Implementar a automação digital no seu restaurante pode aumentar a eficiência operacional do negócio, melhorar a experiência do cliente e o dia a dia dos garçons, aspectos que levam a diferenciais importantes em um mercado cada vez mais competitivo.
Com a tecnologia, que não necessariamente precisa de grandes investimentos, você otimiza processos, reduz erros e acelerar o atendimento, além de permitir aos atendentes que se concentrem no que realmente importa: proporcionar uma experiência memorável aos consumidores.
Neste artigo, descubra a importância da automação digital para o seu restaurante e, ainda, conferi dicas de como torná-la realidade. Obs.: tudo sem gastos exorbitantes, fique tranquilo(a)!
O que é a automação digital em um restaurante?
A automação digital em um restaurante está ligada à implementação de tecnologias que facilitam e agilizam diversos processos do dia a dia. Ela diz respeito à adoção de sistemas que contribuem no gerenciamento de pedidos, no controle de estoque e até no monitoramento das vendas e da equipe.
Em vez de depender de métodos manuais para executar tarefas repetitivas, donos e funcionários de restaurantes podem optar pela automação!
Com tecnologias adequadas, muitas atividades operacionais passam a ser feitas de forma digital e integrada, reduzindo o tempo e o dinheiro gastos e minimizando tanto as chances de erros quanto o desperdício de alimentos.
No mais, os gestores ainda saem ganhando porque conseguem tomar suas decisões baseados em dados.
Como funciona a automação digital em restaurantes?
A automação digital – ou automação comercial – nada mais é do que o uso de tecnologias para restaurantes que vão eliminar a necessidade da execução de muitas tarefas operacionais que até então aconteciam de forma manual. Ela acontece pela implementação de cardápios digitais ou totens de autoatendimento e de sistemas de gestão, como PDVs e os ERPs.
Saiba mais adiante!
A partir da implementação de cardápios digitais
Os cardápios digitais são plataformas interativas que substituem – se você quiser! – os cardápios físicos tradicionais, permitindo aos clientes visualizar as opções de pratos e bebidas por um aparelho móvel ou tablet, personalizar os itens escolhidos e até adicionar complementos ao pedido.
Essa tecnologia oferece uma experiência mais envolvente para o consumidor, já que tem imagens atrativas, descrições detalhadas dos pratos, informações sobre ingredientes e alergênicos, além de preços sempre atualizados e promoções destacadas quando optado pelo dono de restaurante.
As informações do menu ainda podem ser alteradas instantaneamente, e tudo isso acaba com a necessidade de reimpressões e minimiza erros nos pedidos.
Com totens de autoatendimento no balcão
Muito parecidos com os cardápios digitais, totens de autoatendimento também são telas interativas que permitem que os clientes façam seus pedidos de forma independente, sem a necessidade de interação com a equipe de atendimento, e em questão de segundos.
Hoje em dia, eles são mais implementados em restaurantes com atendimento em balcão. Essa tecnologia, no geral, agiliza o processo de pedido, reduz filas e tempos de espera, e aumenta o ticket médio.
Através de PDVs e ERPs
Os sistemas de PDV (Ponto de Venda) são softwares que gerenciam as transações comerciais no restaurante, permitem registrar vendas, processar pagamentos e acompanhar o fluxo de caixa, oferecem relatórios em tempo real e melhoram as tomadas de decisões principalmente se integrados a cardápios digitais.
Também possíveis de serem integrados aos cardápios digitais, os sistemas de ERP centralizam o controle de diferentes áreas da operação do restaurante, como finanças, Recursos Humanos e gestão de estoque. Com eles, os gestores têm uma visão mais ampla e completa do negócio.
Usando sistemas KDS para a cozinha
Por último e geralmente vinculados a uma ou mais das automações mencionadas até aqui, os sistemas KDS ou Kitchen Display Systems permitem a comunicação direta entre a plataforma na qual os pedidos são feitos pelos clientes e a equipe da cozinha.
