O salão está cheio, a cozinha trabalha sem pausa, e o cliente, que acabou de sentar, espera pra pedir. Demora no atendimento, confusão no preparo dos pratos e uma simples falha na cobrança podem prejudicar todo o fluxo! Mas, esses e outros gargalos, deixam de existir se o restaurante usa um bom cardápio digital.
A tecnologia elimina qualquer dependência de anotações manuais, explicações demoradas dos pratos, dúvidas que precisam ser esclarecidas com o chef antes de respondidas ao freguês etc., além de agregar à experiência do cliente porque lhe dá autonomia para escolher e pedir!
Produtos devidamente categorizados, descrições informativas, integração com PDV e envio do pedido diretamente para a cozinha, menos erros e desperdícios e aumento do ticket médio são só algumas das consequências da eliminação de gargalos com o Cardápio Digital da Goomer.
Quer saber mais e entender se realmente a alternativa faz sentido para a sua operação? Tudo o que você precisa saber está neste artigo!
Conheça os gargalos do seu restaurante para poder combatê-los
Geralmente evidenciadas nos horários de maior movimento, as piores falhas de atendimento refletem em toda a operação de um restaurante. E, quanto mais elas acontecem, mais negativa é a experiência dos clientes e pior é o clima entre os colaboradores.
Isso sem falar no declínio do dinheiro em caixa!
Entre os principais gargalos do atendimento no foodservice brasileiro, destacam-se:
No salão ou balcão
- Dependência exclusiva de um menu impresso e da disponibilidade e do conhecimento dos garçons para esclarecimento de dúvidas
- Muita espera entre o tempo de o cliente se acomodar à mesa e receber o cardápio para conhecer a casa e escolher a refeição
- Explicações enganadas ou incompletas sobre diferentes receitas, levando à frustrações no momento em que o pedido chega para o consumidor
- Erros nas anotações, desperdícios de insumos, retrabalhos na cozinha, perda de lucratividade e construção de uma má reputação para o estabelecimento
- Dificuldade na comunicação entre salão e cozinha quando é necessário fazer qualquer tipo de alteração nos ingredientes de uma receita
- Falta de conhecimento, por parte do cliente, de produtos disponíveis vs. indisponíveis
- Sobrecarga excessiva da equipe, tarefas básicas que se acumulam e um atendimento estratégico e personalizado sendo deixado completamente de lado :/
No delivery
- Ausência de integração entre sistemas, obrigando um único colaborador a trabalhar com múltiplas telas ou aplicativos ao mesmo tempo
- Transmissão enganada de informações entre os diferentes sistemas e envio errado dos pedidos à cozinha e, consequentemente, ao cliente
- Pedidos incompletos em decorrência de observações e variações que não são confirmadas
- Dificuldade da equipe do restaurante e do consumidor em acompanhar o andamento da produção do pedido
- Falta de alinhamento entre estabelecimento e entregadores, gerando atrasos desnecessários
É coisa pra caramba, né? Nossa, deu até falta de ar! Ainda bem que existem tecnologias específicas para agilizar e, mais do que isso, otimizar processos no setor.

Entenda como o Cardápio Digital melhora o atendimento!
“Com ele (Cardápio Digital), a gente consegue atender tranquilamente. Agora, nós não ficamos presos a um cardápio físico, e os funcionários não precisam estar sempre em cima do cliente”, afirma Cristian Roberto Lima, sócio do Kato Japa, restaurante de comida japonesa localizado em Vinhedo (SP).
Tá confirmado: todo mundo já sabe! Um bom menu inteligente organiza e otimiza os pontos mais sensíveis da operação de um restaurante, independentemente de como ela acontece, agregando um pouquinho a cada dia para a rotina e para o caixa!
Mas você vai gostar de saber também que esse tipo de inovação:
1. Elimina a dependência do cardápio físico e explicações desnecessárias
Mesmo quando as mesas são rapidamente ocupadas devido ao horário de pico, basta o cliente se acomodar e apontar o celular para o Cardápio Digital em QR Code ou começar a navegar pelo Cardápio Digital no Tablet para escolher, em instantes, exatamente o que vai comer.
Quando o garçom chega para conferir se está tudo bem, o pedido já foi enviado diretamente à cozinha e está em produção.
O cliente não precisou perguntar tudo ao atendente para conseguir decidir qual refeição faria, uma porção extra de feijão foi adicionada à comanda com apenas um clique, e o que chega à mesa é exatamente o que ele esperava!
2. Extingue erros nas anotações
Se, numa pizzaria, um grupo grande de pessoas quer fazer seus pedidos de sabores de pizza, sucos, refrigerantes, drinks, entradas, tudo de uma vez, o Cardápio Digital está à disposição para que essa galera consiga “se entender” sem depender do garçom.
Todos navegam pelo Tablet, por exemplo, adicionam suas preferências ao carrinho de compras e, depois, uma pessoa só fica responsável por conferir e clicar no botão “pedir”. Aí é só alegria!
