Automação comercial para restaurantes: por que e como fazer

Descubra como funciona a automação comercial para restaurantes e de que forma ela pode auxiliar o seu estabelecimento. Leia mais.

Por Redação Goomer 10 de Outubro de 2024 - Atualizado em 17 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Automação comercial para restaurantes: por que e como fazer

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A automação comercial melhora a eficiência dos restaurantes, agiliza entregas no caso de deliveries e, sem dúvidas, aumenta a satisfação dos clientes. Ela não precisa de grandes investimentos, e para começar a modernizar as coisas por aí, você pode adotar, por exemplo, um cardápio digital integrado e um sistema de gestão.

Se o movimento de automação não se restringe aos comércios alimentícios, mas envolve toda a indústria e o mercado, por que ficar de fora?

Neste artigo, entenda o grau de importância de implementar inovações nas operações e no atendimento se você quiser longevidade para o seu negócio.

O que é e qual a importância da automação comercial em restaurantes?

A automação comercial para restaurantes nada mais é do que o uso de tecnologias para executar tarefas repetitivas de forma eficiente e minimizando erros, e desde a rotina dos funcionários até a experiência dos clientes podem ser aprimoradas através de tecnologias.

Portanto, a automação comercial em restaurantes permite fazer controle de caixa, registro dos pedidos, coleta de pesquisas de satisfação, gerenciamento de estoque, monitoramento de ações de marketing, rastreamento de entregas em deliveries etc.

Além disso, oferece melhor gerenciamento financeiro, possibilitando análises em tempo real que ajudam nas tomadas de decisões e, consequentemente, preparando muitos negócios para enfrentar a concorrência de uma vez por todas.

Como implementar automação comercial em restaurante?

PDVs, ERPs, cardápios inteligentes, ferramentas de marketing e totens de autoatendimento são exemplos de tecnologias que permitem aos bares e restaurantes otimizar suas operações e usufruir de colaboradores humanos em atividades mais estratégicas.

Conheça melhor cada uma delas agora mesmo!

Cardápios digitais

Os cardápios digitais são versões digitalizadas do menu físico, mas além de apresentarem pratos, descrições e preços, aqueles desenvolvidos pela Goomer têm uma série de funcionalidades: botão “chamar garçom”, pagamento à distância, envio dos pedidos diretamente para a cozinha, criação de promoções para aumentar o ticket médio, dentre outras.

Mergulhando nesse universo azul de possibilidades, você pode escolher entre:

Também existe a opção do Totem de Autoatendimento em tamanho compacto, que você confere no próximo tópico.

Totem de autoatendimento

Essas são máquinas têm ganhado bastante destaque, especialmente, em redes de fast food e foram adaptadas pela Goomer para restaurantes, cafeterias e similares com atendimento em balcão.

Compacto, possível de ser instalado em qualquer lugar, o Totem de Autoatendimento da Goomer tem as mesmas funcionalidades dos outros totens do mercado, mas definitivamente não o mesmo tamanho! E você pode entrar em contato com um consultor para encontrar um plano de assinatura do recurso que caiba no seu bolso e nas suas necessidades.

PDVs e ERPs

Muitas vezes implementados juntos em bares e restaurantes, ambas as tecnologias são sistemas de gestão que oferecem ainda mais recursos quando integrados aos cardápios digitais da Goomer.

Os PDVs auxiliam no controle de estoque, na emissão de Notas Fiscais e no registro adequado de informações financeiras, enquanto os ERPs permitem centralizar e automatizar processos de diversos departamentos, como vendas e RH.

Ferramentas para marketing

Não se esqueça delas! As ferramentas de marketing permitem programar postagens nas redes sociais, monitorar as interações dos consumidores, fazer disparos automáticos de e-mails e até segmentar anúncios para alcançar exatamente o público-alvo.

KDSs

Os sistemas KDS, por sua vez, automatizam a comunicação do pedido a quem irá prepará-lo. Eles enviam “comandas virtuais” diretamente para a equipe da cozinha do estabelecimento e muitos ainda notificam os garçons quando o prato está pronto, agilizando toda a operação.

Colocadas à mesa as opções de tecnologias para restaurante, fique à vontade para escolher só uma ou mais!

15 benefícios da automação comercial para um restaurante

São vários os benefícios de automatizar e a grande maioria você experimenta desde o primeiro momento do implemento de tecnologias – desde que elas façam sentido para o seu negócio e seus fregueses, claro!

Aqui está uma lista dos principais.

  1. Facilitar o atendimento
  2. Padronizar e acelerar processos
  3. Reduzir custos
  4. Aumentar vendas e ticket médio
  5. Melhorar a retenção de consumidores
  6. Formar novos representantes de marca
  7. Transformar o trabalho dos garçons
  8. Mudar o clima organizacional
  9. Eliminar filas e aumentar rotatividade
  10. Flexibilizar pagamentos
  11. Minimizar erros e desperdícios
  12. Simplificar a gestão e o controle
  13. Facilitar a organização de estoque
  14. Melhorar o relacionamento com fornecedores
  15. Transformar a experiência do cliente

Quem já adotou, garante: “É uma mão na roda! (...) A gente trabalha com o mesmo número de pessoas, mas agora com muito mais eficiência.” – Cristian Roberto Lima, sócio do Kato Japa, sobre uso de Cardápio Digital em Tablet da Goomer.

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