A experiência conhecida como “unboxing” pode representar um diferencial de restaurantes delivery se forem adotadas estratégias, como o envio de bilhetes personalizados ou brindes e o uso de embalagens atraentes e bem planejadas.
Essa experiência nada mais é do que o ato de um cliente abrir uma caixa ou sacola contendo os produtos que adquiriu à distância, “avaliando-os”, finalmente, de forma presencial, cara a cara.
Ela surpreende e cria uma conexão emocional entre quem consome e quem vende!
Neste artigo, descubra em mais detalhes o que é a “unboxing experience”, quais as suas vantagens e como implementá-la.
O que é a unboxing experience?
“Unboxing experience” é uma expressão usada para descrever a experiência que um consumidor tem de desempacotar um produto ao recebê-lo.
Atualmente, como essa experiência costuma ser gravada e publicada online, ela virou um momento de conexão entre as marcas e seus clientes. Não à toa, vem sendo tão planejada para gerar sentimentos cada vez mais agradáveis e despertar os cinco sentidos.
No delivery, a “unboxing experience” ou simplesmente “o unboxing” acontece quando o freguês recebe o pedido, no momento em que ele abre a embalagem, quando sente o cheiro gostoso da comida, ao perceber que veio “mais coisa” do que ele pediu etc.
Então, se você possui um bar ou restaurante que opera com entregas e quer adotar a ideia, é importante lembrar de proporcionar, a cada consumidor, a chance de sentir que foi tratado de forma exclusiva e personalizada.
Assim, aumenta a fidelização do seu delivery, por exemplo!
Essa abordagem ainda pode ser utilizada como uma estratégia eficaz de marketing, afinal, dá para incentivar a galera a fazer o unboxing ao vivo pelo Instagram ou gravar um vídeo no TikTok e postar depois de encerrada a experiência.
Ou você pode fazer isso por conta própria.
Seus produtos serão apresentados a mais pessoas e de forma realista, a ação humanizará a marca e, com certeza, vai influenciar na decisão de compra de muita gente. Essas são só algumas das vantagens do unboxing para um delivery.
8 vantagens do unboxing para seu delivery
Os benefícios da estratégia vão desde a fidelização de clientes até a atração de novos consumidores, gerando impactos positivos na marca. Adiante, conheça nove deles.
1. Fidelização de clientes
A experiência do consumidor no delivery já começa “fora da curva” quando ele abre um pacote recebido e tem uma vivência especial e diferenciada. O nível de satisfação dele em relação ao restaurante aumenta e isso pode ser motivo para um novo pedido no futuro.
2. Diferenciação em relação à concorrência
Por causa da proposta de unboxing, sua marca, com certeza, será lembrada de forma positiva e vai ganhar destaque em relação aos concorrentes que não fazem nada além de, simplesmente, entregar uma sacola com o pedido na portaria do freguês.
E quanto mais personalizado for o momento de abertura da encomenda, melhor!
3. Aumento do valor agregado
Detalhes, como a qualidade da embalagem, a temperatura da comida devidamente mantida, o sabor e o aroma da entrega, somados à vivência proporcionada pelo ato de abrir o pacote, fazem o cliente entender que o valor pago pelo produto foi adequado e, às vezes, até pensar “poxa, eu pagaria o dobro por isso”.
Mesmo que o produto seja comum, com o unboxing, o cliente passa a percebê-lo como algo especial. A credibilidade e a confiança que o restaurante passa também aumentam.
4. Feedbacks positivos
Você colhe os frutos da experiência que proporciona a seu cliente. Não é diferente nesse caso.
Uma vez que ele conheça seu produto e tenha uma boa primeira impressão no “desembrulhar” das coisas, ele está mais propenso a deixar feedbacks positivos nas redes sociais, no Google etc., bem como a recomendar o unboxing para os amigos.
5. Marketing orgânico e humanizado
Às vezes, a ideia do unboxing é tão legal ou a proposta tem tanto a ver com o público-alvo que muitos clientes acabam se sentindo especiais a ponto de filmar ou fotografar e postar nas redes sociais, fazendo um marketing orgânico para o restaurante.
Existe também um outro lado: o próprio estabelecimento pode gravar e disponibilizar um vídeo de unboxing de um combo promocional em seus perfis online para alcançar curiosos destacando detalhes antes mesmo de o consumidor adquiri-lo.
