Venda sugestiva é mais fácil no cardápio digital: entenda

Descubra como aplicar venda sugestiva no cardápio digital e aumente suas vendas com estratégias simples e eficazes para restaurantes e delivery.

Por Redação Goomer 25 de Junho de 2025 - Atualizado em 25 de Junho de 2025 5 min. de leitura
Pessoa fazendo pedido em um tablet de pizzaria, exibindo opções de pizzas como calabresa, tomate, orégano e queijo, com garrafas de água ao redor.

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Você pode fazer vendas sugestivas no seu cardápio digital, por exemplo, oferecendo combos, ofertas por tempo limitado e sugestões inteligentes de bebidas – que harmonizam com os pratos escolhidos por cada cliente!

Essas recomendações, os famosos “upselling” e “cross-selling”, aumentam o ticket médio, pois levam seu público-alvo a pedir coisas que sequer estavam na intenção inicial de consumo, agregando valor a cada compra.

Neste artigo, você vai descobrir por que as vendas sugestivas funcionam e como promovê-las através da tecnologia de forma a atender um desejo ou uma necessidade do consumidor, seja deixando-o satisfeito por causa do custo-benefício ou por sanar um desejo (às vezes desconhecido)!

Vendas sugestivas ficam melhores no cardápio digital: como assim?

Como a venda sugestiva é uma estratégia para um restaurante incentivar seus clientes a incluírem itens adicionais nos pedidos, aumentando porções ou complementando pratos com outros ingredientes e acompanhamentos, nada melhor do que contar com uma tecnologia para torná-la mais rápida e assertiva.

A técnica funciona muito no cardápio digital, porque, imediatamente após escolher o que vai comer e beber, o cliente recebe, na tela do totem, tablet ou celular, uma indicação de “algo a mais” que combina perfeitamente com suas escolhas.

Aí, ele percebe o valor agregado ao pedido, decide pelo consumo daquilo que o faz feliz, enxerga o custo-benefício da escolha, aproveita uma promoção imperdível e assim por diante..!

Essa venda sugestiva inteligente e automatizada ajuda na saída de produtos do estoque, no aumento do ticket médio do restaurante, num atendimento muito mais personalizado para o consumidor e na garantia de altos índices de fidelização. Tudo de bom, né?

Como usar a venda sugestiva via cardápio digital a favor do seu restaurante?

O segredo do “match” entre upselling e cross-selling + cardápio digital + ticket médio está na sua decisão de o que oferecer: opções que realmente façam sentido para o cliente no momento do pedido, com um valor atraente, são sempre a escolha certa.

O público-alvo do seu restaurante tem propensão a complementar uma escolha, com uma bebida, um acompanhamento ou uma sobremesa?

A galera está procurando oportunidades para um happy hour no bairro, e você pode vender chope a preço promocional toda quinta-feira?

Muitas famílias frequentam o espaço, então, um combo para crianças ou uma massa simples com opcional de carne e frango fariam sentido?

A personalização de pedidos digitais é ouro nas vendas sugestivas: permitir que o cliente personalize o prato, incluindo e excluindo complementos, definindo o ponto exato da carne, informando algum tipo de restrição ou alergia… Tudo vira parte da sua estratégia de upselling e cross-selling!

E informações dos seus relatórios de vendas podem ajudar na busca por respostas, então, mais um motivo para usar cardápio digital nas vendas sugestivas: a inteligência de mesa vai ajudar muito na criação e apresentação de opções eficazes.

Sem contar que ela deixa mais fácil o processo de definir que tipo de extras e complementos serão oferecidos pela tecnologia quando o consumidor der um simples clique na tela – e até ajuda a investigar o que tá funcionando e o que pode melhorar!

4 estratégias de upsell e cross-sell no cardápio digital para começar

Se você quiser que o freguês dê um “up” no pedido ou acrescente outros produtos a ele, comprando opções que fazem um “cross” com seus interesses, teste uma ou mais das ideias sugeridas adiante.

1. Acompanhamentos a valer

Para cada prato do seu restaurante, sempre há, pelo menos, um acompanhamento perfeito que você pode deixar como sugestão de venda opcional no cardápio digital.

Quem pedir um macarrão à bolonhesa pode receber a opção de complementar com azeitonas ou queijo-ralado; quem pedir um xis-salada pode querer adicionar maionese da casa e assim por diante!

2. Extra nunca sendo demais

E dá pra você incentivar muita gente a pedir um pouquinho mais daquilo e daquele outro, principalmente com as fotos apetitosas dos cardápios digitais! Sabe o “por apenas mais xis reais, transforme isso naquilo”?

Por mais R$ 10, transforme suas fritas tradicionais em fritas com cheddar em bacon; por mais R$ 5, leve o trio de ketchup, maionese e mostarda; por mais R$ 30, adicione trufas ao seu prato… O céu é o limite!

3. Harmonizações saborosas

E se o cardápio digital de uma pizzaria sugerir o vinho que mais combina com melhor redonda da casa, feita com uma seleção de queijos, massa com farinha italiana tradicional…? E se a descrição do vinho no próprio menu contar uma história sobre toda essa harmonização?

As chances de pedir são 10 em 10, portanto, mais uma estratégia altamente recomendada!

4. Os bons e velhos combos

Finalmente, a lógica do “combinadinho” continua sendo muito eficaz em restaurantes, pois o cliente pagaria mais se comprasse os produtos separadamente ou sequer consideraria adquirir todos eles, mas, vendo tudo junto, entende que o preço compensa.

Você pode oferecer combos especiais fechados ou permitir que cada pessoa adicione uma bebida ou sobremesa a um prato principal, com desconto, por exemplo, unindo duas das quatro técnicas desta lista, então, alcançando 50% de eficácia nos seus testes.

Por qual vai escolher começar? Depois que elaborar a execução, compartilha uma foto nos stories do Instagram do restaurante e marca a gente @goomer_br!

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