Os combos especiais podem trazer ao seu cardápio um diferencial muito atrativo. Ao combinar os produtos mais vendidos ou até mesmo pensar em opções "fora da caixa" você pode vender mais para os mesmos clientes ou atender outras pessoas.
Veja como criar novas sugestões e aumentar suas vendas, com o que você já tem no seu cardápio!
Como montar um Cardápio com combos especiais?
Criar variações do cardápio, excluir ou inserir novos pratos, trabalhar com promoções ou grupos de produtos. Essas são algumas das estratégias para atualizar o menu.
Em termos da montagem de combos especiais, esses podem se apresentar também de diferentes formas, como:
- Combinações exclusivas;
- Produtos em maior quantidade (pacote família);
- Edição limitada;
- Combo sazonal (combo da semana).
Para montar um cardápio com combos especiais sem erros, vale a pena seguir essas dicas dos nossos especialistas:
1 - Vá além das combinações de prato + bebida
As redes de fast food têm opções com combinações bem conhecidas: lanche, bebida, bata-frita ou sobremesa. Isso, obviamente facilita os pedidos, já que os clientes têm menos variações para a escolha. Mas, por outro lado também pode limitar as vendas de itens do cardápio que são mais rentáveis.
Embora não seja uma regra, as bebidas apresentam, geralmente, margens de lucro maiores, no entanto, outros produtos também podem ser adicionados aos combos especiais.
Exemplo: combos só de bebidas, combo de adicionais, combos especiais para delivery.
2 - Avalie os hábitos dos seus clientes
Uma das dicas mais valiosas para montar combos especiais é avaliar os hábitos e preferências dos consumidores. Muitas vezes, as combinações inusitadas podem revelar novas sugestões.
Para isso, é preciso não só companhar o volume total de pedidos diários, mas também os itens que saem em cada comanda.
Instrua sua equipe a fazer perguntas ou pesquisas simples com os clientes. O objetivo é descobrir como os produtos são consumidos, se a compra é para ele mesmo ou para outra pessoa, dentre outras informações.
Esses insights podem ajudar a entender como as pessoas costumam consumir seus produtos. A prática da observação no salão, também é indicada desde que não interfira na privacidade dos clientes.
3 - Faça testes e mais testes
Na dúvida se o novo combo que você criou terá saída? Antes de mudar a receita e/ou fazer grandes investimentos em materiais promocionais, faça testes!
Divulgue a novidade para que seus clientes conheçam sua nova oferta. Defina também por quanto tempo o seu teste ficará no ar e qual a melhor métrica para avaliar se deu certo ou não. Mais uma vez peça feedbacks e sugestões dos clientes.
Inclusive, uma das vantagens em trabalhar com cardápios digitais, por exemplo, é adicionar combos especiais em tempo real e sem nenhuma dificuldade e readequar o menu destacando o produto na página inicial, por exemplo.
Quanto cobrar pelos combos especiais?
O preço do seu novo combo também pode ser validado. Ou seja, pesquisado junto aos clientes. Por se tratar de um combo, subentende-se que os preços são mais baratos. Mas essa estratégia de precificação pode considerar também outras variáveis.
Veja alguns exemplos mais comuns:
Combos especiais com preço fixos
Na venda com o "preço cheio", o cliente saberá exatamente quanto irá pagar, já que não há variação nos preços dos itens que compõem o combo.
Vale destacar no cardápio e materiais promocionais o que pode ser alterado ou substituído, em termos de itens, sabor, dentre outros. Isso evita insatisfação dos clientes, ajuda na decisão mais rápida e deixa claro que outras opções são pagas e adquiridas separadamente.
Combos especiais com preço variáveis
O preço dos combos especiais com adicionais vai variar conforme a customização do pedido. Portanto, partem do preço fixo, mas podem ser incrementados ampliando assim a receita.
Mensagens como "Turbine seu combo" ou "Turbine seu lanche", são bem usuais nestas comunicações.
Combos especiais promocionais
As promoções podem ser traduzidas tanto em forma de descontos como no tempo de duração dos combos especiais - se forem vendidos apenas durante períodos sazonais, por exemplo. Essas opções costumam fazer bastante sucesso.
A ideia é fazer que o cliente gaste menos, mesmo consumindo mais, aumentando assim o tícket médio ou que, de alguma forma, o ganho seja superior ao seu custo. Alguns restaurantes inclusive apostam em brindes, descontos na próxima compra, dentre outros.
E você? Já trabalha com combos no seu estabelecimento? Se ainda não, siga essas dicas e comece seus testes. Garantimos que você pode se surpreender positivamente.
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