Saiba como criar promoções e aumente o ticket médio com a Goomer!

Saiba como criar promoções e aumente o ticket médio com a Goomer!

Você pode usar as soluções de cardápio digital da Goomer para aumentar o ticket médio do seu restaurante através de um atendimento mais ágil e organizado, bem como para criar promoções e até programas de fidelidade 100% personalizados.

E essas não são as únicas funcionalidades pensadas pela número 1 do autoatendimento em foodservice para tornar a sua gestão mais eficiente, a sua equipe mais feliz e produtiva e o seu cliente mais satisfeito!

Neste artigo, veja todas as principais possibilidades e vantagens de utilizar uma plataforma moderna e inteligente.

Ticket médio: o que é e como calcular?

O ticket médio representa o valor médio gasto por cada cliente no seu restaurante. Para calculá-lo, você vai precisar dividir o valor total das vendas em determinado período pela quantidade de consumidores que estiverem no estabelecimento no mesmo período.

Imagine que uma cantina de comida italiana arrecadou R$ 20 mil em um 30 dias, atendendo 500 pessoas. Se ticket médio = total de venda ÷ número de clientes, então, o valor gasto por cliente na cantina no mês em questão ficou em cerca de R$ 40.

O que fazer para melhorar o ticket médio num restaurante?

A pessoa proprietária de um estabelecimento pode considerar algumas mudanças de estratégia no cotidiano dos negócios para aumentar o ticket médio.

  • Alterar a precificação dos itens vendidos com base na engenharia de cardápio
  • Avaliar de forma mais aprofundada o público-alvo e alterar ações de marketing
  • Implementar a tecnologia para oferecer um atendimento mais ágil e personalizado, aumentando os níveis de satisfação dos consumidores.
 

E, com a última alternativa, outros frutos serão colhidos também.

Como o cardápio digital aumenta o ticket médio?

Comodidade do pedido ao pagamento, personalização dos pratos, venda de extras e opcionais e possibilidade de o consumidor recorrer aos garçons só quando desejar explicam, dentre outros motivos, como o cardápio digital aumenta o ticket médio de um estabelecimento – em até 40%, no caso das soluções Goomer.

Do pedido ao pagamento em poucos cliques

As soluções da Goomer são projetadas para levar eficiência a todos os processos do atendimento. Cardápios digitais no tablet, por exemplo, podem ficar com a tela acesa o tempo todo e, dessa forma, o cliente não perde tempo: só precisa escolher o que quer comer e beber, confirmar e esperar, pagando em seguida também através da tecnologia.

Fotos que abrem o apetite

Ter um cardápio que apresente não apenas uma, mas três fotos de todo e cada produto vendido pelo restaurante é uma excelente maneira de incentivar os pedidos e abrir o apetite até de quem chega sem fome, já as pessoas exploram os pratos de diferentes ângulos e através de imagens de alta qualidade, tão reais que quase dá para sentir o cheiro.

Extras e complementos à livre escolha

Antes de o freguês concluir o pedido, o cardápio inteligente apresenta para ele uma janela com sugestões de opções que têm tudo a ver com o prato e/ou a bebida selecionados, o que aumenta as chances de adições e, consequentemente, o valor total da conta no fim da refeição.

Relação com o garçom só quando desejado

A tecnologia para restaurante ainda permite ao freguês fazer a opção de “chamar o garçom” clicando em um botão apenas quando ele realmente precisa do atendente.

Menos pressionado para escolher o que consumir, o cliente tende a pedir exatamente o que deseja, mesmo que seja o prato mais caro da casa ou uma combinação não tão tradicional, como batatas-fritas com sorvete!

Enquanto isso, não havendo a necessidade de ficar 100% disponível para uma única mesa ou praça, o garçom pode atender outros consumidores, mantendo-os no estabelecimento por mais tempo com a conta aberta e os pedidos rolando.

Destaques exibidos no momento perfeito

Os produtos que você acha importantes destacar ou as ofertas que só pretende oferecer em determinados momentos podem ficar programados para aparecer no menu só de tal a tal hora, nos dias X e Y, por exemplo.

Veja bem: a ideia de ter um cardápio digital não é deixar de fazer promoções, mas fazê-las do jeito certo e na hora certa e alcançando as pessoas certas!

Como as promoções ajudam no ticket médio do restaurante?

As promoções são fundamentais para atrair novos consumidores e incentivar o cliente que já está no restaurante a gastar mais. Elas têm como objetivo aumentar a quantidade de vendas de determinado produto através da redução de seu valor unitário ou gerar mais vendas de vários itens reunidos por um preço menor do que o que seria pago se os itens fossem comprados separadamente, como acontece em combos promocionais.

Além disso, quando direcionadas e divulgadas corretamente podem funcionar como uma estratégia muito importante para aumentar a rotatividade no estabelecimento.

Então, o conselho da Goomer é planejar cada uma de acordo com a sazonalidade e/ou pautado(a) em datas comemorativas.

Aproveite ainda para pensar em ofertas para dias e horários específicos – aqueles de menos movimento, se quiser aumentar a procura ou o happy-hour de sexta-feira se achar que vai compensar no bolso! – e não deixe de fazer testes o tempo todo, avaliando dados para saber o que funciona e o que precisa mudar.

Mais uma vez, usufrua dos diferenciais da plataforma Goomer na criação de descontos e promoções: relatórios obtidos através da ferramenta ajudam em toda a análise de métricas e, voltando à exibição de destaques no momento ideal, pense só num cliente que chega às 17h30 pensando em tomar apenas um refrigerante, mas às 18h percebe, na tela do menu em tablet, que está rolando uma promoção “double chopp” até às 21h!

Outro artigo aqui do blog explica tudo o que você precisa saber sobre o cardápio digital líder no Brasil, mas, antes de passar para a leitura dele, veja abaixo como criar ofertas em instantes através da solução!

Passo a passo para criar promoção na plataforma Goomer

Migrando para o plano Automatizar da Goomer, basta você acessar o seu painel de controle e procurar pela alternativa de programação de promoções e ofertas. Em seguida, selecione qual item deseja exibir, adicione as informações necessárias à descrição do produto e defina dias e horários de exibição.

Simples assim!

Outra alternativa é fazer cupons de desconto personalizados para delivery, se o seu restaurante atender nesse formato. Acesse o mesmo painel de controle, clique em “Marketing” e depois em “Cupons” e crie o seu com um código exclusivo.

Venda mais e melhor, em menos tempo!

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