
As interações dos clientes com as tecnologias de restaurantes e bares, antes, durante e depois das refeições, podem ser consideradas uma experiência gastronômica digital.
Desde a pesquisa pelo nome do estabelecimento no Google até o pagamento da conta por aproximação, passando por comentários em postagens das redes sociais, pelo pedido através de um menu inteligente e pelas pesquisas de feedbacks, por exemplo, tudo entra nesse leque!
E a experiência gastronômica digital é importante porque atende uma demanda atual de consumo, potencializa o vínculo entre marcas e clientes, facilita e simplifica a operação enquanto aumenta os índices de satisfação – e as chances de retorno.
Se você for dono(a) de restaurante, vai querer saber mais sobre ela para construir um relacionamento com seu público-alvo e agregar valor ao seu negócio. Se for cliente de foodservice, informar-se em relação ao assunto lhe ajudará a escolher melhor onde comprar.
Então, bem-vindo(a) a este artigo!
A verdadeira experiência gastronômica digital
Automatizar processos é importante, mas a experiência gastronômica digital de verdade vai além, porque envolve:
- Integrações operacionais
- Criação de jornadas de compra mais fluidas e sem atritos
- Personalizações com base em dados
- Adequação do restaurante aos hábitos do consumidor moderno
- Interações pensadas para fidelizar o cliente
Quem quer se diferenciar por causa desse tipo de experiência, precisa pensar no uso de tecnologias para restaurantes de forma a impactar não só os resultados financeiros ou o dia a dia da cozinha e do atendimento, mas a percepção de valor dos clientes e o crescimento sustentável dos negócios.
Por que investir numa experiência gastronômica digital?
Todo mundo sai ganhando quando um estabelecimento do foodservice decide fazer diferente (e melhor!) desde o pedido até o pagamento:
Benefícios para o cliente
- Autonomia na jornada de compra
- Pedidos sem pressão ou influência do garçom
- Espaço para personalização de pratos e bebidas
- Opções de vendas sugestivas adequadas ao histórico de compra
- Facilidade para fechar ou pagar a conta
- Menos tempo de espera
- Pedidos 100% corretos
- Programa de fidelidade digital
- Etc.
Benefícios para o restaurante
- Agilidade no atendimento
- Organização de processos
- Menos erros operacionais
- Economia de recursos
- Redução de desperdício
- Avaliações positivas
- Promoções programas
- Promoções e campanhas assertivas
- Unificação do atendimento presencial e delivery
- Integração de todas as etapas da operação
- Gestão baseada em dados
- Atualização facilitada do cardápio
- Testes A/B de vendas
- E muito mais!
Como transformar o atendimento e a operação de restaurante para serem digitais?
Algumas tendências em food tech – que não são coisa de ficção científica, pelo contrário, têm tudo a ver com a realidade de bares e restaurantes! – podem influenciar bastante na transformação do seu atendimento.
O melhor exemplo são os menus digitais ou cardápios digitais inteligentes, mas eles não estão sozinhos. Veja adiante.
Cardápios digitais
Os cardápios digitais têm recursos avançados que conquistam o cliente desde o primeiro instante, na tela, mas também ajudam o restaurante a oferecer uma experiência completa tanto otimizando o trabalho da cozinha quanto o atendimento.
Algumas dessas tecnologias entraram, em 2025, em suas versões mais modernas, atualizadas conforme as preferências e exigências dos consumidores já no pós-pandemia, como:
Vale a pena ler mais sobre elas, viu?
Sistemas de gestão (ERPs)
Podendo ou não ser integrados aos cardápios digitais, os sistemas de gestão já têm inteligência suficiente para ajudar donos de restaurantes em análises de históricos de vendas, na gestão do estoque, na adequação da operação à sazonalidade etc.
Implementá-los pode evitar problemas com pratos indisponíveis, reduzir tempo de espera e tornar a operação mais eficiente.
Pontos de venda (PDVs)
Considerados, hoje em dia, verdadeiras centrais de inteligência operacional, os PDVs são responsáveis pelas integrações que já apareceram em outros pontos deste artigo, pelo acompanhamento dos pedidos em tempo real e pelo repasse mais organizado de informações do salão à cozinha e ao caixa.
Eles ajudam a automatizar tarefas repetitivas, como o fechamento da conta e a emissão de Notas Fiscais, liberando o time para focar no que realmente importa: os clientes.
Ferramentas de CRM
Tecnologias para campanhas de marketing e fidelização, por sua vez, ajudam na compreensão do cliente e na oferta de oportunidades únicas e direcionadas, aumentando engajamento e vendas.
Soluções de pagamento digitais
Por último, tecnologias que permitem pagamento por aproximação, através de carteiras digitais, com Google Pay e similares merecem estar nesta lista, afinal, fazem parte da experiência gastronômica digital – e não tê-las pode arrasar uma jornada de compra que vinha sendo perfeita até a hora de fechar a conta!
Ao modernizar seu negócio nesse sentido, você garante confiança, agilidade e segurança para o consumidor, enquanto simplifica o trabalho de atendentes e operadores de caixa.
Entre em ação!
Faça o seguinte para combinar a conveniência, a personalização e a agilidade de tecnologias voltadas à experiência gastronômica digital:
- Avalie pontos da jornada de consumo no seu estabelecimento que podem melhorar através da digitalização
- Implemente soluções com custo-benefício comprovados
- Opte por tecnologias que tragam o máximo possível de dados estratégicos para você melhorar sua gestão e agregar cada vez mais personalização às diferentes etapas do atendimento e do serviço
- Esteja sempre por dentro das novidades, fazendo mudanças ou novas inserções quando achar necessário
Mantenha seu negócio relevante no mercado.
Deixe seu comentário ou dúvida