7 atitudes que atraem clientes para restaurante japonês

Você não precisa esperar mais para atrair clientes para o seu restaurante japonês: veja, neste artigo, atitudes a serem tomadas agora.

Por Redação Goomer 11 de Julho de 2025 10 min. de leitura
7 atitudes que atraem clientes para restaurante japonês

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Um cardápio pensado estrategicamente,com certeza, vai atrair clientes para o seu restaurante japonês. Usar ingredientes frescos, criar promoções imperdíveis e até oferecer um programa de fidelidade também são opções interessantes.

O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão e quase 17 mil restaurantes dedicados a essa culinária, segundo uma pesquisa da plataforma de comunicação Seafood. Você sabia?

E, nesse mercado pra lá de aquecido, quem não se diferencia acaba sendo esquecido. Aceita uma ajudinha com ideias vendedoras?

1. Fazer um cardápio estratégico

Não é segredo que as opções de pratos e bebidas do cardápio de um restaurante japonês precisam ser pensadas estrategicamente, mas o que isso significa de verdade?

A gente responde!

Cada alternativa deve despertar curiosidade. A curiosidade precisa virar desejo. E o estabelecimento tem a missão de fazer o cliente embarcar em uma viagem pelos sabores do Japão, mesmo que alguns sejam meio “abrasileirados” ou que os ingredientes não sejam exatamente iguais.

Então, estratégia, nesse cenário, pode querer dizer:

  • Reinventar a tradição com a riqueza dos sabores brasileiros
  • Oferecer poucos produtos, mas todos com máxima qualidade e frescor
  • Honrar os clássicos, mas tentar fugir do lugar comum
  • Manter a essência japonesa mesmo ao se diferenciar
  • Investir em alternativas para quem não é fã dos pratos crus

Sushis e sashimis são obrigatórios, mas um roll com uma fruta que só tem no Brasil, uma opção que explore a versatilidade dos cogumelos, yakissobas e grelhados são altamente recomendados como parte das dicas para inovar num restaurante japonês.

Veja mais sugestões adiante.

Sushis

Símbolo da culinária japonesa, combinam arroz temperado com vinagre e peixes crus ou frutos do mar ou vegetais. Suas variações (nigiri, uramaki e hossomaki, em geral) permitem criar combinações irresistíveis.

O segredo para atrair clientes? Preparar o arroz no ponto e na textura perfeitos – que são diferentes dos que a gente gosta por aqui! – e garantir que o peixe tenha qualidade impecável.

Sashimis

As fatias de peixe cru, como salmão, atum ou peixes brancos, são servidas acompanhadas só por shoyu e, na maioria dos restaurantes, por wasabi e gengibre. Quem pede, quer o sabor natural do peixe, e o frescor em nível máximo!

Aposte em cortes clássicos e variações (selado, maçaricado, com toques cítricos).

Temakis

Os cones de alga nori recheados com arroz e ingredientes variados já viraram febre no Brasil, inclusive em versões diferentonas, como aquelas com camarão empanado e cream cheese e combinações vegetarianas. Atenção! Conquiste pela crocância da alga.

Missoshiru

Caldo leve à base de pasta de soja fermentada, servido com tofu, cebolinha e alga wakame, é o conforto em forma de prato! Varie com cogumelos, camarão ou legumes na receita, mas atenha-se às tradições, porque quem consome sabe o que está procurando.

Tempurás

Vegetais ou frutos do mar empanados e fritos, famosos pela leveza e crocância, os tempurás nunca podem chegar à mesa do cliente pingando óleo ou já murchos, com cara de que saíram da frigideira há muito tempo.

A massa deve ser frita na temperatura certa para garantir textura.

Gyozas

Esses pasteizinhos recheados com carne suína ou vegetais são encontrados fritos em muitos estabelecimentos japoneses, e você pode servi-los assim se entender que o público-alvo do seu restaurante prefere o formato.

Mas, lembre-se: tradicionalmente, versões grelhadas ou cozidas no vapor chamam atenção dos grandes fãs da culinária.