Gostou da ideia? Planeje bem o roteiro antes do “play”.
Mais uma alternativa é firmar parcerias com influenciadores para a abertura de embalagens saborosas!
6. Mais visibilidade para o restaurante
Vídeos de unboxing produzidos por influenciadores, clientes ou pela empresa, sempre geram engajamento. Isso significa que, com eles, aumentam as chances de a sua marca atrair novos clientes e, consequentemente, vender mais.
Se sobrar um dinheirinho, que tal transformar a sua gravação num anúncio patrocinado na web?
7. Desejo de compra despertado em muita gente
Ainda em se tratando das redes sociais, os sentidos são aguçados por vídeos e fotos que demonstram os detalhes de um produto, tanto pela qualidade visível dele quanto por toda a vivência proporcionada pela abertura da embalagem, e com comida não é diferente, pelo contrário!
Além de tudo, você mandou um brinde? Sua estratégia de unboxing tem tudo pra dar certo.
8. Adequação às tendências
Não é papo: os consumidores têm a sensação de que a sua marca se importa em ser inovadora e de que você está atento(a) às tendências de delivery quando seus investimentos são direcionados a ações “do momento” – desde que elas façam sentido para o público-alvo.
A impressão que fica é a de que você está sempre buscando novas soluções para se aproximar e manter o bom relacionamento com o cliente.
Então, como proporcionar uma boa experiência de unboxing no delivery?
Busque estimular os cinco sentidos de seus consumidores na hora que eles abrirem a embalagem da sua entrega, entenda o que os restaurantes concorrentes fazem para você melhor ou diferente e adeque o unboxing às pessoas que entram no escopo do seu público-alvo.
Aqui estão algumas ideias para você considerar!
Sentido a ser estimulado | Ideias para unboxing |
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Visão |
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Paladar |
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Olfato |
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Audição |
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Tato |
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Quer estimular todos os sentidos de uma vez? Excelente! Dica extra: você pode investir em unboxings sazonais ou baseados em datas comemorativas que lhe ajudem a explorar visão, paladar, olfato, audição e tato.
E existem mais estratégias para melhorar a unboxing experience num delivery, olha só!
Mais 4 estratégias para melhorar sua unboxing experience
Pense fora da caixa para oferecer o que você tem de melhor dentro dela (ou da embalagem do seu restaurante de entregas). Personalize, conte histórias, divulgue itens instagramáveis etc.
1. Personalização
Você pode carimbar o símbolo da marca do seu restaurante, se ele for uma hamburgueria, no pão de hambúrguer, com uma prensa de ferro, ou no papel que embrulha o lanche com um carimbo personalizado.
Se preferir, frases personalizadas usadas no delivery também surtem aquele efeito de exclusividade desejado na hora do unboxing.
2. Storytelling
O processo de unboxing pode contar uma história: a embalagem pode ser usada para comunicar os valores e a missão da marca, explicar o processo de criação dos produtos ou destacar práticas sustentáveis.
Ao abrir a embalagem, o consumidor pode encontrar toques especiais que criam um engajamento emocional, como um bilhete escrito à mão mostrando humanização ou um QR code levando a um vídeo que compartilha a história da marca.
Seguindo em frente na experiência, ao chegar no produto final, o cliente já estará imerso na narrativa e envolto em expectativa, ganhando momentos memoráveis em seu consumo.
3. Divulgação de produtos instagramáveis
No delivery, quando o assunto é uma boa experiência de unboxing, produtos mais atraentes visualmente geram mais engajamento, posicione-se como um restaurante instagramável, adicionando à embalagem que será aberta pelo cliente aquele item perfeito para um clique!
4. Contato direto
Para a experiência ficar perfeita, busque maneiras de oferecer contato direto para o consumidor com o seu restaurante. Um cardápio digital para delivery, com robô de autoatendimento, pode ser opção e, ainda por cima, eliminar aquela frustração do “por que eles não me responderam ainda?”.
Integrado ao seu sistema de gestão, esse cardápio ainda permite o envio de alertas por WhatsApp, ao melhor estilo “O motoboy saiu para a entrega, qualquer problema, nos avise!”.
Investir em unboxing experience no seu delivery do jeito certo vai elevar os níveis de satisfação, retenção e lucratividade e, logo menos, a sua marca estará na boca do povo – literalmente, inclusive!
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