Lifetime Value: como calcular LTV em restaurante e por quê

Entenda o que é e como calcular o Lifetime Value ou LTV do seu restaurante. Veja 6 dicas práticas de como agir a partir do resultado.

Por Redação Goomer 23 de Outubro de 2025 - Atualizado em 24 de Outubro de 2025 7 min. de leitura
Homem sorridente recebendo um prato de hambúrguer e batatas fritas em um restaurante aconchegante, celebração de momento feliz e refeição deliciosa.

Compartilhe:

O Lifetime Value (LTV) é um dos indicadores mais relevantes para restaurantes que buscam crescer de forma sustentável, pois mostra quanto cada cliente gera de receita ao longo do tempo que se relaciona com o negócio, ou seja, vai além do faturamento imediato.

Diferentemente do ticket médio, então, que considera o gasto por mesa ou por pessoa em cada compra individualmente ou no decorrer de determinado período, o LTV leva em conta a frequência de visitas de cada cliente e o tempo de permanência na casa a cada visita.

Assim, oferece uma visão mais estratégica sobre fidelização e potencial de retorno.

Aprenda a calculá-lo durante a leitura deste guia e descubra também como usar essa informação para tomar decisões estratégicas!

O que é o Lifetime Value (LTV) especificamente no foodservice?

O Lifetime Value ou LTV é uma estimativa de quanto um cliente representa, em receita total, para um restaurante durante todo o tempo que se relaciona com a marca. É um indicador que mostra o retorno financeiro que esse cliente pode dar ao estabelecimento com o passar do tempo.

Então, ele mostra o valor real de cada consumidor, se os investimentos em fidelização e marketing estão fazendo efeito, se a experiência durante o atendimento é boa o suficiente para uma pessoa ficar e voltar e assim por diante.

E é isso o que difere o LTV do ticket médio, por exemplo!

  • LTV: considera todas as compras recorrentes de um mesmo cliente
  • Ticket médio: mostra o gasto de um cliente em uma única visita ou uma média de gasto de todos os clientes em determinado período

Além de tudo, o LTV indica até que ponto vale a pena continuar tendo o famoso CAC – custo de aquisição de clientes, evitando gastos desnecessários ou desproporcionais e até ajustando o cardápio ou as ofertas e promoções para aumentar a recorrência em vez de atrair sempre alguém para uma primeira e única visita!

Como calcular LTV para um restaurante?

A fórmula mais simples para cálculo de LTV no foodservice é a seguinte:

Lifetime Value = ticket médio x frequência x tempo de retenção

Então, se o ticket médio de um restaurante estiver em R$ 50, e um mesmo cliente o visitar duas vezes ao mês por 12 meses, o LTV será de 50 x 2 x 12 = R$ 1.200.

Esse único consumidor representará R$ 1.200 em vendas ao longo de um ano, e um comparativo do valor a quanto o restaurante gasta para manter a pessoa ativa mostrará se a conta está fechando!

Atenção para margem de lucro muito baixa ou CAC muito alto e clientes rendendo pouco no resultado do LTV: se o custo para conquistar ou manter um cliente for próximo ou maior que o valor que ele traz ao longo de sua “vida útil”, a operação é sustentável.

No foodservice, geralmente, um LTV considerado saudável é de 2 a 3 vezes maior que o CAC

Também existe a possibilidade de você calcular LTV por margem de lucro ou churn: são duas fórmulas mais sofisticadas e precisas, mas que dependem de mais informações coletadas de relatórios de vendas.

Ao considerar margem de lucro para cálculo de Lifetime Value, desconsidere receita bruta: LTV = (ticket médio x frequência x tempo de retenção) x margem de contribuição.

Isso pode ser muito útil para avaliar quanto cada cliente realmente contribui para o lucro e não apenas para o faturamento.

O LTV com churn quase nunca é usado no foodservice, mas se quiser saber como buscá-lo, anote: LTV = (ticket médio x frequência) ÷ churn.

Por último, saiba que existe o LTV com valor de tempo de vida descontado, ou seja, aquele que varia conforme o valor do dinheiro no tempo e que depende da aplicação de uma taxa de desconto para períodos futuros, mas ele só se aplica a grandes redes ou operações.

“Calculei o LTV do meu restaurante! E agora?”

Se quiser deixar de tomar decisões no chute e conseguir um retorno real e previsível para o seu negócio, comece definindo um CAC máximo, mas não pare por aí!

Aqui estão algumas dicas práticas para você adotar agora mesmo:

1. Defina seu CAC e invista com foco

Se um bom custo de aquisição de clientes fica entre 20% e 30% do LTV, defina, pelo menos, seu CAC máximo. Aí, você vai poder decidir onde gastar para atrair e reter a galera. Nesse momento:

  • Priorize canais que tragam retorno rápido
  • Pause anúncios de tráfego pago que não estejam funcionando
  • Crie campanhas específicas para clientes de alto LTV, separando-os de novos clientes e daqueles que não trazem tanto retorno

2. Estimule a volta

Crie seu próprio programa de fidelidade, baseado no que você entende ser a melhor opção para o público-alvo do restaurante: pontos para trocar em brindes, descontos a cada “x” quantidade de compras, cashback etc.

Quanto mais claros e práticos os benefícios, mais chances de o cliente voltar!

3. Ajuste o cardápio pensando em recorrência

  • Destaque itens que geram maior LTV, seja por incentivarem um retorno ou um upsell
  • Venda combos fixos baseados nas preferências de quem pede toda semana
  • Mantenha no menu somente opções que sejam benéficas para a gestão do estoque

E modernize o atendimento com um cardápio digital, atendendo às preferências e aos hábitos de consumo do momento atual.

4. Torne cada experiência mais cômoda e personalizada

Usando o próprio cardápio digital, mostre que seu estabelecimento está disponível para consultorias de vendas a todo instante, ou seja, que cada detalhe é pensado para que o cliente não tenha nenhuma dúvida ao pedir – desde os títulos dos produtos até o passo a passo para fechar a conta ou pagar.

Isso é sinônimo de comodidade!

Para personalizar a experiência, faça vendas sugestivas direcionadas (a partir do histórico de cada cliente!), dê aquele mimo especial no aniversário e certifique-se de que a equipe se lembre de preferências e restrições durante todo o atendimento.

5. Seja proativo no pós-vendas também

Um contato após a visita para saber a opinião do consumidor, uma coleta de feedback em tempo real através da tecnologia, um e-mail marketing que convida ao retorno e propõe uma outra degustação…

Aproveite estratégias de pós-vendas para manter seus clientes ativos, pois isso custa menos do que conquistar um novo interessado!

Mais uma vez: segmente sua comunicação, pois isso aumenta o impacto das campanhas.

6. Tome cuidado com o churn

Por último, agarre-se à máxima de que, se você não reforçar a existência da sua marca para o consumidor, ele logo “parte pra outra”.

  • Configurar alertas automáticos, mesmo simples, para identificar quem está sumido e dar um alô
  • Compartilhe um cupom especial para retorno em poucos dias (registre a validade de forma clara!)
  • Treine a equipe para tratar todo mundo pelo nome e se comunicar de forma a ser lembrada positivamente
  • Entenda com os dados de quem saiu e não voltou: o que aconteceu para o cliente deixar de frequentar seu negócio?

Continue acompanhando o blog da Goomer semanalmente para absorver ainda mais orientações práticas como essas! De pedido em pedido e de ajuste em ajuste, você vai colhendo os resultados!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos