Saia na frente e invista num bom marketing para delivery

Saia na frente e invista num bom marketing para delivery

Um bom delivery é aquele que é reconhecido, e nada melhor do que investir em divulgação e marketing para chegar lá, então, faça isso com muuuito planejamento e testando todas as suas boas ideias!

Você pode produzir materiais gráficos, como panfletos, e entregá-los em comércios locais ou nos prédios e nas casas de bairros que estejam dentro do seu raio de entrega. Você não só pode, como deve apostar no poder das redes sociais, promovendo eventos e divulgando promoções exclusivas.

Apenas considere quem é o seu público, qual é o seu objetivo principal no momento e quanto de dinheiro está disponível em caixa para gastar.

Leia, a seguir, 10 excelentes estratégias que vão lhe ajudar a sair na frente da concorrência!

Como divulgar delivery?

Para divulgar seu restaurante delivery, seja de forma online ou presencial, a melhor estratégia é fazer um estudo minucioso do seu público-alvo e entender, através disso, em quais meios e canais investir.

Ou seja, vá traçando estratégias, ações e campanhas e as colocando em prática aos pouquinhos!

Se seu público usar muito as redes sociais, por exemplo, você primeiro vai precisar entender qual ou quais delas estão em jogo e qual o tipo de conteúdo, dentro da(s) plataforma(s), que a galera consome.

Aí, vale estudar um pouco mais sobre o marketing específico para Instagram, Facebook, TikTok; navegar pelas tendências e se arriscar reproduzindo aquelas que mais fizerem sentido.

Fora da internet, pense em fazer parcerias com outros locais frequentados pela sua freguesia, como academias, escritórios e lojas, oferecendo descontos apresentados através de panfletos ou cartões.

Experimente, ainda, anunciar seu negócio nas estações de rádio locais e/ou apostar em propagandas na TV ou nas telas de notícias que ficam afixadas nos elevadores de muitos prédios comerciais.

E siga as dicas do próximo tópico!

10 melhores estratégias de marketing para delivery

Identificou exatamente qual é o público-alvo do estabelecimento? Primeiro passo, check! Em seguida, você também vai precisar organizar alguns processos e se dedicar à produção de conteúdos.

Fique ligado(a) nas dicas abaixo, capazes de transformar seu restaurante em um delivery de sucesso!

1. Estruturar processos

Não tem marketing melhor para um delivery do que a entrega ser boa e a comida também, só que nada acontece se você não tiver os processos estruturados direitinho, com foco na experiência do cliente.

Monte sua logística pensando em como agradar gregos e troianos, ou seja, defina uma área de entrega sem deixar a fome de lucro falar tão alto a ponto de você escolher endereços nos quais seus pedidos demorem mais de hora para chegar. Além disso, escolha embalagens adequadas e personalize-as, investindo em tecnologias que ajudem no atendimento e na agilidade, e calculando direitinho as taxas cobradas dos consumidores.

Determine também horários e dias de funcionamento – importantes, inclusive, para você informar nos seus perfis online e em páginas como o Google Meu Negócio ,– e padronize regras que devem ser seguidas pela equipe. 

Aliás, seguindo no tema… 

2. Personalizar as redes sociais

Pense que grande parte do seu público pode vir das redes sociais – Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok, X e WhatsApp –, e que você também precisa pensar em estratégias de marketing, comunicação e divulgação específicas para esses canais.

Mas calma! Comece criando e organizando o seu perfil nas plataformas em que o seu público-alvo estiver verdadeiramente presente, deixe todas as informações importantes na biografia e, se possível, aposte num link direto e personalizado para o seu sistema de cardápio delivery, fácil de encontrar e acessar já na própria descrição do perfil.

Aí sim, estude e navegue para planejar suas postagens em fotos e vídeos e até e-mails marketing (que super funcionam, viu?). Fique de olho nas métricas, como taxas de interações e aberturas.

3. Sempre movimentar seus perfis online

De nada adianta ter perfis nas redes se você não os movimentar! 

A dica, aqui, é criar um cronograma de marketing contendo, pelo menos, as suas ideias de postagens para a próxima semana, quinzena ou mês, que podem envolver:

  • fotos dos pratos e das bebidas;
  • vídeos mostrando a rotina do restaurante ou o preparo dos carros-chefe;
  • dicas de como fazer o pedido;
  • dentre outros conteúdos.
 

Usar datas comemorativas e feriados também pode ajudar a planejar postagens e promoções temáticas. Além disso, não tem nada mais gostoso para alguém que acessou o seu perfil pela primeira vez, descobrir, logo de cara, um cupom de desconto, diz aí! 

Sobrou uma graninha para anúncios? Invista.

4. Invista em mídias pagas

Dentro do marketing digital, investir em tráfego pago para delivery pode ser outra boa estratégia para você alavancar suas vendas: campanhas no Facebook ou links patrocinados no Google Ads se destacam como bons exemplos nesse caso.

Aproveite as oportunidades para testar palavras-chave, imagens e outros conteúdos diretamente ligados ao que você vende e/ou às missões, visões e valores do seu restaurante, para tentar alcançar o máximo de clientes em potencial.

Se você se sentir mais seguro(a) contando com especialistas, uma alternativa vai ser contratar uma agência de marketing para ajudar nessa parte. Faça os cálculos e confira a viabilidade (para o seu bolso!).

5. Desenvolva materiais gráficos 

Esta dica é especial para quem quer deixar a marca do delivery na mente de quem talvez ainda nem o conheça, mas vai à padaria ou ao salão de beleza e acaba, sem querer, dando de cara com um belo panfletinho na hora de pagar, por exemplo!

Entre em contato com outros lugares dentro do raio de entrega do seu estabelecimento e combine parcerias, mas lembre-se: nos materiais, inclua informações básicas, como  horário e dias de funcionamento, destaques do cardápio com ou sem o preço, telefone para contato, maneira de pedir, redes sociais e até um código de oferta.

O marketing nesse formato também funciona se, em todo pedido entregue, você anexar um panfleto na embalagem. Faça o teste.

6. Transforme a pessoa entregadora em representante

Quem faz a entrega dos pedidos, normalmente, roda por várias ruas e bairros diferentes e também tem contato direto com seu cliente, então, adquira uniformes personalizados e outros materiais de trabalho que tenham a marca do restaurante para essas pessoas.

Em paralelo, como parte da gestão do seu delivery, ofereça treinamentos e capacitações para todo mundo priorizar a experiência do consumidor e tratar cada freguês com cortesia e empatia. Divulgação nota mil!

7. Crie um plano de fidelidade

Você também pode criar um programa de fidelidade para o seu delivery – e mostrá-lo para todo mundo nas redes sociais, em banners etc.! Ele ajuda no marketing em dois sentidos: primeiro, porque serve como um conteúdo para as redes sociais e até para propagandas no offline, e segundo, porque incentiva a transformação de consumidores fiéis em grandes defensores da marca.

E quem defende algo ou alguém faz o quê? Fala bem dessa pessoa ou empresa para os amigos e familiares!

8. Ofereça descontos

Vale um cupom na compra de um combo ou aquele frete grátis para quem pedir acima de determinado valor se a proposta for usar a divulgação desses descontos para atrair novos clientes, promover novos produtos e ampliar a exposição da sua marca!

Já dá pra imaginar a arte que vai ser publicada no Instagram: uma sirene de alerta, a palavra ATENÇÃO escrita toda em iniciais maiúsculas e, logo abaixo, o anúncio da condição especial.

9. Crie um perfil no Google Meu Negócio

Pensou em Google, pensou em marketing! Muita gente procura por indicação na plataforma antes de fazer um pedido, e tendo um perfil nela, fica muito mais fácil divulgar o seu restaurante por meio da geolocalização, alcançando quem mora ou trabalha perto do delivery.

No Meu Negócio, você adiciona o nome do estabelecimento, horário de funcionamento, site, contato e até fotos. Também dá para colocar o cardápio, preços e outros dados, além de receber e responder avaliações.

10. Crie uma boa identidade visual – e mostre-a para todos!

Por último, parta do pressuposto de que quem é visto é lembrado, então, investir num planejamento de marketing que inclua a criação de uma identidade visual forte e, depois, mostrá-la aos fregueses, pode alavancar suas vendas!

Seja marqueteiro(a): faça com que a marca do seu delivery se torne memorável. Atenção para paleta de cores, tom de voz da comunicação, estilo das fotos e dos vídeos e logotipo.

Investir no marketing para delivery é importante porque você não precisa gastar muito, basta gastar bem para, além de trazer novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar as vendas, tornando seu restaurante cada vez mais conhecido no bairro ou na cidade.

Aprofunde seus conhecimentos em marketing emocional e ações capazes de gerar aproximação, lembrando do quanto o nicho é promissor no país: deliveries movimentaram quase R$ 100 bilhões na economia brasileira só em 2022, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Chega de desperdiçar seu potencial!

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