
- 1. Escolha sabores específicos para o inverno
- 2. Aproveite para vender mais adicionais
- 3. Combine contrastes de temperatura
- 4. Ofereça bebidas quentes
- 5. Tenha sobremesas para a galera compartilhar
- 6. Considere incluir opções salgadas no cardápio
- 7. Mude o ambiente
- 8. Mesmo com o clima gelado, faça um marketing quente
- 9. Venda no delivery
O consumo nas sorveteiras não deixa de existir nos dias frios, mas o comportamento do consumidor muda. Isso significa que os cardápios precisam trazer conforto, combinações mais encorpadas e experiências exclusivas, tipo aquela calda quentinha da melhor qualidade!
Esqueça aquela ideia de que sorvete só combina com o calor, pois países frios a maioria do tempo, como Suíça e Canadá, seguem entre os maiores consumidores do produto do mundo.
Agora, leia este artigo até o final para coletar nove dicas e ideias que vão lhe ajudar a manter o movimento (ou até vender mais) – mesmo abaixo dos 15ºC.
1. Escolha sabores específicos para o inverno
Tanto nos freezers expositores quanto nas campanhas de marketing da sorveteria, dê mais ênfase para sabores cremosos e intensos em épocas frias. Deixe os sabores refrescantes para serem protagonistas no verão!
Seu cardápio precisa sabores de inverno com:
- Chocolate
- Doce de leite
- Pistache
- Nozes
- Amêndoas
- Café
- Caramelo
E sabores sazonais que despertam a memória afetiva, como tiramisú, arroz-doce, paçoca cremosa, Julieta e Romeu, cocada e bolo de cenoura, são igualmente bem-vindos.
2. Aproveite para vender mais adicionais
Ofereça:
- Caldas quentes
- Pedacinhos de bolo ou cooking (topping)
- Farofa doce
- Frutas secas
- Castanhas caramelizadas
- Marshmallows
- Raspas de chocolate
- Chantilly
Os complementos quentinhos e com texturas interessantes aumentam o ticket médio de sorveterias que se atualizam no inverno!
3. Combine contrastes de temperatura
Inclua outras sobremesas no menu, preferencialmente quentes com um toque gelado, afinal, o sorvete é seu carro-chefe. Aqui estão apostas certeiras para o melhor cardápio de inverno para sorveteria:
- Brownie/Waffle/Tortas doces com sorvete
- Fondue doce com frutas e gelato
- Casquinhas recheadas com calda quente
- Os tradicionais “petit gateau” e “banana split”
- Panqueca/Tapioca doces com sorvete e calda
- Picolés mergulhados na calda quente
E sabe aquele cliente que está o tempo todo procurando por um cafézinho, um capuccino ou um chocolate quente? Pense nele também!
Você não precisa de grandes investimentos para agradá-lo e fazê-lo voltar outras vezes, independentemente da estação do ano.
4. Ofereça bebidas quentes
Adaptar a sua sorveteira ao comportamento do público-alvo no frio talvez signifique incrementar a categoria de bebidas quentes do menu. Anote!
- Chás (preferencialmente artesanais)
- Café coado e/ou espresso
- Capuccino e derivados
- Chocolate-quente
Mais uma vez, há espaço para upselling e cross-selling, com porções extras de chantilly, uma bola de sorvete degustação, xícaras feitas de casquinha que transformam surpreendentemente a experiência etc.
5. Tenha sobremesas para a galera compartilhar
Nos dias frios, você vai precisar de um “plus a mais” para convencer as pessoas a visitarem sua sorveteria, então, vale a pena incentivar o compartilhamento de alguns produtos e até criar ofertas e promoções que valham para duas ou mais pessoas.
As sobremesas que a galera consegue dividir fazem muita gente ficar mais tempo na loja, consumir outros produtos à parte e sentir-se acolhida pela marca a ponto de retornar em outras oportunidades.
Comer um docinho em boa companhia é tudo de bom!
E não precisa pensar muito: basta aumentar o tamanho das sugestões trazidas nos tópicos anteriores.
6. Considere incluir opções salgadas no cardápio
Sabendo que muita gente procura algo salgado antes de pedir a sobremesa e depois de fazer as contas para ter certeza de que seu fluxo de caixa não vai ficar prejudicado com novos investimentos, adicione alternativas rápidas de lanches ao menu de inverno da sua sorveteria.
Quem sabe você não fecha uma parceria legal com alguma lanchonete da mesma rua?
Sanduíches, tapiocas recheadas, crepes, pães de queijo e até caldos leves são boas alternativas, aumentam o tempo de permanência e facilitam a venda de combos especiais. Ao mesmo tempo, não exigem mudanças na estrutura do estabelecimento.
7. Mude o ambiente
E já que estamos falando sobre estrutura (e sobre fazer uma refeição bem acompanhados), porque você não aproveita o menor movimento para atualizar o espaço da sorveteria, chamando a atenção de quem passa todos os dias, mas não entra nem para bisbilhotar?
Avalie fazer mudanças simples em:
- Iluminação
- Decoração
- Playlist
- Climatização
- Modo de servir/Louças
Ainda, se achar válido, teste o uso de um cardápio digital – para chegar no verão com um negócio muito mais moderno e vendedor!
Esse tipo de ferramenta permite posicionar os itens com melhor CMV na “mira” dos consumidores, destacar visualmente produtos que são novidade, sugestões ou específicos para dietas veganas, vegetarianas, sem lactose etc., e até criar uma seção especial de inverno para estimular a escolha.
(E, mesmo que você decida por não usar a tecnologia, se puder, tire um tempo para organizar o menu seguindo critérios parecidos. Vai ajudar.).
8. Mesmo com o clima gelado, faça um marketing quente
Somadas às mudanças de cardápio e ambiente, aparecem as estratégias de marketing para aumentar as vendas na sorveteria, atraindo clientes mesmo no frio.
Você até já explorou algumas indiretamente no decorrer desta leitura, mas aqui está um catálogo completo de opções que vão fazer você vender sorvete no inverno:
- Promoções sazonais
- Combos especiais
- Cupons de desconto
- Campanhas nas redes sociais
- Sorteios de brindes
- Degustações no balcão
- Collabs com influenciadores
Nada de ficar congelado aí: mantenha sua marca no radar dos fregueses!
9. Venda no delivery
Por último, aproveite a temperatura amena para vender a rodo no delivery, fazendo isso, preferencialmente, via cardápio digital para delivery, ou seja, sem pagar taxas por pedidos.
Que tal…?
- Kits de sobremesa completos
- Opções para montar em casa
- Caixas de experiência (para unboxing)
- Sorvetes individuais e de 500 g e de 1 kg
- Combos específicos a partir das 18:00
Sim! Com criatividade, dá para transformar até uma noite de filme debaixo da coberta em motivo para o pessoal do bairro consumir seus produtos!
Só cuidado com a escolha das embalagens e transmita uma boa orientação aos motoboys sobre a fragilidade do que está sendo transportado.
Enfrente os desafios do inverno com a cabeça erguida, criatividade borbulhando e ajustes a partir dos feedbacks. Faça frio ou faça sol, você vai chegar no fim do ano orgulhoso(a) de tudo o que construiu!
Deixe seu comentário ou dúvida