O que você precisa saber sobre cardápio digital da Goomer

O que você precisa saber sobre cardápio digital da Goomer

Explicações mais completas e detalhadas respondendo questionamentos como estes assim como outras perguntas foram trazidas no decorrer deste artigo.

Então, se você tem dúvidas sobre o uso de soluções de cardápios digitais no foodservice ou, mais especificamente, sobre a tecnologia desenvolvida e implementada pela Goomer em estabelecimentos ao redor do Brasil, a dica é: faça a leitura até o final!

Bem-vindo(a) à nossa FAQ.

O cardápio digital da Goomer é PDF?

Um cardápio digital como o desenvolvido e implementado pela Goomer em suas versões no tablet, em QR Code, em totem de autoatendimento ou delivery definitivamente não é um menu em PDF.

Ele é muito mais interativo, fácil de usar e benéfico do que qualquer arquivo de cardápio salvo nesse formato. Dá uma olhada num comparativo rápido!

Cardápio digital da Goomer Cardápio em PDF
É uma inovação com recursos diferenciados para melhorar a experiência dos clientes e a gestão dos restaurantes. Nele, o cliente consegue pedir o que quer comer e beber, no tempo dele, com apenas alguns cliques. É, simplesmente, um arquivo produzido no computador que não faz nada além de ser compartilhado por você e aberto pelos clientes.
Pode ser atualizado em tempo real, ou seja, sempre que você precisar eliminar algum item do cardápio, mudar alguma descrição ou algum preço, basta acessar o seu painel exclusivo. Além disso, permite a exposição de promoções e combos somente nos dias e horários escolhidos por você. Sempre que você precisa atualizá-lo, tem que criar um novo arquivo, anulando o arquivo criado e compartilhado anteriormente. Depois, também é necessário compartilhar o novo arquivo com os clientes, explicando que o arquivo anterior deve ser ignorado e considerado desatualizado.
Através dele, você pode dar aos clientes a opção de “chamar o garçom” e “pagar a conta”, por exemplo, com apenas alguns cliques, sem precisarem ficar de braços levantados ou sequer esperar pela maquininha. Tem zero interatividade! Portanto, não permite que o consumidor selecione o que quer consumir, adicione ao carrinho e conclua o pedido em instantes. Sequer elimina a necessidade de contratação de garçons freelancers em dias de mais movimento.
 

Pediu, adicionou opcionais e complementos (se quiser), consumiu, pagou: com o cardápio inteligente da Goomer funciona assim!

Quais são os benefícios das soluções de autoatendimento da Goomer?

Cada uma das soluções têm vantagens próprias, mas todas também possuem diferenciais em comum, dentre os quais se destacam:

  • a interatividade e a comodidade para os consumidores;
  • o aumento do ticket médio em até 40% através de mais vendas sugestivas; e
  • a redução de gastos com contratação de garçons e freelancers – em até 50%!
 

Fique à vontade para conhecer, de forma aprofundada, o Cardápio Digital em Tablet, o Cardápio Digital em QR Code, o Totem de Autoatendimento e o Cardápio para Delivery Goomer.

Cadastre-se na goomer e experimente! Se precisar, acione um de nossos especialistas.

“Meu negócio ainda é pequeno”. A Goomer é pra mim?

Com certeza! Muitos estabelecimentos menores cresceram a partir do momento em que passaram a aliar uma boa comida a um atendimento ainda melhor, contando com as soluções disponibilizadas pela Goomer no foodservice.

Atualmente, mais de 15.000 negócios fazem parte desse vasto universo azul de possibilidades, incluindo restaurantes mexicanos e japoneses, pizzarias, docerias, padarias, hamburguerias, lanchonetes, sorveterias e açaíterias, cafeterias e muito mais!

“Tenho 9 mesas e só preciso de uma pessoa atendendo com qualidade, e nossa taxa de erros é praticamente zero”, relata o Mateus, da Low and Slow em Itapema, SC.

A Goomer é indicada para qualquer tipo de bar e restaurante?

Basta você considerar que, atualmente, oferecemos quatro tipos diferentes de soluções de autoatendimento e várias alternativas de planos mensais de cardápio digital, que a resposta estará evidente: sim!

Sem dúvidas, algum recurso e algum formato de contratação será adequado às necessidades do seu estabelecimento e aos desejos do seu público-alvo.

“Posso ter cardápio digital para delivery e para loja, ambos oferecidos pela Goomer?”

Pode sim, até para sair ganhando em várias frentes ao mesmo tempo.

Uma alternativa já feita por vários empresários como você é a de implementar duas ou até mais soluções Goomer simultaneamente em seus bares ou restaurantes, tanto para usufruir dos benefícios trazidos pela inovação quanto para gerir dados e informações dos clientes de forma centralizada, 100% através de um painel exclusivo.

