Para implementar um cardápio físico no seu restaurante, você vai gastar entre R$ 500 e R$ 2 mil inicialmente. Depois, quando precisar fazer reimpressões, terá que arcar com custos similares – de novo! Enquanto isso, para a implementação de um cardápio digital, será necessário desembolsar, no máximo, R$ 300 por mês.
Bons cardápios digitais para delivery podem até sair de graça, a depender da quantidade de recursos que você deseja ter e da quantidade de pedidos que o restaurante recebe. Este artigo trará mais informações!
Além da economia direta, o cardápio digital oferece várias outras vantagens operacionais e financeiras, como a redução de erros em pedidos e, consequentemente, de desperdícios e o aumento tanto do giro de mesas quanto do ticket médio.
E, apesar de o cardápio físico ainda ser familiar a muitos consumidores ao redor do Brasil, vale dizer que ele vem perdendo espaço para as tecnologias por ser menos higiênico, sustentável e prático.
Leia mais!
O que é o cardápio físico?
O cardápio físico é o menu impresso de um bar ou restaurante, através do qual o estabelecimento apresenta aos clientes as opções de pratos e bebidas que oferece.
Confeccionado em papel com capa de PVC ou couro ou disponibilizado num formato ainda mais simples, como em prancheta, esse tipo de cardápio é manuseado fisicamente pelos consumidores.
Apesar de oferecer uma experiência tátil, ele acaba prejudicando o bolso de diversos gestores porque precisa ser reimpresso sempre que há alguma atualização nos preços ou itens vendidos e exige muito tempo e dedicação para ser produzido sem erros de design ou gramática.
Quanto custa um cardápio físico?
O custo de um cardápio físico varia entre R$ 15 e R$ 50 por unidade, dependendo do material e da quantidade encomendada. Somam-se a esse valor, por exemplo, despesas com layout e diagramação do conteúdo (design), que ficam entre R$ 200 e R$ 1.000, senão mais, e os gastos com frete para entrega ou gasolina para retirada na gráfica.
Ainda, tem gestor que escolhe contratar o trabalho de revisão de texto para evitar ajustes no menu, pagando entre R$ 100 e R$ 300, no mínimo, para quem presta tal serviço. E não deixe de considerar a encadernação, a depender do tipo do seu restaurante, que pode ultrapassar os R$ 100 por cardápio.
O que é o cardápio digital?
O cardápio digital, diferentemente do físico, é uma solução tecnológica que permite aos restaurantes apresentarem seus produtos de forma contando com um aparelho móvel ou através do celular do próprio consumidor.
A Goomer, número um do mercado no desenvolvimento e na implementação desse tipo de menu, oferece, atualmente, a alternativa nas versões tablet, totem de autoatendimento, para delivery ou QR Code.
E são vários os benefícios de ter cardápio digital da Goomer! Destaque para a personalização dos produtos por parte do freguês, para as atualizações de itens em tempo real e sem custos adicionais por parte dos gestores e de um trabalho muito mais estratégico para os garçons!
Outros recursos avançados das soluções Goomer, você explora em mais um artigo fresquinho aqui do blog.
Quanto custa um cardápio digital?
O cardápio digital pode sair de graça para quem tem restaurantes delivery e quer experimentar a tecnologia da Goomer, explorar suas ferramentas e testar suas funcionalidades. Outras opções de planos têm valores que variam dos R$ 99 aos R$ 300 mensais.
Cada plano atende diferentes necessidades e possibilidades dos donos de bares e restaurantes do país. Só não tem nenhum que não combine com o seu negócio!
Alguns custos adicionais, ou seja, para além do valor da mensalidade, podem fazer parte do seu orçamento caso você opte pela implementação de cardápio digital em tablet ou pelo totem de autoatendimento. Converse com um especialista Goomer se quiser saber mais.
Comparativo de investimentos: cardápio digital vs. cardápio físico | |
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Cardápio digital | Cardápio físico |
Investimento: R$ 0 a R$ 300/mês Previsibilidade de gastos: ✓ Economia a longo prazo: ✓ Custos com reimpressões: X Eficiência: 11 a 15 mesas atendidas por garçom | Investimento: pelo menos R$ 500 a cada leva de impressões Previsibilidade de gastos: X Economia a longo prazo: X Custos com reimpressões: ✓ Eficiência: 1 a 3 mesas atendidas por garçom |
Qual é o ideal entre cardápio digital e cardápio físico para o seu restaurante?
O cardápio digital é a escolha de bares e restaurantes que buscam modernizar o atendimento, reduzir custos e oferecer uma experiência prática e interativa aos clientes. Com ele, a gestão de vendas e estoque fica mais fácil, as estratégias de marketing se tornam mais assertivas e até as promoções ajudam o caixa a fechar no azul!
Além disso, vale a pena investir em cardápio digital como os desenvolvidos pela Goomer porque eles podem ser integrados a sistemas PDV, ERP e KDS, otimizando a operação do restaurante como um todo. Sem falar que a escolha pelo digital reflete uma preocupação da marca com a sustentabilidade e o conforto dos fregueses, diferenciando-a ainda mais da concorrência!
A lista das vantagens de investir em um cardápio digital da Goomer é longa, então continue conferindo alguns pontos que fariam o estômago roncar se fossem “de comer”.
- Atualizar preços e itens de forma rápida, sem pausas na operação e sem custos extras
- Reduzir ou minimizar o desperdícios de insumos
- Destacar promoções para aumentar o ticket médio
- Mostrar ao cliente que a personalização e o conforto vêm em primeiro lugar
- Apresentar os pratos com três fotos por item
- Esclarecer dúvidas dos consumidores através de descrições completas
- Acompanhar relatórios em tempo real
- Favorecer o trabalho estratégico dos garçons
- Aumentar o ticket médio entre 10% e 40%
- Cortar custos operacionais em até 50%
Se ano novo equivale a vida nova, a sua está a um botão de distância. Clique em “Criar cardápio agora” em qualquer banner que apareça na sua tela e revolucione seu restaurante, tornando-o infalível em 2025!
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