Como fazer uma gestão de pedidos diferente da concorrência

Como fazer uma gestão de pedidos diferente da concorrência

Imagina você estar no seu restaurante favorito com aquela fome de leão, e a comida demorar para chegar ou chegar errada? É para evitar isso que existe a gestão de pedidos! Afinal, se o processo interno funciona, dá para ver no rosto dos clientes, que saem do estabelecimento satisfeitos – e voltam!

Mas fazer uma boa gestão de pedidos não é só anotar o que o freguês quer comer e beber e mandar pra cozinha. Na verdade, existem várias outras etapas desse processo e muitas podem ser automatizadas hoje em dia.

Neste artigo, você vai fazer um tour pelo assunto, entender porque a eficiência nesse aspecto pode transformar o seu negócio, aprender a melhorar cada etapa e descobrir como dar aquele upgrade na sua operação. Confira!

O que é a gestão de pedidos no restaurante?

O processo conhecido como “gestão de pedidos” parece até com um truque de mágica porque nem todo mundo percebe quanto trabalho ele envolve, mas é uma etapa da administração de um restaurante que vai desde o momento em que o cliente pede o que quer comer até o prato chegar à mesa ou ser “despachado” para viagem.

Nele, muita coisa precisa acontecer em perfeita harmonia, envolvendo equipe de atendimento e cozinha e até o time responsável pelo delivery quando for o caso, para que sejam conectadas operações de front e back-end do restaurante, ou seja, que acontecem na frente e atrás do balcão.

A gestão de pedidos é, portanto, crucial para o sucesso de qualquer restaurante.

Por que a gestão de pedidos é tão importante?

Ter cuidado nessa etapa significa garantir que os pedidos dos clientes sejam atendidos corretamente e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência operacional do estabelecimento, minimizando erros, reduzindo esperas e promovendo boas avaliações do local.

E, como a experiência do cliente pode determinar fidelidade no food, uma gestão de pedidos bem executada pode ser um diferencial importante. Além do que, ela ajuda o restaurante a atender maior demanda sem comprometer a qualidade, mantendo-se competitivo e rentável.

Veja a seguir como torná-la realidade!

Qual o processo de gestão de pedidos em restaurante: explicação rápida

Quando o cliente pede alguma coisa para o garçom, pelo cardápio disponibilizado à mesa ou por um cardápio digital, por exemplo, o registro precisa ser feito de forma adequada para que o processo já comece corretamente. Depois, deve ser enviado à cozinha também sem falhas.

Restaurantes mais tradicionais costumam fazer anotações e transmissões verbalmente ou usando papel e caneta. Por outro lado, restaurantes que utilizam tecnologias de autoatendimento, como as da Goomer, automatizaram a comunicação e conseguiram mais agilidade e redução de erros, melhorando a satisfação do consumidor e da própria equipe.

Ao receber os pedidos, a cozinha entra em ação para preparar os pratos conforme as especificações. Após o preparo, cada item é entregue ao cliente no salão ou à pessoa responsável por levá-lo até a casa do freguês.

O pagamento e até a coleta de feedbacks podem ser considerados parte da gestão, afinal, cabe ao restaurante garantir que qualquer eventual problema – justamente com o pedido – seja resolvido rapidamente.

Tem como otimizar a gestão de pedidos do seu restaurante, sabia?

A implementação de um cardápio digital integrado a um sistema de gestão facilita a transmissão dos pedidos, reduz significativamente as falhas de comunicação entre consumidores e garçons e os erros de transmissão entre garçons e cozinha ou bar e acelera a rotina do restaurante do preparo à entrega sem diminuir a qualidade nem do serviço e nem da comida.

Com uma boa plataforma de cardápio digital, você pode coletar feedbacks da freguesia e obter relatórios completos no seu painel de gestão para entender onde estão os pontos fortes e fracos do atendimento, adequando aqueles que julgar importantes.

Para completar, através de ERPs e PDVs aliados à ferramenta, ainda é possível acompanhar o tempo de preparo e de entrega de cada receita.

Apostou na fórmula cardápio digital + sistema de gestão? Vai ser só usufruir dos benefícios!

6 maiores benefícios de uma gestão de pedidos eficiente e automatizada

Listamos as principais vantagens que um investimento em modernização pode trazer para a tiragem, o preparo e a entrega de pedidos num restaurante, independentemente do porte ou nicho. Conheça.

  1. Aumento da produtividade: a equipe trabalha de forma mais coordenada e eficiente, resultando em um aumento significativo da produtividade.
  2. Redução de erros: os erros de comunicação entre a equipe de atendimento e a cozinha são minimizados.
  3. Melhoria na satisfação do cliente: todos recebem seus pedidos de forma rápida e precisa, ficam mais felizes e são mais propensos a retornar ao restaurante e a recomendá-lo. A experiência do cliente muda com o cardápio digital!
  4. Experiência diferenciada: a gestão de pedidos eficiente e a criação de pesquisas de satisfação no cardápio digital mostram verdadeira preocupação do restaurante com as preferências dos consumidores, que sentem estar vivendo uma food experience melhor que a oferecida pela concorrência.
  5. Otimização de recursos: ingredientes e mão de obra – recursos valiosos para um restaurante – são utilizados de maneira mais eficaz quando há automatização de processos. Caem desperdícios e melhora a margem de lucro.
  6. Redução de custos: menos desperdício de outros recursos também impacta na redução de custos operacionais proporcionada pelo cardápio digital e no aumento da lucratividade.

Então, o que falta para você experimentar a Goomer hoje mesmo?

Prepare-se para menos correções e pedidos de desculpas e mais satisfação. Tenha garçons totalmente dedicados às atividades estratégicas, tornando-os representantes da sua marca. Comemore um “total” de zero gastos adicionais no fim do mês e muitos insights enriquecedores!

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