Isso traz:

  • aumento no ticket médio;
  • redução de custos;
  • agilidade no atendimento;
  • melhor experiência do cliente; e
  • zero taxas por pedido no delivery.
 

Até a integração dos cardápios digitais com PDVs e/ou ERPs fica ainda mais fácil.

“Preciso fazer a integração do meu sistema de gestão com o cardápio digital?”

Apesar de não ser obrigatória, a integração é sempre altamente recomendada pelos nossos especialistas.

Integrar cardápio digital a um sistema de gestão vai ajudar no controle de contas e estoque, na emissão automática de cupons fiscais e na rentabilidade e lucratividade do restaurante.

Você pode optar por contar com PDVs parceiros da Goomer ou não, fica a seu critério.

Quem são os parceiros da Goomer?

A Goomer tem mais de 70 parceiros atualmente entre sistemas de gestão (ERPs) e PDVs, todos possíveis de serem integrados aos cardápios digitais oferecidos para bares e restaurantes ao redor do Brasil.

E, como você descobriu a partir da resposta para a pergunta aqui de cima, a integração é recomendada para aumentar a eficiência operacional dos negócios, bem como para eliminar qualquer retrabalho.

Na lista de parcerias da Goomer, você vai encontrar, por exemplo, as soluções TOTVS Chef, Colibri, Raffinato, Eclética, Saipos, Menew, Linx Degust, dentre várias outras!

“E o que acontece se minha loja receber mais pedidos do que os que contratei no meu plano?”

Esta é uma situação que você somente pode enfrentar a partir do momento em que usufrui do plano grátis para delivery, mas não se preocupe, pois, de qualquer forma, se a sua loja ultrapassar o teto definido, você só precisa pagar um valor fixo por cada pedido adicional.

Os demais planos da Goomer não têm limites de pedidos, e o mesmo vale para contratações de QR Code, totem de autoatendimento e tablet.

A Goomer tem opção para vender combos e rodízios?

Sim, você pode programar seu cardápio digital da Goomer para vender combos promocionais em dias e horários específicos ou para atender no formato de rodízio, como faz o Sushi Nami, em São Paulo (SP), com tablets nas mesas.

Assista ao vídeo abaixo para se inspirar!

 

Preparado(a) para vender mais e gastar menos?

Quais custos consigo cortar se optar pelo cardápio digital?

Você vai reduzir em até 50% os seus custos com atendimento implementando a tecnologia no seu restaurante porque não precisará contratar garçons freelancers ou extras somente para atender a demanda em dias mais cheios.

Ao mesmo tempo, tendo a inovação, poderá contar com poucos e bons atendentes no cotidiano, deixando-os mais livres para atividades estratégicas e para atuarem como verdadeiros representantes da sua marca.

Serão eliminados, ainda, gastos de tempo e dinheiro com reformulações e reimpressões de menus físicos e atualizações e novos compartilhamentos de cardápios em PDF, como você viu no início deste artigo.

E todo o dinheiro jogado fora junto com insumos que são descartados em decorrência de pedidos errados feitos através de anotações manuais! Outro artigo publicado aqui no blog da Goomer mostra como o cardápio digital reduz custos operacionais, confira.

“Meus clientes vão saber usar o cardápio digital com facilidade?”

As soluções de autoatendimento são 100% amigáveis e, portanto, fáceis de utilizar independentemente da idade do consumidor ou de seu nível de conhecimento tecnológico.

Às vezes, os mais jovens gostam de cardápios digitais pela praticidade e pela comodidade, os mais velhos pela higiene e por não se sentirem pressionados para escolher o que comer e beber, mas isso não é uma regra e as preferências podem se inverter a depender do nicho do restaurante.

De um jeito ou de outro, todos saem satisfeitos!

Outro fator positivo: o menu digital é um cardápio bilíngue, assim, contribui para aumentar a movimentação de estrangeiros nos estabelecimentos e pode colocar o seu restaurante na rota do turismo gastronômico da sua cidade.

Como os pedidos feitos no cardápio digital chegam ao bar e à cozinha?

Quando os especialistas da Goomer implementam o cardápio digital junto com você, no seu estabelecimento, imediatamente configuram a impressão dos pedidos nas praças em que você escolher, por exemplo, fazendo as comandas de bebidas saírem diretamente no bar e as de comida na cozinha.

Uma vez existindo a integração do cardápio digital com um PDV parceiro da Goomer, as comandas dos pedidos feitos pelos clientes à mesa, no tablet, ou via QR Code ou totem de autoatendimento são impressas pelo próprio sistema, então, a configuração acontece no PDV.

Algumas soluções, inclusive, disponibilizam KDS no lugar de impressora.

