Muda a experiência do cliente com cardápio digital? Descubra

Neste artigo, saiba como cardápio digital pode melhorar a experiência do cliente, aumentar o ticket médio e destacar seu restaurante no mercado de foodservice.

Por Redação Goomer 26 de Julho de 2024 - Atualizado em 05 de Agosto de 2024 6 min. de leitura
Muda a experiência do cliente com cardápio digital? Descubra

A experiência do cliente com cardápio digital equivale a um processo de modernização que realmente funciona para restaurantes! Essa experiência é impactada pela tecnologia porque ganha agilidade e personalização, além de a inovação encantar os consumidores.

Um menu inteligente prova que ferramentas digitais vêm marcando presença cada vez maior em todos os aspectos da vida dos seres humanos e que, no foodservice, não acontece diferente. Então, se você precisa de argumentos suficientes para implementá-lo hoje, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, explore os benefícios de cardápios digitais que vão desde a sua implementação até o fechamento do caixa no final do mês e aprenda para onde olhar na hora de medir seu sucesso (que virá, pode ter certeza).

Por que a experiência do cliente é crucial para restaurantes?

Uma boa experiência aumenta a fidelização de clientes no restaurante, as avaliações positivas em pesquisas e comentários online e offline e, consequentemente, o dinheiro que entra todos os dias.

Consumidores satisfeitos, portanto, voltam outras vezes e trazem amigos, enquanto aqueles que têm uma experiência ruim e saem insatisfeitos do estabelecimento não retornam e podem prejudicar a reputação da marca além de, por meio de comentários ou feedbacks online, afastar outros mais fiéis.

Dessa forma, o gestor que aposta em cardápios digitais para inovar no atendimento ao cliente de foodservice atrai interessados em seus produtos enquanto, ao mesmo tempo, acaba se destacando da concorrência por fornecer exclusividade e deixar claro que tem um compromisso a zelar com seu público.

E como o cardápio digital melhora a experiência do cliente?

Se você ainda não aderiu a um cardápio inteligente, está perdendo tempo e dinheiro, pois a agilidade, a praticidade e a personalização da interatividade lhe farão vender mais e melhor!

Dá uma olhada nestes e em mais alguns argumentos explicados logo abaixo.

Aumentando a agilidade e a praticidade

Imagine a cena: um cliente se acomoda à mesa no seu restaurante e, em vez de esperar por um garçom, escaneia um cardápio em QR Code já disponibilizado para ele ou acessa um cardápio em tablet com menu interativo e começa, imediatamente, a navegar por itens com títulos e descrições especiais, promoções em destaque, complementos e adicionais daquilo que quer comer etc..

Com poucos toques, ele faz o pedido – que é enviado diretamente para a cozinha! – e em minutos recebe a refeição completa, sem demora ou erros causados por falhas na comunicação entre cozinheiros e garçom.

Maravilha, não?

Permitindo personalização do começo ao fim do atendimento

Para além da agilidade, o mesmo consumidor que faz o pedido através de um sistema para bar ou restaurante ainda consegue solicitar ajustes específicos – de ingredientes, ponto da carne, tipo de molho, dentre outros – e ainda adicionar todos os complementos que quiser, aumentando o ticket médio.

Isso é tecnologia!

Contribuindo com a promoção da sustentabilidade

A eliminação do uso de papel para a impressão de menus é outro grande diferencial da adoção da tecnologia. Junto com ele, surge uma nova estratégia de marketing para o restaurante baseada na ênfase à sustentabilidade como um diferencial competitivo.

Acolhendo a diversidade

O cardápio digital ainda pode ser considerado 100% acolhedor, afinal, você consegue deixar muito mais claras todas as informações sobre cada um dos pratos (sinalizando opções vegetarianas, veganas, sem glúten e similares – para dietas restritas) e fazer o atendimento de consumidores estrangeiros sem aquele constrangimento de usar o Google Tradutor.

Convencido(a) a implementar?

Implementando seu cardápio digital em 4 passos rápidos

Desvendados os segredos dos impactos da inovação na experiência de clientes do foodservice, você provavelmente está com fome de implementá-la por aí! Se sim, siga em frente na leitura.

1. Escolha a tecnologia

Estude as diferentes opções de sistemas para restaurante e escolha a plataforma de cardápio digital que mais fizer sentido para você e o seu público-alvo. Procure por cardápios digitais que ofereçam integração com seu sistema de gestão para você ter ainda mais lucratividade e que sejam fáceis de usar tanto para a sua equipe quanto para os clientes.

Conte com a marca responsável pelo desenvolvimento do menu para ter todo o suporte necessário durante a implementação e para ajudá-lo(a) no treinamento do time logo em seguida.

2. Treine sua equipe

Realize uma capacitação inicial para todos os funcionários estarem aptos a usar a tecnologia e, mais do que isso, para mostrar a eles que ela deve ser uma ferramenta de trabalho da equipe; uma grande aliada do dia a dia.

No mais, aplique treinamentos regulares também para garantir que todos estejam sempre familiarizados com o sistema.

3. Informe a novidade aos clientes

A introdução de um cardápio digital é uma mudança significativa, então, deve ser bem comunicada aos clientes. Para isso, produza folhetos para divulgação offline e grave vídeos para as redes sociais, por exemplo.

Aproveite a oportunidade: movimente o seu marketing também! Dê descontos aos primeiros clientes que usarem a tecnologia por aí ou faça uma promoção exclusiva para aqueles que toparem deixar feedbacks.

4. Meça o sucesso da inovação

Finalmente, para medir o sucesso da experiência do cliente com cardápio digital, além de analisar indicadores de satisfação do consumidor, avalie também os famosos indicadores financeiros do seu negócio.

O que você precisa saber sobre os indicadores de satisfação do cliente

  • Use a própria ferramenta para coletar avaliações e comentários na busca por entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
  • Aproveite os relatórios completos e fáceis de compreender gerados pela tecnologia para medir a frequência de pessoas e compará-la com como era antes da implementação.
  • Não se esqueça de monitorar também o engajamento online, ou seja, as interações nas mídias sociais e as avaliações em páginas como o Google e o Trip Advisor.
 

Tudo para entender como os clientes estão recebendo a novidade!

Quais indicadores financeiros levar em consideração

Houve aumento das vendas e do ticket médio? O desperdício caiu? Novamente, recorra aos relatórios na busca por respostas.

 

Acima de tudo, não perca mais tempo!

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