Eles substituem as comandas de papel, ou seja, funcionam como uma tela através da qual chegam para o(a) chef ou cozinheiro(a) do restaurante todos os pedidos feitos pela freguesia, facilitando a preparação dos pratos.
Muitos KDSs ainda notificam os garçons quando os pratos estão prontos, agilizando a operação.
E agora que você conhece um pouco mais sobre automação para restaurantes, já dá pra dizer que ela só traz benefícios?
Quais os benefícios de aplicar a automação digital em restaurante?
As vantagens da automação vão desde a redução de erros nos pedidos até a melhoria da experiência dos clientes e a otimização dos lucros.
Todas elas estão ligadas ao fato de que a tecnologia – quando escolhida e implementada corretamente – otimizar processos. E como acertar? Mirando naquilo que faz bem para o seu negócio e lhe ajuda a atender as necessidades do seu time e do seu público-alvo.
Fizemos uma lista de benefícios para você conferir.
Aumento da eficiência operacional
Um dos principais benefícios da automação digital é o aumento da eficiência operacional. Com processos, como a gestão de pedidos e o controle de estoque, não sendo mais manuais, o tempo gasto pela equipe em tarefas não estratégicas fica significativamente reduzido e todos podem se dedicar a funções que só os seres humanos sabem executar com maestria.
Garçons atendem de forma impecável, sugerem harmonizações, contam a história da casa. Equipes de cozinha e bar criam pratos e bebidas da mais alta qualidade. O fluxo de trabalho se torna mais ágil, levando a uma operação mais produtiva.
Redução de erros
A automação digital também ajuda a minimizar os erros nos pedidos, um problema comum em restaurantes. Isso significa que os pratos são preparados exatamente como os clientes solicitam, melhorando a satisfação geral e reduzindo tanto o desperdício de insumos quanto a necessidade de correções e o retrabalho, o que também impacta positivamente nos custos operacionais.
Melhora na experiência do cliente
Para melhorar a experiência do cliente num restaurante hoje em dia, “automação” é palavra de ordem.
Através de cardápios digitais, os consumidores pedem de maneira rápida e fácil, sem enfrentar filas longas ou esperar por atendimento, além disso, a personalização dos pedidos se torna mais simples, possibilitando que todos ajustem as escolhas conforme suas preferências.
Usando sistemas de gestão, por outro lado, donos dos estabelecimentos têm melhor controle sobre suas operações e conseguem saber onde investir para deixar todo mundo mais feliz, diferenciando seus negócios da concorrência.
Acesso a dados precisos
O acesso e a análise de dados em tempo real é outro benefício da automação digital, já que as informações coletadas pelas tecnologias são importantes para que os gestores do restaurante tomem decisões baseadas na realidade.
A depender das soluções implementadas no seu restaurante, você consegue saber detalhes sobre:
- vendas;
- preferências do cliente;
- precificação;
- desempenho dos pratos;
- promoções;
- combos;
- cupons de desconto;
- etc.
Isso maximiza a rentabilidade do restaurante.
Diminuição de custos
Embora a implementação de tecnologias de automação possa exigir um investimento inicial, os benefícios a longo prazo geralmente resultam em economia de custos. A redução de erros e o aumento da eficiência operacional significam que menos recursos serão gastos e o melhor controle do estoque, assim como as promoções devidamente direcionadas, ajudam a manter o fluxo de caixa sob controle.
Com as economias, o restaurante pode investir em melhorias em outros aspectos ou em estratégias para crescer no mercado.
Como aplicar a automação para restaurantes no seu estabelecimento?
Para usufruir de todas as vantagens da automação para restaurantes, escolha a(s) tecnologia(s) que deseja implementar a partir das necessidades do seu negócio e também do monitoramento do comportamento do seu público-alvo, contrate uma empresa fornecedora confiável, faça as integrações necessárias e capacite a equipe que vai utilizar a solução.
Realize alguns testes antes de colocar em prática uma operação mais moderna, mas não espere muito para agir: comunique as novidades aos clientes, informe sobre a adaptação, mostre abertura para feedbacks e vá monitorando e ajustando o que for necessário.
Peça feedbacks a sua equipe também!
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