Dicas para oferecer a melhor experiência gastronômica

Com as dicas simples deste artigo, você pode oferecer uma experiência gastronômica única e memorável no seu restaurante. Leia mais!

Por Redação Goomer 26 de Agosto de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Dicas para oferecer a melhor experiência gastronômica

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Num mercado tão concorrido e com diversos restaurantes vendendo pratos às vezes similares aos seus, uma experiência gastronômica talvez seja essencial para você diferenciar o seu negócio dos outros e, mais do que isso, incentivar que as pessoas voltem para novas refeições depois da primeira visita.

Segundo o relatório CX Trends 2023, realizado pela Opinion Box, pesquisadora e desenvolvedora de produtos, em parceria com a empresa de softwares Octadesk, 87% dos consumidores atualmente dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% o fazem mesmo que precisem pagar mais caro. No foodservice não é diferente!

Não deixe de aproveitar o poder da famosa food experience que se estende do atendimento ao pagamento da conta: saiba tudo sobre o tema neste artigo e seja referência no seu nicho ou na sua região.

O que é uma experiência gastronômica?

O significado da experiência gastronômica está atrelado a uma vivência completa de degustação de uma refeição que um restaurante pode entregar para o seu cliente quando vai além do sabor dos pratos e se preocupa com vários outros aspectos, como móveis e decoração, atendimento no geral, formas de pagamento da conta etc.

Basicamente, a experiência é tudo aquilo que é ofertado ao consumidor por um estabelecimento para que haja uma garantia da maior satisfação possível ao final do consumo, por isso ela torna muitos lugares únicos.

Por que a experiência gastronômica importa?

A boa propaganda faz com que diversos clientes apareçam pela primeira vez em um restaurante, mas só uma boa experiência gastronômica fará com que eles voltem.

  • Fidelização
  • Atração
  • Diferenciação
  • Divulgação
  • Satisfação

São os principais pontos que mostram porque, se você se preocupar com o tema, vai ter um baita restaurantão!

No mais, a food experience agrega valor ao estabelecimento, o que ajuda a justificar preços mais altos e, consequentemente, a ganhar mais e arrecadar fundos para novos investimentos, como os voltados para a implementação de tecnologias.

As inovações, por sua vez, vão melhorar o processo e tornar o cuidado com o freguês ainda mais diferenciado quando comparado à concorrência, tornando repetitivo (ainda bem!) o ciclo de oferta de experiência e maior rentabilidade e lucratividade.

Como oferecer uma ótima experiência gastronômica?

Existem diversas formas de proporcionar uma refeição de cair o queixo desde a hora que o cliente chega ao restaurante, e ter um atendimento e uma comida diferenciados fazem parte da lista.

Confira as alternativas mais eficazes abaixo, aproveitando para descobrir como as aplicar no seu negócio.

Saiba o que você quer oferecer

Primeiro de tudo, você deve pensar em qual experiência quer que seu cliente tenha ao frequentar o local: sentir que está comendo em outro país, que está comendo a comida da avó, que ter um lugar seguro para relaxar, curtir boa música e degustar petiscos, que pode ser ele mesmo e pedir exatamente aquela receita que gosta etc.

Além disso, vale sempre fazer pesquisas de satisfação recorrentes para entender se as suas expectativas correspondem a dos consumidores ou averiguar o que o público frequente curte e o que pode ainda ser trazido para o restaurante. Lembre-se: não só em termos de ingredientes!

Crie um ambiente único

Pensando na dica anterior, crie um ambiente que “converse” com a sua proposta. Para um restaurante temático cabe uma decoração temática, agora um restaurante que queira transmitir aconchego não pode ter cadeiras duras e mesas que chacoalham o tempo todo.

Outra sugestão valiosa é estudar como despertar os cinco sentidos dos consumidores: o olfato e o paladar já serão trabalhados com as refeições, mas a visão pode ser trabalhada com a fachada, objetos decorativos, as portas e muito mais, enquanto a audição é estimulada com uma boa música ambiente e o tato com texturas agradáveis nos móveis.

Tenha uma comida especial

Você pode oferecer reimaginações de pratos consagrados, receitas feitas com ingredientes diferentes e pouco encontrados ou com temperos bem específicos e até refeições criadas do zero pela pessoa que está no posto de chef do restaurante.

A verdade é que existe um mar de possibilidades para se aventurar quando está na proposta “entregar uma comida especial”!

A embalagem também é super importante, viu? Ela praticamente faz parte da comida e quando é boa impacta de forma positiva nas avaliações dos clientes sobre experiências gastronômicas num delivery de sucesso.

Sem contar que escolher cada embalagem com carinho mostra o quanto a marca está realmente preocupada com a satisfação de cada pessoa.

Treine o time para um atendimento diferenciado

Não faz muito tempo que a Zendesk, desenvolvedora de softwares para clientes, provou que 82% dos consumidores brasileiros tomavam decisões de compra com base no atendimento que recebiam, portanto, treine a sua equipe para que ninguém cometa erros capazes de destruir uma experiência.

  • Reserve um período para que todos conheçam cada prato
  • Crie protocolos para padronizar o atendimento e as respostas às dúvidas
  • Apresente aos atendentes o tom de voz da marca para que eles se adequem
  • Faça simulações de tratativas com clientes de várias personalidades
  • E assim por diante

O bom atendimento acontece desde o momento em que o cliente coloca o pé para dentro do restaurante até a hora que ele vai embora. É verdade: nesse período, cabe à equipe fazê-lo sentir a pessoa mais importante do mundo e ver que as pessoas estão felizes em lhe receber.

Aliás, sua escolha de cardápio também pode ajudar.

Escolha o melhor cardápio possível

A experiência gastronômica dos clientes e os cardápios digitais estão diretamente relacionados, pois, com inovação, os restaurantes dão aos clientes mais praticidade, comodidade e autonomia na hora de pedir, acionar o garçom e pagar, enquanto conseguem agilizar o atendimento, reduzindo frustrações por causa do tempo de espera.

Vale tanto para serviço em salão quanto para delivery!

Então, se você chegou até aqui neste artigo porque precisa dar aquela tacada certeira para vender mais e melhor, entenda essa relação de uma vez por todas, explore e experimente as melhores soluções de autoatendimento para restaurantes do mercado.

O melhor de tudo é saber que depois de pedir e pagar através de uma tecnologia realmente amigável, o cliente vai decidir voltar para outras refeições futuras, na certa.

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