
Você pode fazer testes usando a Inteligência Artificial para aumentar o lucro do seu restaurante, por exemplo, perguntando sobre otimização de cardápio ou sobre controle de estoque inteligente, pedindo ajuda na precificação e assim por diante.
Já usa o GPT em casa? Se sim, experimente usar no seu negócio também! Se não, vá se familiarizando com a ferramenta e descobrindo do que ela é capaz – assim como várias outras IAs avançadas disponíveis tanto em versões grátis quanto pagas.
E aproveite as inteligências integradas a outras tecnologias do foodservice, como a inteligência de mesa dos cardápios digitais, que automatizam e aumentam a quantidade de vendas sugestivas, e os chatbots para WhatsApp no delivery!
Os novos tempos chegaram e estão por toda parte: por que esperar para se adequar?
A IA em restaurantes: um panorama geral
Quando uma ferramenta digital aprende através de padrões e dados e começa a agir de forma inteligente, simulando a capacidade humana de pensar, prever, resolver problemas e se adaptar, ela pode ser considerada IA.
Isso vale para tecnologias do foodservice também, como aquelas que ajudam com:
- Ofertas de produtos para upselling e cross-selling
- Automatização de tarefas manuais e repetitivas
- Criação e divulgação de promoções personalizadas
- Previsão de demanda
- Melhor gestão de estoque e redução de desperdícios
- Atendimento ao consumidor adequado às exigências da atualidade
Portanto, das plataformas mais usadas no mundo todo em qualquer instância àquelas que são específicas para o setor, cada uma delas pode representar oportunidades reais de operações mais modernas, decisões mais estratégicas, e experiência do cliente em alto nível.
Aumentando a lucratividade!
IAs para usar em restaurante: 5 sugestões atualizadas
Coloque na sua lista de experimentações os robôs de autoatendimento para WhatsApp, as ferramentas de marketing e branding e as ferramentas conversacionais, como o ChatGPT e tantas outras e a inteligência de mesa dos cardápios digitais.
1. Robôs de autoatendimento
Os robôs de autoatendimento, também chamados de “chatbots”, costumam ser adotados por restaurantes que trabalham com delivery, pois evitam que a demora no retorno via WhatsApp ou redes sociais resulte numa perda de clientes.
Eles são os geradores daquela mensagem automática que você recebe imediatamente após mandar um “oi” para uma marca, sabe?
O ideal é usar esses chatbots de forma integrada a um cardápio digital, por exemplo, para conseguir não só oferecer informações essenciais ao consumidor, como coletar pedidos em instantes.
E fique sabendo que você precisa ser a pessoa responsável por configurar a comunicação deles, definindo tom de voz, palavras permitidas e proibidas, uso de emojis etc., se quiser adequá-la exatamente ao público-alvo do seu restaurante!
2. Inteligência dos Cardápios Digitais
Aliás, ainda no escopo de tecnologias de autoatendimento, os próprios cardápios digitais usufruem de inteligências artificiais para funcionarem como ferramentas de vendas sugestivas e previsão de demanda.
Você pode integrá-los a ERPs, PDVs e plataformas de business inteligentes que vão tornar a análise de históricos de consumo, o controle da operação e até o financeiro do seu negócio ainda mais assertivos.
3. Ferramentas de marketing e branding
Para criar anúncios, publicações para as redes sociais, logotipo e outros detalhes da sua marca, você pode usar plataformas específicas de design e marketing, como o Canva, o Looka e o Logo Maker.
Outras opções similares são as ferramentas de CRM, ou seja, de gestão do relacionamento com os clientes, com automação; que agora usam IA para identificar padrões de consumo e fazer segmentações precisas.
4. IAs para análises de feedbacks e reputação online
Ainda, existe a possibilidade de digitalizar o seu restaurante através do uso de inteligências artificiais cujo foco é o social listening, a exemplo da Monkey Learn e da Review Trackers, que executam análises de tudo o que a galera fala sobre a marca no ambiente digital.
5. Ferramentas conversacionais
ChatGPT, Claude, Gemini e outras IAs famosas hoje em dia podem “trocar ideia” com você sobre a criação de cardápios, estratégias de marketing, atendimento ao cliente e até contribuir para você fazer ou interpretar relatórios gerenciais.
As entregas delas vão depender do que você pedir (o “prompt”), e já se prepare, pois nenhum prompt fica perfeito de primeira – algumas dicas estão listadas no próximo tópico!
Além disso, parta do pressuposto de que toda e qualquer informação requer conferência atenta antes de ser considerada uma verdade.
Como usar a IA para aumentar o lucro de um restaurante?
A inteligência artificial no seu restaurante será uma máquina de processamento de grandes volumes de informações, capaz de lhe entregar insights precisos e recomendações práticas. Se você souber usá-la.
✓ Opte por sistemas integrados entre si antes de qualquer IA – caso contrário, não haverá dados disponíveis e organizados para a inteligência utilizar
✓ Implemente uma ferramenta por vez – tanto para fazer testes quanto para não complicar a vida de clientes e funcionários
✓ Ao conversar com a IA, contextualize o cenário – objetivo, público, operação etc. e seja claro(a) em relação ao que você precisa
Quando quiser transformar dados em insights, diga isto para as inteligências conversacionais!
Faça seus prompts pensando numa estrutura mais ou menos como estas:
- Quero que [tais dados]sejam analisados, por que [...], para que eu possa [...]
- Preciso criar uma promoção para [tal negócio ou objetivo], quero atender [que tipo de público]e acredito que seja bom fazê-la [em que dias e horários]
- Compare os pedidos de [período vs. período]e me diga se [...]
- Crie [quantas]ideias de posts para [tal rede social]sobre [tal produto]com foco em atrair [tal público]; inclua título, legenda com CTA e sugestão de imagem ou vídeo
- Reescreva este texto [copie e cole aqui]em um tom [que tom você quer?], para eu usar [em que comunicação?]
- Me ajude a criar uma campanha de tráfego pago para [qual rede social]; me diga o que eu preciso informar para você
E, por último, mas não menos importante…
Lembre-se de que a IA não faz nada sozinha!
Uma vez usando a IA para conseguir um restaurante mais lucrativo e oferecendo a ela os dados que precisam ser analisados:
- Ajuste o volume da sua produção por horários mais e menos movimentados
- Entenda se a forma com a qual você lida com seu estoque é a melhor
- Converse com os fornecedores para mudar a periodicidade de compras
- Pare de montar combos especiais com base no que “parece combinar”
- Faça promoções melhor direcionadas e planejadas com antecedência
- Defina como você quer que chatbots de atendimento se comportem
- Programe informações completas para a IA esclarecer dúvidas
Ah! Aproveite a ajuda da tecnologia na segmentação dos clientes para “mimar” os mais frequentes ou os aniversariantes e “provocar” os sumidos!
Finalmente, pra fechar com chave de ouro, repense a definição de preços por combinação de pratos, bem como a precificação individual dos itens.
Use a IA na identificação de quais itens suportam aumento de preço sem que ninguém deixe de comprar, quais são frequentemente pedidos juntos e quais precisam ser reposicionados ou retirados do menu.
Se tiver um cardápio digital em uso, aproveite para fazer os ajustes em tempo real, sem pausas na operação e com a opção de novas alterações a qualquer momento – nada melhor do que isso para acompanhar as mudanças do mercado sem gastar um centavo a mais, né?
Você vai ver: cada otimização consciente refletirá diretamente no aumento do seu lucro! Boa sorte.
Deixe seu comentário ou dúvida