afetiva.
6. Seja assertivo(a)
Dê instruções diretas e claras quanto ao que você quer que o cliente faça a partir daquele e-mail. Você pode direcioná-lo para as redes sociais do seu negócio ou incentivá-lo a abrir o seu cardápio digital para delivery e fazer um pedido com um cupom de desconto.
7. Automatize para não passar trabalho
Envie e-mails em massa com a ajuda de softwares de automação específicos para a tarefa e garanta que nenhum dos seus e-mails deixe de ser enviado.
8. Monitore os resultados dos envios
Avalie a performance das suas campanhas, analisando quantos destinatários abriram as mensagens, quantos tomaram alguma ação ou clicaram em algum link dentro do conteúdo ou mesmo quantos se desinscreveram da sua lista de envios. Esses dados são fornecidos pelos mesmos softwares que você leu sobre no passo anterior.
A criação das mensagens em si também é um ponto crucial para o sucesso da sua ação, por isso, inclua sempre frases para clientes de delivery que sejam marcantes. O próximo tópico dá dicas importantes de como fazer o conteúdo propriamente dito.
Como criar e fazer um e-mail de marketing para o delivery?
Para escrever um e-mail de divulgação, defina claramente qual o objetivo da comunicação: mais vendas, fidelização de clientes, apresentação de novos produtos ou outros. Metas claras ajudam muito no direcionamento e na escolha da sua estratégia.
E nada melhor do que seguir as orientações sinalizadas na tabela abaixo!
Confira como criar um e-mail eficiente | |
Assunto | O campo “assunto” precisa ser irresistível, de preferência fazendo algum convite que torne a ação de abrir o e-mail inevitável. Mesmo assim, fale a verdade – e apenas ela! Exemplos: “Só hoje e para os 10 primeiros clientes!”, “Presente exclusivo para você!” |
Conteúdo | O seu conteúdo deve ser composto por uma introdução, um corpo e uma chamada para ação. Veja o que fazer em cada etapa! Introdução: apresente o tema do e-mail em questão Corpo do e-mail: traga argumentos ou ofereça algo ao leitor, a exemplo de vantagens exclusivas para quem estiver inscrito na lista de e-mails. Chamada para ação: convoque o leitor a tomar alguma atitude no fim da leitura. Você pode oferecer códigos promocionais para que ele faça um pedido garantindo um bom desconto ou mesmo linkar as redes sociais ou cardápio do seu estabelecimento, convidando-o a clicar. |
Imagens | Faça uma seleção de fotos fiéis aos seus produtos, que sejam atraentes sem parecerem fora da realidade e que estejam em alta qualidade, mas em formato otimizado para não pesar o e-mail. Fotos muito “pesadas” acabam deixando o carregamento do conteúdo mais lento e fazendo com que o leitor deixe de abrir a mensagem por completo muitas vezes. |
Layout | Nada de atulhar o e-mail com informação e imagens em excesso. Organize tudo com simplicidade, use textos curtos e parágrafos reduzidos, além de recorrer a cores compatíveis com sua identidade visual. |
Testes | Vale muito a pena fazer testes para conferir se as taxas de abertura, cliques e conversão estão boas. Faça ajustes se os resultados não forem os esperados para melhorar o desempenho ao fazer a distribuição em massa. |
Atente-se também a mais algumas dicas, elencadas abaixo.
- Use uma linguagem clara e concisa, com sentenças mais curtas.
- Atente-se a erros gramaticais e ortográficos. Peça a um especialista para revisar o conteúdo se possível.
- Inclua links para suas redes sociais e site próprio, garantindo mais tráfego para essas páginas.
- Implemente protocolos de segurança para os envios contando com um suporte de Tecnologia da Informação (TI).
- Nunca deixe de disponibilizar um botão ou link para cancelamento das inscrições de quem recebe seus e-mails.
- Certifique-se de que o remetente dos envios esteja correto.
- Cuidado com a frequência dos envios! Você não quer irritar ninguém em vez de agradar, certo?
Finalmente, acompanhe as taxas de abertura, cliques e conversão dos seus e-mails, utilizando ferramentas de análise para identificar e corrigir problemas de entregabilidade.
Monitorar os resultados e conferir se o conteúdo do e-mail faz jus aos seus objetivos são ações tão imprescindíveis quanto as outras listadas até aqui.
Quais os objetivos de um e-mail marketing para delivery?
O e-mail marketing para delivery serve para vender mais, fidelizar consumidores, informar o público ou reativar uma base de clientes que já pediu do seu negócio uma vez, mas faz tempo que não dá o ar da graça.
