Custo de Aquisição de Clientes (CAC) de restaurante: calcule

Você sabe o que considerar no cálculo de Custo de Aquisição de Clientes (CAC) do seu restaurante e por que fazer a conta? Conhece a fórmula? Aprenda tudo aqui!

Por Redação Goomer 20 de Agosto de 2025 - Atualizado em 21 de Agosto de 2025 5 min. de leitura
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) de restaurante: calcule

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Encontre o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) do seu restaurante, dividindo o total investido em marketing em determinado período pelo número de consumidores cativados neste espaço de tempo e faça campanhas mais assertivas!

Com o cálculo, mesmo tendo margens apertadas e enfrentando uma concorrência acirrada, você vai conseguir fazer investimentos estratégicos nas suas ações de marketing, crescendo de verdade através deles (ou com elas).

A seguir, veja como fazer a matemática na prática e encontrar o ponto de equilíbrio entre custo, retorno e fidelização  por aí.

O que entra no cálculo do Custo de Aquisição de Clientes em restaurantes?

Antes de usar uma fórmula para encontrar um número, é importante que você saiba: no cálculo de CAC em restaurantes entram todos aqueles investimentos com divulgação e atração de novos consumidores, ou seja, feitos para chamar alguém para uma primeira compra.

A maioria dos estabelecimentos considera gastos com:

  • Cupons, brindes e descontos de boas-vindas
  • Anúncios no Facebook, Google, Instagram etc.
  • Panfletos e ações promocionais offline
  • Parcerias com influenciadores
  • Comissões de apps de delivery se usados para captar novos clientes
  • Custos com equipe de marketing, agências ou consultorias no período analisado

Sem dúvidas, o investimento costuma ser mais alto em restaurantes recém-inaugurados e, nesse caso, inclusive, a recomendação é calcular o CAC considerando o total investido na inauguração em vez de focar só em ações de marketing.

Mas tem muito negócio por aí gastando tanto quanto um lugar que abriu semana passada, o que preocupa!

Se a sua operação já está ativa há algum tempo, meça o CAC por canal ou campanha para entender o que está trazendo retorno real.

De um jeito ou de outro, o raciocínio será este do próximo tópico.

Como calcular CAC em restaurantes?

Antes de mais nada, defina o período de análise, liste os custos envolvidos e identifique quem, de fato, é um cliente novo. Aí faça as contas. O resultado vai mostrar se os investimentos estão realmente surtindo efeito positivo.

Siga este passo a passo:

1. Defina o período de análise

Escolha um intervalo de tempo, como um mês, o período que durou uma campanha específica ou o primeiro trimestre após a inauguração. Encontre o CAC desse momento.

2. Liste todos os custos envolvidos

Reúna quanto você gastou para atrair novos clientes no período escolhido e detalhe cada gasto: para onde foi o dinheiro? Quanto mais organizado for esse levantamento, mais assertivo será o resultado da conta.

3. Identifique clientes novos

Descubra exatamente quem comprou no seu restaurante pela primeira vez durante o intervalo de tempo aplicado na análise. Clientes recorrentes, mesmo que tenham vindo por uma campanha, não contam!

O ideal para você fazer a descoberta é cruzar os dados registrados na ação de marketing que você está estudando com aqueles que constam nas pesquisas de satisfação do seu cardápio digital, no seu sistema de gestão, programa de fidelidade, PDV ou CRM, por exemplo.

4. Calcule o CAC

Então, use a fórmula para calcular o Custo de Aquisição de Clientes no setor de alimentação:

CAC = total investido em aquisição ÷ número de novos clientes no período

Se o seu restaurante tiver investido R$ 2 mil em tráfego pago e atraído 80 clientes através das redes sociais ou do Google, o CAC vai equivaler a R$ 2 mil ÷ 80= R$ 25/pessoa.

Houveram outros investimentos? Tipo em panfletagem local e cupons de desconto de delivery? Considere-os também, mas separadamente!

R$ 200 em panfletos atraíram 20 clientes: CAC = R$ 10/pessoa
R$ 500 em cupom atraíram 10 clientes: CAC = R$ 50/pessoa

O CAC que fica consideravelmente abaixo do ticket médio costuma ser positivo para o setor de alimentação. Se quiser uma porcentagem mais precisa, anota aí: CAC ideal = 20% do ticket médio, podendo variar para mais ou para menos conforme a margem de lucro.

Mantenha canais com CAC baixo e bom retorno em termos de recorrência e elimine aqueles com CAC alto e/ou baixo volume de vendas.

Verifique quais canais não trouxeram resultados, mas ainda podem trazer e ajuste as campanhas ou ofertas. Estude até ajustar a segmentação.

E lembre-se: se há recorrência, o Custo de Aquisição de Cliente diminui e o valor gerado por um mesmo consumidor ao longo do tempo aumenta, ou seja, ponto positivo também para o LTV (Lifetime Value) do restaurante.

“Não gostei do resultado: como reduzir o CAC?”

Depois de fazer as contas, se o Custo de Aquisição de Clientes no seu estabelecimento for desproporcional ao retorno ou desequilibrado em relação ao ticket médio ou prejudicial em relação ao LTV, talvez você nem precise gastar menos, mas gastar melhor!

  • Priorize canais próprios de comunicação
  • Reduza a dependência de apps de delivery
  • Crie um programa de fidelidade para recompensar que volta
  • Pense em combos e promoções mais adequados aos hábitos de consumo e desejas de quem aparece pela primeira vez
  • Automatize etapas do pedido ao pagamento para reduzir os esforços da equipe e melhorar a conversão

Você consegue! Diminuir CAC não depende de uma ação pontual: tudo é um processo contínuo de melhorias, então, quanto mais estratégia, melhor!

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