Respondemos! Como transformar cardápio físico em digital?

Compare o uso de cardápio físico vs. digital, aprenda a transformar seu menu impresso em tecnologia das boas e veja o quanto vale a pena fazer isso!

Por Redação Goomer 17 de Agosto de 2025 7 min. de leitura
Respondemos! Como transformar cardápio físico em digital?

Compartilhe:

Tá querendo transformar o cardápio físico do seu restaurante em cardápio digital? Fuja daquela ideia de criar arquivo em PDF e conte com a Goomer: são várias opções de tecnologias e planos, adequadas ao seu bolso e ao seu negócio!

Organize as informações que você precisa apresentar no menu, tire ou escolha boas fotos de todos os seus produtos (incluindo extras e adicionais), crie ou revise descrições e personalize o que mais quiser através do seu painel de gestão.

Você vai ver o atendimento por aí ficar mais rápido, o cliente ganhando autonomia para escolher e pedir, a gestão acontecendo à distância, a atualização simplificada de preços e promoções, os destaques visuais para itens com melhor CMV e tantas outras coisas boas acontecendo através da digitalização!

Quem usa, já experimenta tudo isso: a impulsão da Goomer à Milk & Mellow e o aumento de mais de 100% no ticket médio da lanchonete famosa de São Paulo viraram até objeto de estudo, sabia?

Faça parte dessa transformação no food.

Cardápio digital de verdade vs. cardápio físico

Ao pesquisar informações sobre cardápios digitais, você vai descobrir que não basta criar uma cópia online ou em QR Code do seu cardápio físico para concluir que o restaurante está modernizado.

Um cardápio digital que vale a pena de verdade – que leva à transformação da operação, sabe? – tem estrutura e navegação capazes de ajudar na escolha dos clientes e atender aos novos hábitos de consumo e automatiza processos para os garçons trabalharem de forma mais eficiente.

Além disso, faz vendas sugestivas que aumentam o ticket médio, reúne dados para tomadas de decisão mais assertivas e se integra a várias outras tecnologias de restaurantes, simplificando o dia a dia dos gestores!

É um cardápio digital da Goomer, afinal.

E dá uma olhada no comparativo de vantagens da ferramenta em relação aos menus tradicionais:

  Cardápio impresso Cardápio digital
Gasto com atualizações Alto Nulo
Apelo visual e marketing Limitado Completo (movimento, fotos, destaque)
Upselling e cross-selling Inexistentes Automáticos
Adequação aos hábitos de consumo Nenhuma Total (autonomia ao cliente, flexibilidade, praticidade etc.)
Relatórios de vendas Inviáveis Em tempo real
Gestão e operação integradas Não Sim

Como fazer um cardápio digital da Goomer?

Escolher seu menu inteligente vai ser o primeiro passo para você encher o peito e dizer “meu restaurante é moderno e vende mais”, portanto, analise as alternativas:

Se estiver em dúvida, converse com os especialistas da Goomer sobre valores e funcionalidades.

Em seguida, defina as categorias do cardápio, os nomes dos produtos e calcule a precificação de cada um. Faça descrições explicativas e informativas sobre os pratos e as bebidas, destacando ingredientes principais, modo de preparo e pontos de atenção.

Lá no seu painel de gestão da Goomer, escolha as fotos que você vai querer divulgar para cada item. São três por produto, viu? Incluindo adicionais!

Destaque e programe promoções, escolha mensagens de capa bem atraentes, coloque etiquetas para sinalizar novidades da casa, sugestões do chef, especiais etc.

Quando precisar atualizar o menu, apontando itens indisponíveis ou deixando-os invisíveis para o consumidor, basta voltar ao painel – de onde você estiver, à distância, mesmo! E aproveitar os recursos avançados do cardápio digital.

Saiba tudo sobre as vendas através da tecnologia!

Aproveite a transformação do cardápio físico em digital para facilitar a gestão do seu restaurante, coletando dados em relatórios completos para descobrir, por exemplo, quais pratos são mais pedidos, os horários de maior movimento e até as preferências dos clientes em up selling e cross-selling.

Com essas informações, fica muito mais fácil planejar promoções, ajustar o estoque e melhorar o atendimento!

Tenha um negócio 100% integrado

Integre cardápio digital e sistema de gestão, PDV e/ou KDS para toda a operação acontecer com mais agilidade e menos erros.

  • O pedido vai direto para  cozinha
  • O preparo acontece mais rapidamente
  • Caem os erros e desperdícios
  • O fluxo de atendimento fica mais fluido

Fora que você cruza dados de vendas com estoque e finanças, viu?

“Caramba, é muita coisa! O sistema dá conta?”

Sim! Outro diferencial das soluções de autoatendimento da Goomer é a estabilidade, ou seja, o cardápio está sempre funcionando direitinho, mesmo quando acontecem os picos de movimento.

“E tem diferença na hora de criar cardápio em QR Code, para delivery etc.?”

O que muda é a opção de plano e a forma de implementar a solução no restaurante.

O QR Code costuma ser fixado nas mesas, no balcão ou até nas embalagens de delivery, garantindo acesso rápido e prático ao menu digital; o tablet é o menu numa tela simplificando do pedido ao fechamento da conta; o totem de autoatendimento faz o mesmo, mas é indicado para atendimento em balcão e permite pagamento online dos pedidos.

O cardápio digital para delivery não cobra taxas como acontece nos marketplaces e é um canal de vendas próprio, exclusivíssimo!

Aprenda mais adiante.

Como fazer um QR Code para restaurante?

  1. Siga o passo a passo de cadastro e criação do menu no painel de gestão da Goomer
  2. Personalize o visual com a identidade do seu restaurante
  3. Gere o QR Code exclusivo (que nunca muda, independentemente das atualizações!)
  4. Imprima o QR Code, fixando-o onde quiser (mesas, balcão, comanda etc.)
  5. Coloque o QR Code nas embalagens do estabelecimento também
  6. Comece a usar

Como criar cardápio digital para delivery Goomer?

Você pode experimentar o cardápio para delivery sem pagar nada, montando um menu completo, com fotos e descrições, e compartilhando o link do canal de vendas via WhatsApp ou redes sociais, por exemplo. É só se cadastrar no site da Goomer!

Seu cliente acessa o cardápio sem precisar baixar aplicativo; você vende sem precisar pagar taxas. E quando começar a receber pedidos de montão, dá para migrar para um plano com apenas alguns cliques.

Finalmente, como implementar totem ou tablet para autoatendimento?

O passo a passo de criação de menus digitais para esses aparelhos é exatamente o mesmo, mas você também vai precisar contar com um parceiro da Goomer para instalar o hardware no seu restaurante.

Solicite uma demonstração gratuita, conheça o totem em versão mini (que não ocupa espaço no seu balcão!) e até a opção de totem Clover, usada nos maiores parques temáticos do mundo.

Adeus impressões ou PDFs, boas-vindas à tecnologia de verdade.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos