Tudo sobre tecnologia na gastronomia e para restaurantes

Entenda como a tecnologia na gastronomia pode aumentar vendas e o nível de satisfação dos clientes e saiba mais sobre ferramentas usadas hoje em dia.

Por Redação Goomer 07 de Dezembro de 2024 - Atualizado em 08 de Dezembro de 2024 5 min. de leitura
Tudo sobre tecnologia na gastronomia e para restaurantes

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A tecnologia vem revolucionando a gastronomia e, mais especificamente, a forma como os restaurantes operam, indo muito além de modernizar processos e se tornando uma aliada para melhorar a eficiência, aumentar os lucros e fidelizar clientes.

Um restaurante que substitui os cardápios físicos por versões digitais, por exemplo, consegue tirar os pedidos de forma mais ágil e organizada, errar menos nas entregas e aumentar os índices de satisfação dos consumidores.

Então, uma transformação que parece pequena, na verdade pode gerar um impacto significativo no dia a dia do negócio.

Neste artigo, você vai conhecer as principais tecnologias que estão moldando o futuro da gastronomia e entender melhor como utilizá-las para transformar o seu negócio!

O que é “tecnologia” em gastronomia?

Quando você ouvir alguém falar sobre “tecnologia na gastronomia”, saiba que essa pessoa está se referindo ao uso de automações digitais e, portanto, de ferramentas tecnológicas para aprimorar todas as etapas da operação de um bar, restaurante, supermercado etc.

A digitalização no setor vai desde automação de tarefas a partir da implementação de sistemas de gestão até o autoatendimento, ou seja, o ato de o cliente pedir, por conta própria e sem complicações, o que quer comer e beber.

4 tecnologias mais usadas em restaurantes atualmente

Caso você esteja se perguntando por onde começar, aqui vão algumas possibilidades!

Tecnologias Principais aplicações

1. Sistemas de gestão (ERPs e PDVs)

  • Gestão financeira
  • Gestão operacional
  • Controle de estoque

2. Sistema KDS

  • Comunicação direta com a cozinha para redução de erros nos pedidos e mais agilidade na produção

3. Cardápios digitais

  • Integração com PDVs, ERPs e KDSs
  • Gestão de pedidos
  • Aumento do ticket médio
  • Redução de gastos com atendimento
  • Opções QR Code, tablet e totem de autoatendimento (para balcão)

4. Delivery próprio

 

Como a tecnologia pode ajudar na gastronomia? Qual a sua importância?

ERPs, PDVs e KDSs, por exemplo, são soluções de tecnologia frequentemente integradas a cardápios digitais para reduzir erros na transmissão dos pedidos do salão para a cozinha, agilizar o atendimento, facilitar decisões e contribuir com um fluxo de caixa mais saudável.

E muitas dessas soluções tecnológicas também permitem o monitoramento de entradas e saídas em tempo real e a coleta e a análise de dados em restaurantes, ajudando os gestores a identificar padrões de consumo, prever demandas e ajustar estratégias rapidamente.

Isso garante não apenas operações mais eficientes, mas também um melhor uso dos recursos, alinhando o negócio às expectativas do mercado.

Ainda, existem tecnologias voltadas à sustentabilidade na gastronomia que, por sua vez, ajudam os estabelecimentos a reduzir desperdícios e a monitorar o uso eficiente de água, luz e outros recursos, bem como a ter mais cuidado com suas manutenções.

Para completar, a importância da tecnologia no setor de alimentação como um todo vai mais além, abrangendo outros fatores, como a adequação às exigências do consumidor moderno – com experiências mais cômodas e, acima de tudo, personalizadas – e às transformações do mercado.

Jé deu pra perceber, né? Investir nas soluções que estejam de acordo com as necessidades do seu restaurante e do público-alvo que você atende significa aumentar sua competitividade e garantir sucesso a longo prazo.

Quais as tendências da gastronomia para o futuro?

A Inteligência Artificial (IA) cada vez mais presente, a automação em mais instâncias e a preocupação com o futuro são tendências que estão moldando o futuro do setor.

Presença concreta da IA

A IA já vem sendo usada não só nos famosos cardápios digitais como nos chatbots de autoatendimento para delivery que ajudam em diálogos entre marcas e consumidores via WhatsApp e novos usos similares dessa inovação devem ser anunciados nos próximos anos.

Humanos estratégicos, máquinas operacionais

Máquinas e sistemas automatizados vêm substituindo seres-humanos em tarefas manuais, permitindo-lhes atuar de forma mais estratégica. Assim como os cardápios digitais, essas tecnologias não vão substituir os garçons e outros funcionários, mas ajudá-los a fazer o que somente seres-humanos sabem fazer – enquanto criam operações mais rápidas e precisas.

Mais sustentabilidade e personalização

Soluções sustentáveis seguem no centro das atenções tanto quanto a personalização da experiência dos clientes, a busca por mais engajamento e fidelização, a valorização de ingredientes locais e a rastreabilidade de insumos.

A tecnologia, inclusive, ajuda compradores a mapear fornecedores regionais para negociar diretamente com eles e criar receitas que aproveitam o que há de melhor em cada cidade ou estado.

E, por último, é importante dizer: continua crescendo a demanda dos clientes por opções de marcas e preparos mais saudáveis.

Agora, como você está adequando o seu negócio para mantê-lo à frente da concorrência? Munido(a) das informações deste artigo, reflita. Depois, entre em ação!

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