Hot rolls

Sushis empanados e fritos que encantam pelo contraste entre o crocante da casquinha e a cremosidade do recheio, os rolls, permitem muitas variações, você sabe, então, pode inovar. Só não fuja da proposta do estabelecimento!

Yakissobas

O delicioso macarrão salteado com vegetais e/ou carnes de todos os tipos, pode ganhar adaptações regionais e sazonais, mas nunca deixe de servir com um molho bem encorpado.

Se puder, permita personalização com acréscimo ou remoção de ingredientes, para melhorar a experiência dos clientes que só comem pratos quentes quando vão a um restaurante japonês.

Sobremesas

Entre as opções preferidas pelos fãs de comida japonesa tradicional estão o bolinho de arroz recheado de pasta doce (mochi) e a panqueca com recheio de feijão doce (dorayaki).

Mesmo assim, muitos estabelecimentos no Brasil costumam servir sorvetes diversos, rolinho primavera com recheio de chocolate ou doce de leite e banana flambada, agradando ao consumidor do rodízio, por exemplo.

Outras alternativas são os espetinhos de bolinhas de arroz com calda doce (dango), o sorvete de matchá, o pudim japonês, o crepe japonês e os anmitsu (cubos de gelatina de agar-agar, acompanhados de frutas frescas, feijão azuki doce, mochi e calda de açúcar mascavo).

Aproveite para torná-las sobremesas dignas de fotos a serem postadas no Insta!

2. Vender pratos instagramáveis

Depois de pensar com tanto carinho no seu menu, nada lhe trará mais orgulho do que uma apresentação dos pratos capaz de gerar clique atrás de clique pras redes sociais, pode acreditar.

Aliás, mais do que isso, o apreço pela estética e harmonia conta muito na culinária japonesa, pois reflete valores culturais e respeito aos ingredientes!

  • Capriche ao colocar a comida no prato, na barca etc.
  • Escolha com carinho o material e a cor das louças
  • Traga texturas diferentes para cada receita
  • Crie algum ritual na hora de servir os destaques da casa

Aproveite e faça imagens e vídeos você mesmo! Para usar quando for montar seu cardápio japonês ou atualizá-lo.

3. Diferenciar o menu pelo design

Seu cardápio também pode representar um grande diferencial na atração dos clientes e nas vendas pelo simples fato de fazer o cliente salivar só com fotos e palavras.

  • Destaque os melhores conteúdos
  • Deixe pequenos espaços vazios entre eles para conseguir equilíbrio e sofisticação
  • Opte por cores harmoniosas para o layout (preto, branco e vermelho, por exemplo)
  • Use somente fontes elegantes e totalmente legíveis
  • Tenha categorias bem definidas (entradas, sushis, pratos quentes, sobremesas etc.)
  • Faça descrições detalhadas explicando cada prato

O design, somado aos textos e as imagens, são uma forma de esclarecer as dúvidas do consumidor antes mesmo de elas surgirem!

Para um impacto ainda maior e ainda mais facilidade em atualizações, considere um cardápio digital: além de moderno, ele permite testar ofertas e produtos, apresentar até três fotos por item e organizar melhor a operação.

“A gente consegue trabalhar com uma equipe menor e damos conta do trabalho”, relata Cristian Roberto Lima, sócio do Kato Japa, restaurante de comida japonesa localizado em Vinhedo (SP) e parceiro da Goomer.

4. Priorizar a psicologia do consumo

Outra coisa! A ordem dos pratos no cardápio influencia diretamente nas escolhas dos clientes, portanto, comece indicando opções leves, como entradas e sashimis, e só então evolua para pratos mais robustos, como yakissoba e grelhados, criando uma jornada que estimula o apetite.

Use gatilhos emocionais, palavras que despertem desejo e inclua curiosidades do modo de preparo ou da receita nas descrições para criar uma conexão entre a marca e quem lê o menu.

Outro artigo aqui do blog traz algumas dicas de precificação de comida japonesa que serão valiosas: já deixe aberto para ler logo em seguida!

5. Oferecer experiências temáticas japonesas

Para além do cardápio, dos peixes mais frescos e dos cortes mais precisos, busque maneiras de mostrar ao freguês que a proposta do restaurante e o ambiente têm tudo a ver com a refeição!

