Para tornar mais dinâmico e personalizado o atendimento do seu restaurante, optar por um cardápio digital é a decisão certa. Vários outros benefícios da tecnologia merecem destaque, a exemplo da praticidade e da agilidade na hora de pedir (para o cliente) e das decisões mais assertivas (para você).
Os dados não mentem: segundo uma pesquisa feita pela Galunion, consultoria de foodservice, 85% dos clientes gostariam de alterar ou personalizar o pedido do seu jeito ao comer fora ou pedir delivery. Além disso, 24% vêem a rapidez no atendimento como principal critério para escolher onde consumir.
E o cardápio digital pode ser a resposta para o seu empreendimento se encaixar em todos os aspectos levados em conta pela freguesia! Veja, neste artigo, os principais diferenciais que a escolha pela automatização pode trazer.
O que é e como funciona um cardápio digital?
O cardápio digital é a versão virtual de um cardápio tradicional, mas com muito mais diferenciais porque é também um sistema que reúne informações de consumo e automatiza o atendimento. Ele funciona em formato QR code, em tablet, para delivery e até na versão totem.
Você vai ler mais sobre cada alternativa à frente neste mesmo artigo.
Através da tecnologia, um restaurante apresenta aos clientes todas as opções de comidas e bebidas disponíveis para consumo. Esses clientes conferem descrições detalhadas dos pratos, valores, e fotos e pedem sem sequer precisar acionar um garçom, personalizando os pedidos e até pagando a conta digitalmente.
Mas existem vários outros diferenciais que merecem a sua atenção!
12 benefícios de oferecer um cardápio digital aos clientes
Ter um cardápio inteligente ajuda gestores de restaurantes a seguirem tendências de comportamento do consumidor do foodservice, melhorarem a experiência de todos os clientes e otimizarem o trabalho de suas equipes, a gestão de estoque, as tomadas de decisões etc.
Além disso, o cardápio digital reduz custos operacionais, impressões em papel, desperdício de insumos decorrentes de erros na comunicação dos pedidos e agressões ao meio ambiente.
Listamos todos os principais benefícios dessa tecnologia para você conferir!
1. Adequação às tendências
A digitalização e a busca por autonomia são fortes preferências das novas gerações: segundo Galunion, 52% das pessoas entre 18 e 23 anos preferem acessar menus digitais.
E mesmo quem não está nessa faixa etária vira fã do cardápio digital por causa da higiene e da praticidade, por exemplo, outras duas tendências de comportamento dos consumidores do foodservice.
2. Agilidade no atendimento
Os clientes podem fazer pedidos e pagamentos diretamente através da tecnologia, eliminando a necessidade de aguardar por atendimento. Isso reduz filas especialmente em horários de pico, mas agiliza os processos a todo momento.
Pedir, personalizar e enviar o desejo à cozinha em apenas alguns cliques é muito mais fácil do que ficar com a mão levantada esperando e, então, buscar informações com o garçom porque o menu tradicional não traz uma descrição completa, só aí finalmente fazer o pedido (sob pressão, ainda por cima!) etc.
3. Facilidade nas atualizações
O freguês pede comida e bebida com apenas alguns cliques através de cardápios inteligentes e, da mesma forma, a pessoa gestora do restaurante ajusta preços, adiciona ou elimina itens, cria promoções e adapta o menu para outros idiomas. De onde estiver, através do painel de gestão da ferramenta.
4. Excelentes tomadas de decisões
E todas essas mudanças que acontecem em questão de cliques são decorrentes de tomadas de decisões muito mais assertivas proporcionadas pela ferramenta de automatização digital.
Com ela, o gestor pode, por exemplo, ter acesso a relatórios sobre quais itens vendem mais, quais os horários de pico e com quais combinações todo mundo dá “match”, assim os ajustes no cardápio e outras escolhas acontecem de forma mais estratégica.
É o poder de um cardápio digital com uma boa análise de dados!
5. Melhor gestão de estoque
A previsão de demandas proporcionada por toda a análise de dados dos cardápios digitais – e ainda mais pelo vínculo entre essa tecnologia e os sistemas de gestão (ERPs), não obrigatório, mas altamente sugerido – melhora a gestão de estoque.
Sempre que um item é vendido, atualizações automáticas ajudam você, gestor(a), a evitar surpresas desagradáveis, como a falta do carro-chefe da casa naquele momento de maior movimento.
6. Sustentabilidade garantida
A digitalização do cardápio ainda reduz o uso de papel e de impressões, contribuindo para a sustentabilidade do seu restaurante e muito mais cuidado demonstrado ao meio ambiente e às gerações do presente e do futuro.
Sem contar que, com uma melhor gestão de estoque, o desperdício de insumos também cai, e sua operação se torna duas vezes mais ecológica e alinhada às expectativas de consumidores conscientes.
