Atendimento diferente é consultivo em restaurante: entenda

Veja como fazer um bom atendimento (de maneira consultiva) no seu restaurante e por que isso pode ser diferencial hoje em dia.

Por Redação Goomer 10 de Novembro de 2025 - Atualizado em 13 de Novembro de 2025 6 min. de leitura
Jovem adulto sorrindo usando avental e caderno, representando empreendedorismo ou trabalho empreendedor em um ambiente interno com fundo neutro.

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Restaurantes que se destacam são aqueles em que o atendimento acontece de forma cada vez mais consultiva, ou seja, em que o garçom não só serve rápido, como orienta o cliente e dá sugestões – preferencialmente com o suporte de boas tecnologias.

Essa combinação de modernização, esclarecimento imediato de dúvidas, sugestões deliciosas de produtos harmonizados, qualidade e agilidade é exatamente o que o consumidor moderno espera.

Seu negócio consegue oferecê-la?

Este artigo é um guia rápido para você começar a movimentar as coisas por aí!

Como oferecer atendimento consultivo no salão ou balcão de um restaurante?

Atendimento consultivo = escuta ativa + automação digital.

O garçom entende preferências, restrições e o clima de cada ocasião. Tecnologias, como cardápios inteligentes, entram em cena com descrições completas, informações ligadas ao tempo de preparo, sugestões de vendas boas para os dois lados e ofertas de promoções no dia e na hora exatos.

E tudo isso vai guiando o pedido de um jeito leve, sem pressão ou frustração e também sem nenhum tipo de complicação lá na cozinha!

Garçom — “Vocês gostariam de uma entrada para compartilhar? Consultem a categoria de “beliscos” do nosso cardápio digital e fiquem à vontade para acionar o botão “chamar garçom” a qualquer momento!”

Cliente — “Nossa, amor, aqui no cardápio está aparecendo uma sugestão de taça de vinho branco da casa para combinar com a entradinha que pedimos! O que você acha da ideia?”

Isso é atendimento personalizado no século XXI!

“Tenho um garçom capacitado, mas não tenho cardápio digital, e agora?”

Sem problemas, pois dá para aplicar o conceito de atendimento consultivo enquanto você moderniza o cardápio.

Comece capacitando os garçons para observar hábitos de consumo, memorizar preferências, identificar momentos especiais (aniversários, encontros, almoços de negócio) e, com base nisso, sugerir combinações estratégicas de pratos e bebidas.

Queira envolver o público-alvo desde a chegada, empoderá-lo com liberdade para customizar o pedido e encantá-lo para além da refeição

Você pode até criar um menu físico organizado por categorias mais específicas, como “para compartilhar”, “almoço leve” e assim por diante!

Dessa forma, seus atendentes passam a atuar como consultores e apoiam a decisão dos clientes.

Enquanto isso, não deixe de planejar a transformação da sua vitrine em um cardápio digital, pois ele potencializa o atendimento consultivo ao permitir que as sugestões sejam feitas com base em dados e tornar até a própria decisão de consumo um processo muito mais visual e autônomo.

“Tenho a tecnologia, mas preciso treinar meus atendentes!”

Se o seu caso for oposto ao anterior, um treinamento dos garçons será essencial para a venda consultiva não soar uma insistência chata. Comece com:

  • Degustações de todos os pratos e as bebidas da casa, acompanhadas de explicações dos chefs e mixologistas
  • Briefings rápidos 30 minutos antes do início de cada turno, transmitindo informações importantes para o atendimento a cada dia e refeição
  • Simulações de atendimento periódicas para treinar tom de voz, estilo de comunicação e até reação a problemas frequentes
  • Um manual de boas práticas no atendimento e compartilhe esse documento com todo mundo
  • Feedbacks constantes, reforçando o que está funcionando e corrigindo o que pode melhorar

E parta para um treinamento prático sobre o uso do cardápio digital!

Ao falar de cardápio digital com sua brigada…

Oriente o time sobre como apresentar a ferramenta ao cliente e quando estar disponível para um cuidado humanizado. Ressalte que a ideia é a nova tecnologia funcionar como uma ferramenta de trabalho, não substituindo os garçons, mas fortalecendo-os.

Aproveite a oportunidade para mostrar a todos que é possível, por causa da integração do cardápio digital com o PDV do restaurante, acompanhar pedidos em tempo real – e que a tecnologia elimina a necessidade de redigitação de cada item e suas observações em outro sistema, enviando as informações diretamente à cozinha!

Enquanto a automação trabalha, os atendentes conseguem se dedicar exclusivamente à missão de criar conexão com os clientes e fidelizá-los

Todo mundo sai ganhando!

Benefícios da experiência tecnológica e consultiva em restaurantes

Modernizar não é só vender mais, mas gerar uma experiência completa e crescer de forma sustentável. Quando o atendimento consultivo é apoiado por tecnologia, todo o ecossistema do restaurante tem vantagens:

Para os funcionários

  • Fim de erros e retrabalhos
  • Mais fluidez na rotina
  • Menos estresse em horários de pico
  • Atuação mais ágil e confiante

Para os clientes

  • Pedidos sem atritos
  • Entregas dentro do esperado
  • Saber que se sente ouvido
  • Refeição comum transformada em experiência memorável
  • Personalização equilibrada com praticidade
  • Clareza nas escolhas
  • Agilidade no atendimento
  • Recomendações sempre dentro de contexto
  • Segurança ao pedir (informações sobre dietas restritivas, ingredientes etc.)

Para o estabelecimento

  • Aumento do ticket médio
  • Dados estratégicos e devidamente utilizados
  • Previsão de demanda
  • Imagem moderna e confiável
  • Ganho em reputação online e offline
  • Mais fidelização
  • Atração e retenção de colaboradores

Enfim, um atendimento consultivo feito como você observou no decorrer deste artigo pode ser o elo entre a hospitalidade tradicional e o uso inteligente da tecnologia no seu negócio.

Sem contar que modernizar processos operacionais não é apenas uma tendência, mas uma evolução natural do setor!

Continue acompanhando o blog da Goomer para mais dicas e informações e aplique tudo o que aprender, pois cada passo dado é um passo à frente da concorrência.

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