Como fidelizar clientes delivery: 10 dicas infalíveis

Neste artigo, estão 10 ingredientes selecionados para você fidelizar clientes no seu restaurante delivery. Leia até o final e aproveite!

Por Redação Goomer 19 de Junho de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Como fidelizar clientes delivery: 10 dicas infalíveis

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Para fidelizar clientes no delivery e bombar as vendas, além de investir em comida de qualidade, você precisa: criar um programa de fidelidade bem legal, proporcionar um atendimento excepcional e escolher embalagens encantadoras.

Esses são só alguns exemplos de estratégias de alto potencial!

Conforme os anos passam, ao mesmo tempo que mais pessoas vão aderindo às entregas, o mercado de foodservice se torna amplamente concorrido, por isso, para continuar faturando de forma estável e com expectativa de escalabilidade, você precisa se destacar.

Este artigo ajuda o seu estabelecimento a não ser mais um na multidão e conquistar o cliente a ponto de ele lembrar de você várias vezes por dia! Continue lendo.

O que fazer para conquistar o cliente de delivery?

Aposte na primeira impressão que a sua marca vai deixar para o consumidor: invista num cardápio digital específico para delivery e não deixe ninguém esperando pelo atendimento.

Em paralelo, preze pela pontualidade das entregas, envie tudo em boas embalagens e dê atenção personalizada aos desejos de cada pessoa.

A retenção de clientes no delivery exige cuidados diferentes se comparados com os que um restaurante de atendimento presencial precisa ter: de nada vai adiantar vender um macarrão com um molho delicioso se o molho chega derramado na sacola e não dentro do pedido, né?

Acima de tudo, coloque o consumidor sempre no centro das suas estratégias. A fidelização começa aí!

10 ações para fidelizar clientes do delivery

Pontualidade, qualidade, personalização e inovação são algumas das palavras-chave quando o assunto é a fidelização de clientes no delivery.

Estratégias detalhadas foram trazidas na lista a seguir, confira-as com atenção e escolha aquelas que se encaixam melhor ao perfil atual do seu negócio.

Todas podem ser adaptadas à sua realidade!

1. Ter pontualidade nas entregas

Cabe a você cuidar da logística das entregas do seu delivery para nada chegar atrasado aos clientes.

Manter-se popular, dentre outros motivos, por oferecer um envio eficiente pode ser um grande diferencial em relação à concorrência, sem contar que muitas pessoas preferem pagar um valor mais alto por um bom produto com um bom transporte a ter que passar por longas esperas e ainda não conseguirem garantir a qualidade do que vão comer.

2. Usar embalagens adequadas

Ninguém aguenta receber a refeição bagunçada e fria, então, escolha os recipientes nos quais você colocará cada pedido com muito cuidado, sempre considerando:

  • material;
  • conservação de temperatura;
  • apresentação da receita; e
  • praticidade (se for necessário levar ao forno, microondas ou congelador, por exemplo).

Se possível, personalize suas embalagens: aquelas que têm a identidade visual da empresa também são uma ótima estratégia de fidelização… Desde que elas estejam adequadas a cada alimento e bebida transportados, claro!

3. Personalizar as embalagens

É muito legal o cliente saber que, do outro lado do atendimento, também existe um ser humano.

Pensando assim, vale colocar frases e mensagens para clientes nas embalagens e sacolas do delivery, escritas à mão, mesmo, para dar personalidade à sua marca, além de demonstrar carinho e respeito pela freguesia.

E que tal chamar cada consumidor pelo nome nesses recadinhos carinhosos?

4. Oferecer frete grátis

Há quem diga que o frete grátis é o melhor amigo do brasileiro e uma excelente estratégia para fidelizar clientes no delivery, mas apenas vale utilizá-lo se ele fizer sentido para o seu bolso também!

Você pode disponibilizar o benefício só para compras a partir de determinado valor, por exemplo, porque com certeza vai ter gente consumindo mais só para usufruir da gratuidade.

