9 fatores que despertam curiosidade em restaurantes

Descubra quais fatores despertam a curiosidade em restaurantes e atraia mais clientes com nove estratégias que funcionam.

Por Redação Goomer 20 de Junho de 2025 - Atualizado em 20 de Junho de 2025 6 min. de leitura
Mulher jovem admirando doces em uma vitrine de padaria ou confeitaria em um dia ensolarado, com expressão de satisfação e curiosidade.

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Eventos temáticos, apresentações surpreendentes dos pratos e tecnologias usadas no atendimento são alguns exemplos de fatores que despertam curiosidade em restaurantes. Alinhe-os a boas estratégias de marketing e provoque, no seu público, aquela sensação de “eu preciso conhecer esse lugar”.

A capacidade do foodservice de oferecer experiências memoráveis em todos os pontos da jornada do cliente também tem tudo a ver com seu encantamento e, consequentemente, sua fidelização, então, o que você está esperando para começar?

Descubra, no decorrer da leitura deste artigo, nove diferenciais criativos, acessíveis e eficazes, para atrair curiosos e os transformar em fregueses fieis!

1. Eventos temáticos

Abrindo a lista de fatores que despertam a curiosidade em restaurantes, aparecem os eventos temáticos, aqueles inspirados em filmes, séries, datas comemorativas, culturas etc. que tenham a ver com o público-alvo.

Faça os seus, convidando a galera pelas redes sociais, divulgando em panfletos distribuídos pelo bairro, chamando influenciadores que tenham a ver com o tema etc.!

Transforme atmosfera do local em um verdadeiro cenário, deixando-o diferente do dia a dia,

crie um cardápio exclusivo, ponha uma trilha sonora personalizada pra tocar e garanta que sua marca tenha uma identificação imediata com os consumidores.

Se quiser, ofereça brindes ou cupons de desconto também, além de disponibilizar um espaço instagramável para fotos e vídeos.

2. Atendimento diferenciado

Tem quem se interesse em conhecer um restaurante só de ouvir falar que o atendimento é melhor do que qualquer outro: acredite! Aliás, além disso, esse é um dos principais motivos pelos quais os clientes voltam a um mesmo estabelecimento do food.

Todo mundo quer viver a sensação de entrar em um lugar e parecer que já é de casa e sentir que pertence ao espaço, criando uma conexão emocional única com os atendentes, a comida. Seu negócio desperta isso no freguês?

3. Cardápio criativo e inovador

Aquela comida que chega à mesa do vizinho e faz você virar a cabeça pra olhar, aquele molhinho servido pelo garçom com aroma de ervas frescas, aquela bebida com elementos surpresas…

A composição, a montagem dos pratos e drinks e a apresentação deles têm tudo a ver com curiosidade! Experimente:

  • Cores e texturas diferentes
  • Fumaça e outros efeitos visuais
  • Ingredientes sazonais
  • Formas geométricas
  • Contrastes
  • Interações no serviço
  • Descrições atraentes dos produtos
  • Fotos reais para cada item

Mexa com os cinco sentidos, preferencialmente contando com um cardápio digital para fazer experimentações sem gastar com impressões e colocar o meio-ambiente em risco por causa do uso exagerado de papel!

4. Experiências gastronômicas únicas

Junte suas iniciativas de cardápio e montagem ao atendimento diferenciado, à decoração especial e confortável (mesmo em dias comuns) e aos sons e aromas do ambiente e oferece - tcharãn! – uma experiência gastronômica única.

Da atenção aos detalhes às pequenas surpresas ao longo do atendimento, você transforma uma refeição comum em memorável.

Jantares às cegas, harmonizações exclusivas e receitas exclusivas criadas pelo(a) chef em parceria com outro especialista do foodservice podem fazer parte dessa iniciativa também!

5. História e propósito

Desperte a curiosidade dos consumidores ao mostrar a eles que seu restaurante está disposto a contar uma história no serviço e em todos os pratos e a mexer com cantinhos específicos do cérebro e do coração deles.

Deixar claro os vínculos das receitas com a origem do restaurante ou com tradições específicas, com certeza, desperta a curiosidade de muita gente. Assim como servir comidas e bebidas que carregam memórias afetivas, receitas de família ou ingredientes típicos de uma região.

6. Ambiente instagramável

Com ou sem eventos especiais, restaurantes que têm, pelo menos, uma área decorada para fotos e vídeos chamam a atenção de clientes, antes mesmo de eles conhecerem as opções do cardápio.

Você pode instalar:

  • Frases em neon
  • Paredes diferentes
  • Luzes boas para fotos
  • Objetos decorativos
  • Dentre outros

Quanto mais autêntico e exclusivo o ambiente, maior a chance de ele viralizar na web! Apenas certifique-se de oferecer qualidade no restante da experiência para que quem já foi e tirou uma foto se interesse em voltar novamente – e não só pelo clique.

7. Adequação à dietas e restrições

Outra coisa que desperta o interesse de diferentes nichos de consumidores é um lugar se posicionar como “aquele que oferece opções capazes de atender determinadas dietas ou restrições alimentares”.

Seja um restaurante com comidas à base de plantas, um espaço vegano ou vegetariano, um lugar em que tudo é sem glúten, uma cafeteria com produtos sem lactose e assim por diante, vale a pena destacar o diferencial provocativo para conquistar clientes.

Principalmente se outros itens da lista deste artigo forem “servidos” junto, como eventos temáticos, receitas criativas etc. Deixe o comportamento do consumidor falar!

8. Estratégias de marketing autênticas e coerentes

O penúltimo fator que desperta curiosidade em muita gente é, claro, o marketing gastronômico, que pode ser “de influência”, centrado na fidelização, voltado para construção de reputação da marca e até ter uma ajudinha de anúncios pagos na internet, por exemplo, desde que seja autêntico e coerente.

Veja ideias e como elas mexem com o consumidor:

  • Programa de fidelidade: gera sensação de exclusividade e estimula o retorno
  • Influenciadores: filmam, compartilham e destacam o lugar para seus seguidores conhecerem
  • Brindes: fixam a marca na cabeça do consumidor e de outras pessoas
  • Promoções: atraem interessados em oportunidades únicas ou financeiramente vantajosas
  • Anúncios pagos: chamam a atenção para eventos temáticos, receitas sazonais e outras das estratégias deste quadro

Monitorar as mudanças de hábitos de consumo no foodservice vai lhe ajudar a decidir qual ou quais colocar em teste!

9. Tecnologia e inovação

Finalmente, soluções tecnológicas atraem centenas de curiosos para bares e restaurantes de todos os tipos ao redor do Brasil. Quem nunca esteve num estabelecimento com totens de autoatendimento e ouviu comentários do tipo: “olha, dá pra pedir por aqui”?!

O uso de ferramentas assim mostra que seu negócio está por dentro das tendências, preocupado com o futuro do planeta e interessado em sempre melhorar no atendimento, oferecendo, ao consumidor, o conforto e a praticidade que ele merece.

É verdade que tem quem esteja investindo uma grana em ultramodernidades e realidade aumentada, mas você não precisa disso, né? Basta um toque de inovação para se diferenciar da concorrência! Fica a dica!

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