Que tal anotar as melhores estratégias para atingir cada um dos objetivos listados acima?
Vender
Para vender mais através do e-mail marketing, crie promoções específicas para esse canal, a exemplo de cupons de desconto, brindes e frete grátis.
Gatilhos mentais de escassez (“Apenas cinco unidades em estoque!”), urgência (“A promoção acaba hoje!”), reciprocidade (“Você mata a fome e nós matamos a saudade de você!”) e prova social (‘Nosso delivery é 5 estrelas no Google!”) podem ajudar nesse momento também e convencer o cliente a realizar uma compra.
Fidelizar
Foque sua comunicação em recompensas e programas de fidelidade, como a possibilidade de o cliente ter cashback em suas compras, por exemplo. Acrescentar conteúdo útil como dicas, tutoriais, ebooks e infográficos também é uma forma de mostrar que você quer premiar aqueles que estão sempre ao seu lado.
Somado a isso, não esqueça de tratar o cliente diretamente pelo nome, principalmente se o tom de voz da sua marca for mais casual.
Informar
Recorra ao envio de curiosidades, fale do lançamentos de produtos, serviços, eventos que estão por vir ou divulgue seu blog com materiais informativos. Oferecer dicas e conteúdo útil, assim como na fidelização, é uma forma de informar seu público e mostrar que você se preocupa com ele.
Lembre-se de usar uma linguagem clara e objetiva, facilitando a compreensão ao máximo.
Reativar
Crie ofertas especiais, com descontos exclusivos para os sumidos, relembrando os benefícios do seu delivery e dando destaque ao que ele está perdendo. Foque em assuntos irresistíveis: despertar a curiosidade do cliente é essencial nesse objetivo.
Veja alguns modelos de e-mail marketing para delivery que servem como inspiração antes de ir!
4 exemplos de e-mail marketing para delivery de comida
Bons exemplos de e-mail marketing seguem o padrão de mensagens curtas e concisas, com objetivo de comunicação muito bem definido já no campo assunto e principalmente convocando o cliente a agir de forma clara e direta.
Confira, a seguir, 4 exemplos de e-mail marketing com diferentes objetivos!
1. E-mail promocional
Assunto: Descontos de até 50% no seu delivery! Corpo do e-mail: Olá, [Nome] Que tal aproveitar o melhor da culinária com descontos incríveis? Nesta semana, estamos com ofertas imperdíveis em diversos pratos! Pizza: 50% de desconto na segunda redonda Sushi: 30% de desconto em pedidos acima de R$ 100 Hambúrguer: 20% de desconto no combo completo Use o cupom [código] no nosso site ou app e Aproveite! [link direto para o site/app] Não perca essa chance. Equipe [nome do delivery] |
2. E-mail de novidades
Assunto: Novidade no cardápio: sushi vegetariano! Corpo do e-mail: Olá, [Nome] Temos uma ótima notícia para os amantes de sushi! Acabou de chegar, no nosso cardápio uma seleção deliciosa de sushi vegetariano: • temaki de shiitake com cream cheese • hossomaki de abobrinha com gergelim • uramaki de cenoura com tofu • niguiri de palmito com pesto Experimente agora! Acesse o site ou app e faça seu pedido: [link para o site / app] Equipe [nome do delivery] |
3. E-mail de fidelização
Assunto: Um brinde especial no seu próximo pedido! Corpo do e-mail: Olá, [Nome] É incrível ter você como nosso cliente fiel! Para agradecer sua preferência, queremos lhe presentear com um brinde especial no seu próximo pedido. Na compra acima de R$ 50, escolha o item que preferir: • caneca personalizada • ecobag reutilizável • porta-guardanapos artesanal Para garantir seu prêmio, use o cupom [código] Obrigado pela preferência! Equipe [nome do delivery] |
4. E-mail de reativação
Assunto: Estamos com saudades! Volta? Corpo do e-mail: Olá, [Nome] Faz tempo que você não pede seu prato preferido com a gente! Sentimos sua falta e queremos oferecer um desconto especial para você volta. Aproveite 20% de desconto em seu próximo pedido! Basta usar o cupom [código] e acessar nosso site ou app para fazer seu pedido: [link direto para site / app] Vem matar a saudade! Equipe [nome do delivery] |
Pronto! Agora que você já tem tudo o que precisa em mãos para começar suas campanhas, é só ficar por dentro das tendências do delivery de modo geral e contar com a Goomer para se manter atualizado(a) com quem entende do assunto. Até a próxima!
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