De quebra, a precificação de pizzas com dois ou mais sabores, algo bastante complexo no setor, também é automatizada e vantajosa tanto para a pizzaria quanto para os consumidores. Mas isso só acontece no Cardápio Digital da Goomer, tá? Graças à sua função “Modo Pizza”!
3. Dá autonomia para o cliente fazer alterações sem prejudicar a cozinha e o caixa
Praquele cliente que segue alguma dieta restritiva, tem alguma alergia ou algum desejo específico no momento da refeição, o Cardápio Digital tá sempre ali, com suas opções de personalização totalmente disponíveis.
Inclusive no delivery, viu?
Fica a critério do freguês adicionar ou remover um item da receita, incluir um molho especial, dar um upgrade na porção, deixar qualquer tipo de observação por escrito – e tudo vai direto para a cozinha!
4. Permite ao restaurante ocultar ou sinalizar itens disponíveis
Ainda, só essa tecnologia, tanto para salão e balcão quanto para restaurantes que trabalham com entregas, é capaz de possibilitar que o gestor, o gerente ou a equipe de um estabelecimento:
- Marquem como “indisponíveis” os produtos que não estiverem à venda; ou
- Ocultem esses produtos da lista de itens à disposição do consumidor
Assim, o cliente só faz sua escolha entre o que a casa realmente pode oferecer naquele momento, os colaboradores não precisam interromper suas funções para “descobrir” se um produto está ou não à venda, e a experiência fica saborosa do início ao fim. Sem percalços!
5. Ajuda em decisões sobre promoções, combos etc.
Outro ponto crítico que costuma gerar gargalos, mesmo não parecendo tão óbvio, é a falta de dados confiáveis para tomadas de decisão, algo que acaba com a implementação de um cardápio digital.
Sem informações claras, as promoções podem ser pouco eficientes, itens com baixa saída ficam pra sempre no cardápio e a equipe se vê, de repente, sobrecarregada com produtos que não performam bem.
Com um menu inteligente, por outro lado, relatórios completos de vendas são atualizados em tempo real e mostram itens mais e menos vendidos, horários de maior demanda, impacto de campanhas de marketing no ticket médio etc.
Na prática, isso significa um processo de vendas mais estratégico e com menos improvisos, ou seja, um fluxo de atendimento muito mais previsível e eficiente.
6. Reduz o tempo de espera e otimiza filas
Em operações de balcão, restaurantes em praças de alimentação ou similares, com alto giro de clientes, mais um gargalo pede atenção: o tempo de espera sempre acima do que seria considerado “normal” pelo consumidor.
Esse gargalo, especificamente, é perfeitamente solucionado por um Cardápio Digital em Totem de Autoatendimento, por exemplo.
E não necessariamente por que as filas acabam de vez, até porque, em muitos contextos, elas são importantes e comunicam demanda e valor percebido, mas porque elas andam de forma mais rápida e organizada!
Sem contar que, com menos pessoas aguardando para falar com um atendente, a equipe do estabelecimento deixa de executar tarefas repetitivas e passa a focar no que realmente importa: conferência, produção e entrega dos pedidos.
7. Permite o rastreamento do status dos pedidos no delivery
Agora, vamos falar brevemente do delivery? Entendedores, entenderão: um dos maiores gargalos de atendimento nesses casos é a falta de visibilidade do pedido tanto para a equipe quanto para o consumidor.
Quando ninguém sabe exatamente em que etapa está a produção, surgem retrabalhos, interrupções e mensagens constantes perguntando “já saiu?” ou “quanto falta?”, dores que um cardápio digital atualizado e voltado para esse tipo de operação sana de vez!
8. Dá liberdade para o restaurante trabalhar com entregadores próprios ou terceirizados
Por último, mas não menos importante, até a gestão das entregas dos restaurantes – que também impacta no atendimento – pode ser simplificada com uma boa tecnologia.
O Cardápio Digital para Delivery da Goomer facilita a vida de quem opta por trabalhar com frota própria e abre espaço para quem quer, mesmo que só de vez em quando, contar com os entregadores do iFood sem precisar pagar taxas por pedidos.
Essa flexibilidade evita atrasos, elimina desencontros de informação e reduz o tempo ocioso de pedidos prontos aguardando retirada. O cliente? Fica feliz da vida e tem muito mais chances de pedir de novo!
Use a tecnologia a favor das mudanças no seu negócio
A automação do atendimento leva a resultados concretos no foodservice, perceptíveis tanto na rotina quanto na lucratividade, e você pode torná-la uma realidade por aí agora mesmo, escolhendo a opção de Cardápio Digital da Goomer que melhor condiz com suas necessidades.
Fique à vontade para, mesmo à distância, pelo painel de gestão da solução, construir, configurar e manter seu menu atualizado.
E fique à vontade também para consultar um especialista se quiser ajuda em relação às integrações ou à instalação dos hardwares de algumas soluções, como o tablet e o totem de autoatendimento.
É só clicar em qualquer botão desta página e registrar sua solicitação!
Deixe seu comentário ou dúvida