
A maioria das pessoas, quando vão a uma cafeteria hoje em dia, criam expectativas altas em relação ao atendimento, ao ambiente e aos produtos. E ter essas expectativas atendidas é o que as faz voltar outras vezes, além de indicar o estabelecimento.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, referência em pesquisas de mercado, em parceria com a Universidade do Café aponta que somente 8,39% dos brasileiros não consomem a bebida.
Mais de 69% da população do país consome duas ou mais xícaras de café por dia. Do total, 90% o fazem pela manhã e 60% à tarde.
Dados como esses, de fevereiro de 2025, reforçam a ideia de que ir à cafeterias é, muitas vezes, um ritual e uma parte da rotina, então, movimente-se para tornar os momentos de seus consumidores mais especiais e proveitosos!
Pense que existe uma parcela de “coffee lovers” procurando pelo seu negócio para trabalhar com mais energia, conversar com amigos, fazer uma pausa etc. E perceba a importância que isso tem!
Absorva as dicas deste artigo para levar a satisfação do seu cliente ao mais alto nível.
Por que a experiência do cliente tem tanta importância em uma cafeteria?
A experiência do consumidor está em tudo, dos pequenos detalhes aos processos essenciais num estabelecimento que serve alimentos e bebidas, desde a recepção até o pagamento, e quanto melhor ela é, maiores as chances de uma cafeteria transformar um “simples” cafezinho num momento digno de repetição.
Ambientes assim são espaços de reflexão ou de reuniões ou de acolhida para quem trabalha à distância. Também podem ser perfeitos para momentos de pausa durante o dia ou encontros com amigos e familiares.
E toda a atmosfera de uma cafeteria, hoje, exige que o negócio seja capaz de garantir uma experiência para além da xícara.
Cortesia no atendimento, conforto no mobiliário, praticidade para pedir e pagar, Wi-Fi e tomadas livres, opções para dietas específicas e tudo aquilo que você procuraria ao considerar um restaurante nota 10 de 10, pode apostar, sua clientela procura também.
Vamos falar um pouco mais sobre o que vale a pena entregar ao freguês?
Para refletir: você atende as expectativas do cliente de cafeteria da atualidade?
Ingredientes diferenciados, ambiente agradável, atendimento cortês… A lista de desejos e necessidades é longa, mas só quem os atende consegue ultrapassar a concorrência e ganhar um espaço no coração de consumidores cada vez mais entendidos “de café”.
Aqui estão alguns pontos para você considerar:
- Qualidade do café
- Variedade de sabores, aromas e torras
- Diferentes modos de preparo
- Atendentes disponíveis
- Cardápios informativos
- Decoração confortável
- Temperatura adequada do ambiente e dos produtos
- Higiene do espaço e de colaboradores
- Conexão da marca com o público-alvo
Agora, veja dicas de como trabalhar esses e outros aspectos.
Para adequar: 8 elementos que encantam clientes de cafeterias
A gente aposta que você vai tirar boas ideias desta lista!
1. Ingredientes e serviço
Considere servir:
- Cafés especiais e de origem única
- Coado e espresso, pelo menos
- Bebidas sazonais, como cold brew e chá gelado no verão
- Receitas exclusivas, como cafés com infusões
- Preparos autorais
- Produtos artesanais
E vá despertando os cinco sentidos da galera!
2. Decoração acolhedora e conveniência garantida
Um ambiente acolhedor é marca registrada de cafeterias de sucesso, destacando-se, por exemplo, por móveis confortáveis que convidam à permanência, pela playlist, pelos aromas no ar, por livros e jornais ou revistas para leitura no local e pela decoração com:
- Luzes quentes
- Elementos naturais
- Objetos artesanais
- Texturas diferentes
- Louças práticas
- Estofados
- Etc.
Mesas para apoiar o notebook, Wi-Fi grátis e tomadas à disposição, mais uma vez, também são diferenciais.
3. Inclusão e acessibilidade
Tanto no cardápio da cafeteria quanto no ambiente, garantir esses dois fatores é encantador, de verdade. Aqui vão algumas ideias:
Cardápio | Ambiente |
---|---|
Produtos veganos, sem glúten e sem lactose; bebidas não-cafeinadas | Rampas de acesso, espaço para circulação de cadeira de rodas, sinalização clara |
4. Atendimento de primeira
Treine seus funcionários para se tornarem verdadeiros especialistas no seu produto.
Durante o atendimento, a forma de explicar os tipos de café, demonstrações de preparo, sugestões de harmonizações e narrativas ligadas à história do lugar e à origem dos grãos influenciam na percepção do cliente sobre a cafeteria.
Outro ponto indispensável é saber ouvir o que cada pessoa tem a dizer, seja um elogio ou uma crítica, ou seja, saber absorver feedbacks e fazer ajustes a partir deles, sempre que identificado um problema.
5. Comunicação visual
Ainda, em uma cafeteria ou nos perfis do negócio nas redes sociais, a comunicação visual pode (e deve) ser de derreter até os corações mais gelados!
Detalhes como logotipo, cardápio, identidade nas redes sociais e sinalização fazem toda a diferença, pois comunicam o que você quer transmitir às pessoas.
- Comece definindo o conceito do seu negócio
- Entenda seu público-alvo
- Desenvolva uma identidade consistente
- Traduza o propósito da marca no logotipo
- Escolha uma paleta de cores adequada
- Estrutura o cardápio em categorias
- Adote os mesmos padrões para as redes sociais
Ao planejar ou repensar a decoração da cafeteria, reforce o que você deseja transmitir. Aliás…
6. Propósito e autenticidade
Um propósito bem definido ajuda a cafeteria a se conectar com o público-alvo. Considerando suas visões e seus valores, opte por:
- Apoiar causas sociais
- Incentivar a sustentabilidade
- Valorizar pequenos produtores
- Envolver a comunidade
Ou outra ideia autêntica!
7. Experiência além do café
Aproveite seu espaço para promover eventos culturais, como um clube do livro, uma noite de jazz, oficinas de café e exposições artísticas, sozinho(a) ou em parceria com outras marcas do seu bairro.
Se quiser alguma mudança válida para todos os dias, considere criar um espaço para crianças na cafeteria ou uma área de cowork. Isso encanta pra xuxu!
8. Tecnologia e seus benefícios
Por último, porém até mais importantes em alguns casos, tecnologias e, especificamente, soluções de autoatendimento oferecem autonomia, reduzem o tempo de espera e os erros nos pedidos, despertando o melhor dos sentimentos nos consumidores.
Elas são altamente indicadas para cafeterias porque permitem que todo o processo, do pedido ao pagamento, aconteça do jeito do consumidor – e no ritmo dele! Ao mesmo tempo, ajudam na organização da operação.
Este vídeo ilustra a aplicação de um cardápio digital numa cafeteria e restaurante de São Paulo:
Conta pra gente: gostou do que assistiu? Continue acompanhando o blog para mais insights!
Deixe seu comentário ou dúvida