- Como oferecer atendimento consultivo no salão ou balcão de um restaurante?
- “Tenho um garçom capacitado, mas não tenho cardápio digital, e agora?”
- “Tenho a tecnologia, mas preciso treinar meus atendentes!”
- Ao falar de cardápio digital com sua brigada…
- Benefícios da experiência tecnológica e consultiva em restaurantes
Restaurantes que se destacam são aqueles em que o atendimento acontece de forma cada vez mais consultiva, ou seja, em que o garçom não só serve rápido, como orienta o cliente e dá sugestões – preferencialmente com o suporte de boas tecnologias.
Essa combinação de modernização, esclarecimento imediato de dúvidas, sugestões deliciosas de produtos harmonizados, qualidade e agilidade é exatamente o que o consumidor moderno espera.
Seu negócio consegue oferecê-la?
Este artigo é um guia rápido para você começar a movimentar as coisas por aí!
Como oferecer atendimento consultivo no salão ou balcão de um restaurante?
Atendimento consultivo = escuta ativa + automação digital.
O garçom entende preferências, restrições e o clima de cada ocasião. Tecnologias, como cardápios inteligentes, entram em cena com descrições completas, informações ligadas ao tempo de preparo, sugestões de vendas boas para os dois lados e ofertas de promoções no dia e na hora exatos.
E tudo isso vai guiando o pedido de um jeito leve, sem pressão ou frustração e também sem nenhum tipo de complicação lá na cozinha!
Garçom — “Vocês gostariam de uma entrada para compartilhar? Consultem a categoria de “beliscos” do nosso cardápio digital e fiquem à vontade para acionar o botão “chamar garçom” a qualquer momento!”
Cliente — “Nossa, amor, aqui no cardápio está aparecendo uma sugestão de taça de vinho branco da casa para combinar com a entradinha que pedimos! O que você acha da ideia?”
Isso é atendimento personalizado no século XXI!
“Tenho um garçom capacitado, mas não tenho cardápio digital, e agora?”
Sem problemas, pois dá para aplicar o conceito de atendimento consultivo enquanto você moderniza o cardápio.
Comece capacitando os garçons para observar hábitos de consumo, memorizar preferências, identificar momentos especiais (aniversários, encontros, almoços de negócio) e, com base nisso, sugerir combinações estratégicas de pratos e bebidas.
Você pode até criar um menu físico organizado por categorias mais específicas, como “para compartilhar”, “almoço leve” e assim por diante!
Dessa forma, seus atendentes passam a atuar como consultores e apoiam a decisão dos clientes.
Enquanto isso, não deixe de planejar a transformação da sua vitrine em um cardápio digital, pois ele potencializa o atendimento consultivo ao permitir que as sugestões sejam feitas com base em dados e tornar até a própria decisão de consumo um processo muito mais visual e autônomo.
“Tenho a tecnologia, mas preciso treinar meus atendentes!”
Se o seu caso for oposto ao anterior, um treinamento dos garçons será essencial para a venda consultiva não soar uma insistência chata. Comece com:
- Degustações de todos os pratos e as bebidas da casa, acompanhadas de explicações dos chefs e mixologistas
- Briefings rápidos 30 minutos antes do início de cada turno, transmitindo informações importantes para o atendimento a cada dia e refeição
- Simulações de atendimento periódicas para treinar tom de voz, estilo de comunicação e até reação a problemas frequentes
- Um manual de boas práticas no atendimento e compartilhe esse documento com todo mundo
- Feedbacks constantes, reforçando o que está funcionando e corrigindo o que pode melhorar
E parta para um treinamento prático sobre o uso do cardápio digital!
Ao falar de cardápio digital com sua brigada…
Oriente o time sobre como apresentar a ferramenta ao cliente e quando estar disponível para um cuidado humanizado. Ressalte que a ideia é a nova tecnologia funcionar como uma ferramenta de trabalho, não substituindo os garçons, mas fortalecendo-os.
Aproveite a oportunidade para mostrar a todos que é possível, por causa da integração do cardápio digital com o PDV do restaurante, acompanhar pedidos em tempo real – e que a tecnologia elimina a necessidade de redigitação de cada item e suas observações em outro sistema, enviando as informações diretamente à cozinha!
Todo mundo sai ganhando!
Benefícios da experiência tecnológica e consultiva em restaurantes
Modernizar não é só vender mais, mas gerar uma experiência completa e crescer de forma sustentável. Quando o atendimento consultivo é apoiado por tecnologia, todo o ecossistema do restaurante tem vantagens:
Para os funcionários
- Fim de erros e retrabalhos
- Mais fluidez na rotina
- Menos estresse em horários de pico
- Atuação mais ágil e confiante
Para os clientes
- Pedidos sem atritos
- Entregas dentro do esperado
- Saber que se sente ouvido
- Refeição comum transformada em experiência memorável
- Personalização equilibrada com praticidade
- Clareza nas escolhas
- Agilidade no atendimento
- Recomendações sempre dentro de contexto
- Segurança ao pedir (informações sobre dietas restritivas, ingredientes etc.)
Para o estabelecimento
- Aumento do ticket médio
- Dados estratégicos e devidamente utilizados
- Previsão de demanda
- Imagem moderna e confiável
- Ganho em reputação online e offline
- Mais fidelização
- Atração e retenção de colaboradores
Enfim, um atendimento consultivo feito como você observou no decorrer deste artigo pode ser o elo entre a hospitalidade tradicional e o uso inteligente da tecnologia no seu negócio.
Sem contar que modernizar processos operacionais não é apenas uma tendência, mas uma evolução natural do setor!
Continue acompanhando o blog da Goomer para mais dicas e informações e aplique tudo o que aprender, pois cada passo dado é um passo à frente da concorrência.
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