O cliente pode fechar a conta pelo cardápio digital?

Além de escolher o que comer e beber e personalizar o pedido, o cliente pode comprar adicionais e complementos, chamar o garçom e até fechar a conta pelo cardápio digital em tablet ou o menu em QR Code. Isso vai depender do plano Goomer que você escolher assinar!

Pedidos feitos pelo link exclusivo de delivery são concluídos através do WhatsApp.

Quais são as formas de pagamento aceitas nos cardápios digitais da Goomer?

Cartão de crédito, NuPay e Pix são os formatos de pagamento aceitos no sistema de delivery da Goomer atualmente. Os estabelecimentos também podem definir pagamento pelo motoboy – em dinheiro ou na maquininha.

Cabe a você configurar, no seu painel de gestão, quais modalidades vai querer liberar para os seus clientes ou não.

A Goomer oferece o mesmo serviço que o iFood?

Não. Enquanto o iFood é um marketplace de entregas e abriga vários restaurantes dispostos a pagarem taxas por pedidos para venderem por lá, a Goomer é uma desenvolvedora de soluções de autoatendimento para o foodservice dentre as quais também se destaca o cardápio digital para delivery.

Aqui vai um breve comparativo!

Goomer iFood
Cardápio digital para delivery Marketplace de entregas
Seu cardápio personalizado e disponibilizado num link único e exclusivo para você compartilhar pelo WhatsApp e pelas redes sociais Seu restaurante disputando espaço com milhares de outros estabelecimentos e cardápio adequado aos padrões da plataforma, sem personalização
Zero taxas cobradas por pedidos, apenas pagamento de mensalidade A cada pedido, a plataforma cobra uma porcentagem referente ao valor final da conta
Pedido encaminhado diretamente para o seu painel de gestão, se você desejar, ou cliente encaminhado diretamente para o WhatsApp da sua loja, podendo ser auxiliado por um atendente virtual (chatbot de delivery) para não ficar esperando Conversa entre restaurante e consumidor intermediada pela plataforma, com tempo de resposta dependendo sempre do fluxo de atendimentos do próprio iFood
 

Outras respostas estão nos tópicos adiante.

A Goomer oferece serviço de entrega para clientes de delivery?

Não, a Goomer não disponibiliza motoboys ou atua como intermediadora do serviço de entregas, apenas permite o desenvolvimento de cardápios digitais personalizados e exclusivos para restaurantes delivery.

Quem é cliente Goomer pode contar com a integração das soluções de cardápio digital ao “Entrega Sob Demanda” do iFood.

A Goomer integra com o iFood?

Sim, a Goomer atua de forma integrada ao serviço de “Entrega Sob Demanda” do iFood. Isso significa que, tendo os nossos cardápios digitais, você pode solicitar, ao marketplace de delivery, entregas para pedidos recebidos pelo seu restaurante tanto dentro quanto fora do aplicativo.

Sobre cardápio digital em tablet: a Goomer vende ou aluga os equipamentos?

Não, mas indicamos uma empresa ponta firma que vai fazer todo o trâmite junto com você – e estamos à disposição para qualquer outra orientação, claro!

Além disso, o nosso time testou e catalogou os melhores tablets para restaurantes numa lista atualizada, em mais um aqui do blog. Vale conferir.

Investiu e comprou tablets? Seu retorno virá em pouquíssimo tempo!

Só para você ter uma ideia: um restaurante que fature R$ 70 mil por mês, tenha 20 mesas, três garçons fixos e um freelancer às sextas e aos finais de semana, ao comprar 20 tablets (um para cada mesa) e gastar R$ 1 mil por tablet, recebe o retorno de seu investimento em quatro meses, aproximadamente.

A pessoa dona desse restaurante, a partir do momento da implementação do cardápio digital, pode desligar um dos garçons e até parar de chamar o freelancer, economizando cerca de R$ 4 mil mensais.

Ainda, se as vendas aumentarem em 10%, o estabelecimento vai tirar R$ 7 mil a mais todo mês!

“Com o cardápio digital, ainda vou precisar de garçons?”

Finalmente, o nosso objetivo é que a tecnologia se torne a melhor ferramenta de trabalho daqueles que atuam na linha de frente do atendimento em restaurantes, inclusive permitindo que eles interajam de forma mais humana e atenciosa com cada cliente.

Queremos que garçons e garçonetes dediquem seu tempo para cuidar dos detalhes importantes do serviço e possam responder às dúvidas como verdadeiros representantes do estabelecimento, mostrando que vestem a camisa – e por que fazem isso com tanto amor. Quem não quer, né?

Por isso, pelo menos no que depender de nós, nunca haverá substituição dos garçons pelos cardápios digitais! Apenas um complemento de funções.

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