[Atualizado] Interesses do consumidor de foodservice

Confira, neste artigo, dados importantes sobre interesses do consumidor divulgados pela Galunion, consultoria especializada no setor, em setembro de 2024.

Por Redação Goomer 22 de Setembro de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
[Atualizado] Interesses do consumidor de foodservice

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Informações atualizadas divulgadas pela Galunion, consultoria especializada no mercado de foodservice, mostram que os consumidores ao redor de todo o Brasil continuam priorizando higiene e limpeza na hora de decidir onde comer. Somam-se às preferências e aos interesses outros dois fatores: sabor e preço justo.

Além disso, mais de 50% do total de entrevistados sai para fazer suas refeições pois está buscando experiência, mas tem muita gente frequentando restaurantes por outros motivos!

Neste artigo, você vai ver dados que provam que algumas tendências já se consolidaram como imperativos e, logo em seguida, conhecer alguns outros pontos que também acendem um sinal de alerta para mudanças no comportamento das pessoas. Continue lendo para descobrir mais!

Quais fatores influenciam os brasileiros na hora de escolher um restaurante?

Dentre os mais de 1.000 entrevistados pela Galunion para a pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor” divulgada em setembro de 2024 com dados referentes ao mês de agosto, 56% dos clientes do território nacional consideram limpeza e higiene fatores cruciais para escolher um lugar para comer.

Outros 51% priorizam o sabor da comida e 50% o preço justo. A imagem abaixo mostra todos os aspectos levados em conta.

Ilustração exclusiva da Goomer mostrando fatores que os clientes mais consideram ao escolher um restaurante.

Tem quem ainda pense que não, mas o cliente se importa com a limpeza do restaurante – e muito!

E o que faz as pessoas saírem para comer?

A motivação de uma refeição fora de casa é a mesma para 51% dos entrevistados pela Galunion: viver uma experiência gastronômica contando com um bom serviço e comendo uma boa comida. Encontros com amigos e familiares vêm logo em seguida (49%).

Quase 40% almoçam ou jantam fora por necessidade, você sabia? Pouco menos de 30% saem porque querem provar pratos ou menus que sejam inovadores ou impossíveis de reproduzir em casa, 20% querem explorar ambientes com conceitos novos/interessantes e 17% estão simplesmente fazendo uma pausa para uma bebida ou um lanche.

Ilustração exclusiva da Goomer mostrando motivações que os consumidores mais consideram para sair e comer fora de casa

Existem novos interesses do consumidor de foodservice que merecem atenção? Quais?

Conhecendo dados recentes do consumo em restaurantes, provavelmente você está se fazendo uma pergunta como essa, e a resposta para ela é sim: tem cada vez mais gente querendo comprar só o que cabe no bolso, ao mesmo tempo, também tem muito cliente procurando produtos brasileiros e que remetam a ingredientes ou receitas típicas.

Outros consumidores se interessam por produtos “comfort” e itens exclusivos em termos de receitas e sabores. As informações são do levantamento da Galunion, veja!

Ilustração exclusiva da Goomer mostrando desejos de consumo e interesses dos clientes de restaurantes e foodservices

Ainda, se você é dono(a) de um estabelecimento, outras porcentagens merecem sua atenção.

Quais os principais desafios que donos de restaurantes devem enfrentar em 2025?

Segundo as “Tendências do ecossistema de foodservice” levantadas pela Galunion durante o mês de agosto de 2024, 61% das quase 400 empresas entrevistadas enxergam a inflação como principal desafio de um futuro bem próximo, e 56% o atribuem à falta de profissionais qualificados.

O ano de 2025 vai ser de tentativas de atrair clientes e manter ou melhorar as vendas, expandir ou ajustar os negócios para 42%. Mais de 30% se preocupam com pagar dívidas e quase 20% com o abastecimento de seus estoques.

Ilustração exclusiva da Goomer mostrando principais desafios enfrentados por donos de restaurantes e foodservices

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