Para fazer uma pesquisa de satisfação com um cardápio digital, primeiro, providencie a solução de autoatendimento que conte com o recurso. Depois, vai ser só escolher as perguntas que desejar fazer aos clientes, incluí-las na ferramenta e começar a coletar as respostas.
Não se esqueça de analisar cada uma delas também!
Esta é uma das maneiras mais eficientes de se obter insights importantes para campanhas de marketing e fidelização e, consequentemente, para o sucesso do restaurante, afinal, quando uma avaliação acontece assim que a refeição é consumida, os detalhes da experiência ainda estão frescos na mente e no paladar do freguês.
Além de tudo, com pesquisas no cardápio digital você impede que opiniões e feedbacks negativos, caso existam por algum motivo pontual, se espalhem pelas redes sociais ou baixem a avaliação do estabelecimento no Google: tudo fica no sistema e só o gestor do negócio pode acessar!
Mas existem várias outras razões para você adotar a ferramenta, quer conhecê-las?
Por que mudar para um cardápio digital?
Autonomia, comodidade e agilidade para os clientes, redução de erros e custos, aumento do número de pedidos por mesa e facilidade de alterações dos itens são algumas das principais razões para você migrar o cardápio do restaurante para um bom cardápio digital.
Diferentemente do menu em PDF compartilhado por mensagem e da versão tradicional em papel ou plástico, a tecnologia:
- acelera o atendimento;
- quando tem integração, aumenta ainda mais a lucratividade;
- permite que o consumidor customize o pedido;
- é diretamente conectada com a cozinha;
- pode ser atualizada em tempo real;
- divide os pedidos em comandas individuais;
- faz vendas sugestivas de extras ou adicionais; e
- melhora a experiência do cliente e a sua gestão como um todo.
Enquanto traz diversos outros recursos, incluindo o de coleta de feedbacks sobre a comida e o serviço, assunto principal deste artigo!
E qual é a importância dos feedbacks dos clientes para um restaurante?
Os comentários de quem consome seus produtos e decide passar um tempo de qualidade no seu espaço são a melhor maneira de identificar oportunidades de melhoria. Eles também ajudam você a saber o que está fazendo de bom e transmitir reconhecimento à equipe, melhorando a convivência de todos e a produtividade.
Dessa forma, opiniões e avaliações entram na lista de itens indispensáveis de quem deseja ver um negócio crescer e o manter de portas abertas por muitos anos!
Tem mais: o fato de uma marca demonstrar interesse em ouvir a opinião do público por si só é um diferencial. As pessoas sentem que têm um espaço seguro para expôr o que pensam, valorizam a sua preocupação e podem voltar mais vezes por causa disso.
Então, independentemente do formato escolhido para a sua pesquisa de satisfação, ouça, estude e, se pertinentes, incorpore feedbacks no dia a dia do seu restaurante.
Imagina só a reação dos consumidores ao perceberem que algum problema relatado foi resolvido ou alguma sugestão integrada à rotina do estabelecimento? Fidelização na certa!
A receita para uma boa pesquisa de satisfação
Para obter o retorno que você precisa, elabore questões enxutas e fáceis de entender, preferencialmente com abertura para respostas como “sim”, “não”, “bom”, “ruim” ou “neutro”, e aposte em opções de avaliações a serem feitas com alguma classificação numérica (de 0 a 5, por exemplo).
Tenha certeza de que ninguém vai levar mais de um ou dois minutinhos no preenchimento do formulário, use emojis nos textos para torná-los mais amigáveis, e deixe um campo livre para observações no final.
Veja sugestões legais de indagações!
Perguntas sobre o produto
- Como você avalia o sabor do prato que escolheu?
- O ponto da carne estava de acordo com o solicitado?
- A temperatura da comida estava adequada?
- A variedade do cardápio atendeu suas expectativas?
Perguntas sobre o atendimento
- O que você achou da qualidade do atendimento?
- Nosso atendimento superou suas expectativas?
- O tempo de espera para receber o pedido foi adequado?
- Você foi bem recebido(a) ao chegar?
- A equipe respondeu às suas dúvidas?
Perguntas sobre o estabelecimento
- A limpeza e organização do espaço corresponderam às suas expectativas?
- A temperatura do ambiente estava agradável?
- A iluminação do restaurante estava adequada para a ocasião?
- A tecnologia disponível melhorou sua experiência no restaurante?
Feedback aberto
- O que você mais gostou na sua experiência hoje?
- Gostaria de trazer algum destaque positivo ou negativo sobre a sua refeição?
- Alguma sugestão de melhoria?
- De 0 a 5, quais as chances de você recomendar o restaurante para outras pessoas? Por quê?
Apenas lembre de deixar o espaço livre para uma resposta em texto – ou deixa que o cardápio digital faz tudo por você!
Veja como fazer pesquisa de satisfação no cardápio digital Goomer
Com um cardápio digital em tablet ou um cardápio digital em QR Code da Goomer, você coleta avaliações e comentários de forma digital e em questão de poucos cliques e minutos. Na mesma ferramenta que o cliente faz e personaliza os pedidos, assim que a conta é fechada, ele pode deixar o feedback.
Para receber os louros de todo o seu cuidado ou mesmo encarar apontamentos de melhorias, basta escolher um plano da Goomer adequado aos negócios, criar e personalizar seu cardápio e seguir o passo a passo abaixo.
- No seu painel de gestão da Goomer, procure pela opção “Pesquisa de satisfação”
- Construa as questões e selecione o tipo de resposta esperado
- Elabore também uma pergunta aberta, deixando espaço para a resposta
- Salve e ative a pesquisa
- Veja quantas pessoas responderam seu formulário em uma semana, quinze dias ou um mês para entender se você deve fazer alguma mudança nas questões na busca por chamar mais atenção
- Através do mesmo painel de gestão, de qualquer dispositivo e a qualquer momento, monitore os resultados e retornos
- Aproveite para observar outros dados nos relatórios completos disponibilizados pela ferramenta
- Use os feedbacks e as informações ligadas a indicadores-chave de desempenho para melhorar as vendas e a reputação do seu negócio
Deixe os formulários entediantes no passado! Adote pesquisas interativas e modernas e melhore a experiência dos clientes de A a Z com cardápio digital!
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