Em contrapartida, você ganha em sustentabilidade também – do negócio!
7. Redução de erros nos pedidos
Ao eliminar a necessidade de ter atendentes só fazendo anotações dos pedidos, a tecnologia para restaurante reduz erros de comunicação, evitando mal-entendidos entre clientes e garçons e até entre garçons e cozinha/bar.
Mais um ponto para a redução do desperdício e outro para a experiência, já que os pratos chegam às mesas no tempo certo e exatamente como foram solicitados.
8. Otimização das operações e diminuição de gastos com equipe
Adotar um cardápio digital não significa reduzir a equipe, mas otimizar o trabalho dos colaboradores. Como assim? Com ele, é possível redistribuir as funções dos garçons, tornando-os verdadeiros representantes de marcas e funcionários estratégicos!
A ferramenta pode ser o segredo para garantir eficiência sem sobrecarregar ou subutilizar ninguém, e quem experimenta comprova: confira o depoimento de um dos sócios do restaurante japonês Kato Japa para saber mais.
9. Aumento do ticket médio com melhores estratégias de venda
Com o cardápio digital como ferramenta de automação comercial, você faz upselling e cross-selling sem ninguém perceber, mostrando preocupação do seu restaurante com a personalização do atendimento através da sugestão de acompanhamentos, complementos e extras de forma automatizada – combinada com o pedido dos fregueses.
Isso aumenta o valor médio de cada venda, sem dúvidas!
10. Facilidade de compartilhamento
Um menu tecnológico ainda pode ser acessado via diversos dispositivos móveis, bem como compartilhado por aplicativo de mensagens instantâneas ou redes sociais. Adote-o e permita que seus clientes explorem as opções do seu restaurante de onde estiverem e até façam encomendas antecipadas.
11. Integrações para gestão ultra-eficiente
O cardápio digital ainda pode ser integrado a um sistema de gestão, e o restaurante automatiza emissão de Notas Fiscais, acompanhamento de entradas e saídas de insumos do estoque, de vendas etc.
As vantagens de integrar sistemas de gestão a cardápios digitais são muitas e complementares às que você está conhecendo agora.
12. Fidelização e retenção
No mais, por causa de tudo o que você leu até aqui, modernizar o atendimento num restaurante ainda aumenta índices de fidelização e retenção. É recorrência de fregueses que você quer? Então, aproveite!
Vale para qualquer tipo de menu inteligente.
Quais são os tipos de cardápios digitais que existem?
Totem de autoatendimento, cardápio digital no tablet, cardápio digital em QR Code e cardápio digital exclusivo para delivery são os modelos mais recomendados e utilizados do mercado hoje em dia.
Tipos de cardápios digitais | Quando usar |
Totem de autoatendimento | Pode ser encontrado em versão mini, para uso nos restaurantes que têm atendimento em balcão e não podem ocupar espaço com grandes telas |
Cardápio digital no tablet | Indicado para uso nas mesas do estabelecimento, esse modelo fica sempre ligado e permite a inserção de até três fotos por apresentação de produto |
Cardápio digital em QR Code | A alternativa é lida pelo cliente com o próprio telefone celular, redirecionando-o para o menu |
Cardápio digital para delivery | Uma versão para quem quer eliminar o pagamento de taxas por pedidos, definir taxa de entrega de forma automática e muito mais |
Siga a leitura para escolher a alternativa perfeita!
Como escolher o melhor tipo de cardápio digital?
Para escolher o cardápio digital ideal para o seu negócio, pense primeiro em qual experiência você quer e pode oferecer para o seu cliente e no seu modelo de negócio. Considere ainda as preferências e o comportamento do público-alvo que você atinge ou pretende atingir. Acima de tudo, conte com especialistas.
Faça questão de adquirir uma solução com quem já tem renome no mercado, pode garantir o suporte necessário 100% do tempo e disponibilize o máximo de recursos, bem como opções flexíveis de planos de cardápios digitais e pagamentos.
Então, implemente a ferramenta.
Como implementar cardápio digital em 6 passos
Siga este passo a passo para acertar em cheio no seu novo investimento.
- Escolha uma marca de cardápios digitais reconhecida e confiável
- Crie sua conta online no site da marca e forneça as informações necessárias
- Desenvolva seu cardápio, adicionando títulos, descrições e imagens dos produtos
- Personalize o layout do menu
- Faça a organização dos itens por categorias
- Explore todos os recursos disponíveis, utilizando-os no dia a dia: usufrua de integrações que aumentem sua lucratividade, crie promoções para aumentar o ticket médio, faça pesquisas de satisfação etc.
Revolucione a experiência do seu cliente com o cardápio digital!
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