Analisar dados em um restaurante significa coletar e interpretar informações numéricas – preferencialmente extraídas de relatórios automatizados – para entender melhor como anda o negócio e tomar decisões mais estratégicas.
É verdade que a análise pode ser feita manualmente também, mas especialistas recomendam usar as ferramentas disponíveis no mercado para a tornar mais assertiva.
Através dos cardápios digitais da Goomer, você não apenas consegue melhorar e agilizar o atendimento do seu estabelecimento como coleta dados que vão ajudar tanto na análise do comportamento do consumidor quanto na de vendas.
Tudo para identificar tendências, avaliar o desempenho do restaurante, criar novas campanhas de marketing e estratégias operacionais, por exemplo!
Entenda mais detalhes neste artigo e tire suas próprias conclusões sobre a importância de modernizar a coleta e organização de informações por aí.
Para que serve a análise de dados em restaurantes?
Analisar dados é como fazer um raio-X do seu negócio para identificar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades no financeiro, no atendimento, na gestão de estoque e de pessoas, na experiência dos consumidores etc.
Ao fazer a análise, você consegue tomar decisões mais estratégicas e ampliar o potencial de aumentar a lucratividade do seu restaurante. E tem mais!
Por que a análise de dados no restaurante é importante?
A lista de vantagens da análise de dados feita através de tecnologias específicas para restaurantes é longa!
- Melhor compreensão dos desejos e das necessidades do público-alvo
- Ajustes no menu e nos preços
- Redução de desperdício de insumos
- Análise do tempo de espera e de consumo
- Análise do desempenho da equipe de salão e cozinha
- Identificação de oportunidades
- Cortes de gastos e consequente redução de custos
- Análise do relacionamento com fornecedores
- Identificação de padrões de comportamento dos clientes até para prever tendências na gastronomia
- Oferta de experiência gastronômica de alto nível
- Tomadas de decisões embasadas em dados
- Maior competitividade no mercado
Analisar dados, portanto, é sinônimo de aumentar a eficiência e melhorar a operação do estabelecimento como um todo, caminhando em direção ao lucro tão esperado!
Imagine que você tem uma cafeteria e percebe que as vendas de bolos caíram: ao analisar os dados extraídos de um cardápio digital em tablet, você pode descobrir que muita gente prefere consumir bolo às sextas-feiras e não aos domingos e fazer um novo planejamento das suas produções para que não faltem fatias deliciosas no último dia útil da semana.
E o que analisar entre os dados de um restaurantes?
Existem vários indicadores-chave de desempenho – também conhecidos como KPIs – que ajudam uma pessoa dona de restaurante a fazer análise do desempenho do negócio. Destaque para dados que apontam índice de popularidade dos pratos, eficácia de campanhas de marketing e o retorno sobre o investimento (ROI).
Confira outros igualmente comuns!
- Custo de Mercadorias Vendidas (CMV): serve para avaliar o custo dos ingredientes usados em cada prato e, consequentemente, sua margem de lucro.
- Ticket médio: é o valor médio gasto por cada cliente que consome no restaurante.
- Taxa de retenção de clientes: representa a porcentagem de pessoas que compram ou pedem e voltam a consumir em outras oportunidades.
- Retorno sobre investimentos (ROIs) de campanhas de marketing e geral: são cálculos que ajudam a medir a eficiência, respectivamente, de ações, promoções e publicações nas redes sociais, por exemplo, e do investimento feito no restaurante em determinado período (em comparação com o lucro gerado).
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC): aponta, em média, quanto custa para adquirir novos clientes; um valor geralmente bem mais alto do que o despendido para fidelizar consumidores que já estiveram no restaurante.
- Índice de satisfação dos clientes: levantado através de pesquisas de satisfação e questionários, o indicador aponta, como o nome diz, o quão satisfeitos os fregueses estão com a experiência no geral.
É bastante coisa, mas nada que você não consiga centralizar!
Como fazer uma boa análise de dados em restaurantes?
Escolha boas ferramentas para implementar na sua operação e gestão, como um cardápio digital integrado a um ERP ou PDV. Então, usufrua da automatização não só para melhorar o dia a dia do restaurante como para apurar e organizar melhor dados que vão ser importantes num futuro muito próximo!
As soluções de autoatendimento da Goomer se destacam no foodservice por ajudarem donos de restaurantes de todos os tamanhos a trabalharem para se tornar, literalmente, infalíveis. Através delas, é possível:
- analisar ticket médio por espaço e mesa;
- colocar em prática estratégias de engenharia de cardápio;
- criar promoções e outras campanhas de marketing mais bem direcionadas;
- ajustar ofertas de acordo com demandas sazonais previamente identificadas;
- melhorar tanto a operação quanto o controle de estoque.
Enquanto isso, o consumidor faz o pedido e personaliza o que quer comer e beber sem sequer precisar acionar o garçom! E paga a conta sem precisar ficar na fila.
Migre para um novo mundo da análise de dados aliada à experiência do consumidor e a operações infalíveis. Torne-se parte do universo Goomer!
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