Marketing com cardápio: você sabe fazer?

Entenda o papel do cardápio nas estratégias de marketing de um bar ou restaurante, veja como usá-lo e escolha quais dicas deste artigo quer testar hoje.

Por Redação Goomer 17 de Dezembro de 2025 - Atualizado em 17 de Dezembro de 2025 7 min. de leitura
Mulher estudando com tablet em ambiente moderno, usando óculos e blusa cinza, com expressão concentrada e fundo de parede clara e planta verde ao fundo.

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Sim, o cardápio é uma ferramenta de marketing estratégica para restaurantes, principalmente quando seu layout está bem pensado, suas fotos têm qualidade e as informações contidas nele estão claras!

Bons menus não apenas facilitam os pedidos como também vendem mais e ajudam na construção de uma percepção do consumidor sobre a marca, já pensou nisso?

De acordo com a pesquisa “Voz do Consumidor”, feita pela consultoria PwC em 2025 com mais de 20 mil clientes do mercado brasileiro no geral, 64% das pessoas esperam que as empresas de alimentação ofereçam produtos e experiências personalizadas voltadas ao bem-estar e às preferências individuais.

E, apesar de o levantamento não tratar específicamente das escolhas através do cardápio, fica claro que, os novos hábitos de consumo englobam o desejo de se sentir compreendido; de se identificar.

Então, está no menu o primeiro ponto de contato capaz de mostrar que esse desejo vai ser atendido durante toda a experiência num restaurante!

Descubra, a seguir, o que fazer para tê-lo como seu maior aliado.

O papel do cardápio na percepção de uma marca do foodservice

Mais do que funcionar como uma lista de pratos e bebidas, o menu pode comunicar a identidade do negócio e gerar um vínculo emocional (✓) ou dizer uma coisa enquanto, na verdade, o estabelecimento entrega outra (X).

Pode despertar desejo através das imagens e descrições (✓) ou fazer com que o carro-chefe da casa passe batido, porque não tem destaque nenhum (X).

Pode ser aquele cardápio vendedor de sugestões e combos, com nomes criativos, adicionais saborosos e opções totalmente irresistíveis (✓) ou ser um catálogo parecido com as “páginas amarelas” de antigamente; sem sal (X).

E pode ser um cardápio digital capaz de corresponder ao “modus operandi” das novas gerações, mesmo que oferecido junto com um cardápio físico para alguns fregueses, facilitando personalizações, reduzindo erros, melhorando a comunicação etc.  (✓)

Aliás, “pode”, não! Deve!

Funcionando, enfim, como uma ferramenta de marketing poderosa, atualizada e organizada, capaz de entregar ao consumidor, logo de cara, exatamente o que ele vai vivenciar durante toda a jornada de compra no seu restaurante e, portanto, construindo a percepção desse cliente sobre a sua marca.

Cardápio impresso vs. digital no marketing: qual dá mais resultado?

O cardápio impresso costuma ser exigência de pessoas mais velhas e traz muito da identidade visual do negócio, mas, em se tratando de ferramenta de vendas, o cardápio digital se destaca por oferecer atualizações rápidas, permitir personalizações e transmitir, ao gestor, dados que podem ser analisados em tempo real.

Sem contar que ele é um instrumento para o marketing, podendo protagonizar fotos e vídeos usados em campanhas publicitárias, nas redes sociais etc.!

Por isso, como você já leu anteriormente, alguns estabelecimentos optam por usar tanto uma alternativa quanto a outra. Até decidirem ficar só com a versão mais moderna.

Acontece por aí?

Chegada a hora, você vai perceber o surgimento de alguns motivos para digitalizar de vez, por exemplo, a necessidade de:

  • Acabar com impressões a cada atualização
  • Atrair interessados através da layouts sazonais
  • Destacar produtos estratégicos
  • Oferecer opções para upselling e cross-selling
  • Dar mais autonomia ao cliente, eliminando dependência de garçons
  • Criar promoções mais assertivas, usando dados reais

E, no fim, o impresso poderá até corresponder a algum tipo de tradição, mas vai ser o cardápio digital o verdadeiro responsável por transformar expectativas (suas, da sua equipe e dos consumidores!) em resultados.