Faça isso no dia a dia, tomando cuidado com alguns detalhes da decoração e das vestimentas da equipe, e pontualmente através de eventos especiais.

Investir nos detalhes

  • Escolha um uniforme para os atendentes ligado ao estilo do negócio
  • Na recepção, utilize aromas sutis, como yuzu ou flor de cerejeira
  • Na decoração, use materiais naturais (madeira, bambu e papel de arroz)
  • Traga peças de design que remetam ao Japão, como tatames, futons e biombos
  • Pinte paisagens típicas japonesas na parede ou coloque quadros
  • Use luzes indiretas e lanternas de papel para sensação de acolhimento
  • Traga iluminação focada em detalhes decorativos que mereçam destaque
  • Se quiser ter um jardim japonês, garanta que ele seja bem cuidado
  • Fontes de água podem adicionar serenidade e completar a atmosfera

Tudo isso é atrativo, viu?

Promover eventos temáticos japoneses

São alternativas que conquistam corações:

  • Noites de karaokê japonês
  • Uma refeição que remeta à famosa cerimônia do chá
  • Festivais de sushi, sashimi etc.
  • Workshops de gastronomia ou cultura japonesa
  • Menu degustação surpresa para uma data comemorativa
  • Harmonizações de saquês artesanais
  • Shows temáticos, como de taiko (tambores japoneses) ou shamisen (instrumento tradicional)

Divulgue cada evento algumas semanas antes e ofereça reservas antecipadas, aproveitando as oportunidades como ações de marketing também.

6. Usar cada diferencial a favor do marketing local

O menu estratégico pode virar ação de marketing, o uniforme dos funcionários com certeza rende um bom post, os eventos temáticos podem ser divulgados em diversas publicações, de vários tipos, e em panfletos distribuídos no bairro.

As fotos dos pratos, você já vai aproveitar, né? E várias outras ideias trazidas no decorrer deste artigo têm potencial de virar ações atrativas e vendedoras, basta olhar para elas desse jeito!

Agora, se quiser mais:

  • Ofereça descontos para empresas, academias e condomínios próximos
  • Participe de feiras gastronômicas e festivais culturais
  • Convide influenciadores para conhecerem seu restaurante
  • Mantenha atualizado o perfil do estabelecimento no Google Meu Negócio
  • Para delivery, pense numa experiência de unboxing
  • Integre seu cardápio digital à opção de “Pedir com o Google
  • Invista em anúncios pagos e segmentados

No Instagram e no TikTok, use hashtags locais para aparecer nas buscas de quem está perto, divulgue pelo menos um vídeo curto todos os dias e siga as “trends” que fizerem sentido para a proposta do restaurante.

E não se esqueça de criar um programa de fidelização fácil de usar, seja ao estilo “venha 10 vezes, ganhe 1 prato” ou “indique e ganhe”, seja com cashback ou gift back ou para oferecer brindes e fazer sorteios!

7. Adotar tecnologias no dia a dia

Por último, mas não menos importante, as tecnologias atraem clientes para restaurantes japoneses, e não à toa, você leu sobre cardápios digitais em mais de um ponto deste artigo.

Ferramentas inteligentes como as que já estão disponíveis no mercado resolvem dores cotidianas de gestores e tornam o trabalho dos atendentes muito menos operacional e mais estratégico, permitindo-os atuar como representantes da casa.

Desde o desperdício até o tempo de espera, tudo o que pode tornar a experiência do consumidor frustrante é minimizado ou eliminado com cardápios digitais integrados a sistemas de gestão.

Ao mesmo tempo, essas soluções aumentam o ticket médio através de vendas sugestivas que ninguém faz igual!

Estude as alternativas – em tablet,em QR Code, totem de autoatendimento e cardápio digital para delivery – e suas opções de planos, entenda quais fazem sentido e experimente agora mesmo, aproveitando para usá-las junto com outras estratégias sugeridas aqui.

Ganbatte! (頑張って)
Faça o seu melhor e boa sorte.

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