Outra sugestão é dar o frete de presente para os primeiros clientes e entregar uma experiência completa nos outros aspectos do pedido, incentivando-os a retornar, mesmo se tiverem que pagar a próxima taxa.

5. Diversificar a experiência através de combos promocionais

Agora, em se tratando de experiência completa, quem nunca precisou de uma escolha rápida para comer a dois ou com um grupo de amigos? Ou talvez tenha procurado loucamente pelo bairro algum lugar que oferecesse uma refeição completa para levar num almoço de domingo?

Cardápios de combos especiais capazes de atender às necessidades da sua freguesia podem ser uma ótima tática de fidelização.

6. Garantir presença digital

Ao descobrir o público-alvo do seu empreendimento, procure saber em quais canais digitais ele mais marca presença e esteja online nessas redes!

Não apenas produza conteúdo que gere desejo ao consumidor, como também interaja com os seus seguidores, compartilhe depoimentos e feedbacks, reposte momentos em que a sua refeição estiver presente – que tenham sido compartilhados através da marcação do @ do seu perfil – grave vídeos, tire fotos dos pratos e das bebidas, mostre as embalagens…

Quem não é visto, não é lembrado, ou melhor, quem não aparece sempre para o freguês, não consegue fidelizá-lo nem pelo estômago e nem pelos olhos.

E até os temidos comentários negativos precisam de atenção na hora de trabalhar a fidelização: o próximo tópico da lista traz provas!

7. Ter até os feedbacks negativos como aliados

Lidar com críticas vai ser necessário para o seu empreendimento evoluir e demonstrar que leva em consideração as necessidades do público, portanto, ao responder comentários negativos, tenha respeito e consideração, busque compreender o problema e oferecer uma solução.

A maneira como uma empresa lida com conflitos chama muita atenção e crises também são oportunidades. Ao lidar com a situação do jeito certo, você transmite mais confiança para o cliente sobre o seu trabalho, e ele tende a fazer uma próxima compra, lhe dando uma espécie de “segunda chance”.

Quem sabe esse consumidor não se torna o primeiro membro do seu programa de fidelidade?

8. Criar programas de fidelidade

Pensando em reter pessoas, crie um programa no qual cada consumidor acumule diferentes quantidades de pontos a depender do que pedir, podendo trocar os pontos por comidas ou bebidas, ofereça cupons de desconto, troque determinada quantia de valor gasto em produtos por um brinde exclusivo etc..

Se toda ação gera uma reação, o vínculo que você cria com o cliente através de benefícios o incentiva a continuar comprando do seu estabelecimento e, aos poucos, você vai construindo um delivery de muito sucesso!

Outra alternativa é dar benefícios sempre para a próxima compra, caso ainda não seja possível criar propostas mais amplas.

9. Oferecer benefícios para a próxima compra

Uma das principais dicas para aumentar as vendas no delivery é dar para o freguês que pediu no dia X algum benefício se ele voltar a pedir de novo no dia Y ou dentro de determinado período.

Só não decida qual será o brinde sem analisar o seu estoque e o seu fluxo de caixa e sem considerar o perfil da clientela! Vale, por exemplo, aproveitar os relatórios obtidos através do seu cardápio digital para acertar em cheio logo de cara.

Ainda não implementou a tecnologia?

10. Implementar um cardápio digital

Soluções em cardápio QR Code ou até para o WhatsApp vão ajudar você a organizar os pedidos, atender todo mundo de um jeito muito mais rápido e profissional e estruturar promoções e combos capazes de aumentar o ticket médio por aí.

Consequentemente, um cardápio digital especializado terá impacto direto na fidelização dos seus consumidores!

A ferramenta escolhida ainda pode contribuir com informações e até conteúdos para novas ações de marketing do seu delivery, e eliminar preocupações do seu cotidiano para que você faça o que sabe fazer de melhor: vender.

Comida boa você tem, então, é só implementar o menu – somado às dicas deste artigo! – para ir muito longe. #Partiu?

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