No Brasil, sete em cada dez pessoas utilizam tecnologias ou aplicativos ligados à alimentação, e mais da metade se sente confortável em receber sugestões automatizadas de cardápio

Afirmações como essa embasam, na prática, o que todo mundo sabe na teoria: um bom cardápio digital não é apenas mais prático, mas acompanha as mudanças do mercado.

Inclusive no que diz respeito ao marketing, à atração e à fidelização – voltando ao tema do artigo..!

Como usar o cardápio para atrair e fidelizar clientes? 5 melhores dicas

Um bom layout, fotos de qualidade e informações claras e corretas ajudam o cliente a escolher com mais confiança e interesse, recebendo, à mesa, exatamente o que desejava consumir, e voltando outras vezes, pois viveu uma experiência satisfatória.

Adiante, você confere as melhores dicas de uso do cardápio de restaurante como ferramenta de atração e fidelização. E saiba: elas são mais facilmente aplicadas no digital – você já viu o por quê –, mas dá para adaptar todas para menus impressos também, não se preocupe.

Antes de agir, fale em voz alta: “quero um cardápio personalizado como diferencial competitivo”. Então, vai ser só colocar a mão na massa.

1. Destaque produtos estratégicos

Direcione o olhar do cliente para os itens que mais você queira vender. Faça isso com ícones, sinalizadores visuais ou etiquetas em que aparecem textos, como “mais pedido”, “indicação do chef”, “especial da casa”.

Use fotos verdadeiras e em alta qualidade também! No digital, aproveite a oportunidade de criar destaques de capa ou pop-ups que aparecem antes da conclusão do pedido, com sugestões de dar água na boca.

2. Mantenha as opções atualizadas

Não precisa mexer em tudo, mas oferecer algumas alternativas novas em cada categoria do menu e fazer isso regularmente vai lhe ajudar a manter quem já é fiel curioso e disposto a voltar e atrair quem ainda não conhece a casa, mas busca novos sabores e novas texturas.

Para as atualizações, você pode pensar em estratégias sazonais, no bom aproveitamento de datas comemorativas ou até em seguir mudanças de clima, diferentes horários de funcionamento etc.!

E o bom do digital é que dá pra testar isso e aquilo sem gastar um centavinho a mais, ativando e desativando produtos no meio da operação, se assim você desejar.

3. Crie campanhas baseadas em dados

Busque informações ligadas aos itens mais pedidos, horários de pico e adicionais mais escolhidos e, nelas, encontre padrões que vão te ajudar a planejar ações de marketing.

A análise dos dados do restaurante é primordial para atração e retenção de clientes, porque permite identificar comportamentos reais de compra, segmentar públicos com precisão, testar ofertas de forma contínua e ajustar promoções com base no que efetivamente converte, não em achismos.

Só com ela suas campanhas deixam de ser generalistas e passam a trabalhar com gatilhos personalizados, aumentando o ticket médio e a recorrência.

4. Insira o cardápio em todos os lugares!

Compartilhe as opções do menu, novidades e promoções nos destaques das redes sociais do restaurante, vá até a bio dos perfis da marca e o insira lá, em forma de link de fácil acesso, use o próprio cardápio como “personagem” de fotos e vídeos que você vai publicar e assim por diante!

Essas estratégias servem para atrair e fidelizar clientes, pois o cardápio exposto em múltiplos canais funciona como vitrine ativa enquanto mantém o público fiel sempre atualizado sobre novidades, promoções e lançamentos ou, pelo menos, sempre ciente de que o restaurante está online – e publicando sobre sua operação.

5. Transforme um menu num assistente de compras

Aproveite os recursos de pesquisa e filtro especificamente do cardápio digital para reduzir dúvidas e aumentar a segurança do consumidor na hora de pedir. Se quiser orientar a jornada de consumo, usufrua também da oportunidade de fazer vendas sugestivas no momento certo, do jeito certo!

Já é comprovado que isso aumenta a taxa de conversão de visitantes em compradores fiéis, além de deixar mais satisfeito quem volta, por causa da nítida percepção de que o restaurante entende suas preferências.

E depois conta pra gente o que achou das dicas!

Gestor que entende que menu, marketing e experiência são uma coisa só, vai longe! É isso o que desejamos a você.

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