
Em vez de comprar itens separadamente, tem muito cliente de restaurante que é atraído pelos precificação de combinações de pratos e bebidas, os famosos combos! E isso não vale só para o “hambúrguer, batata e refri” ou para o “principal e sobremesa”: existe um universo de possibilidades que você pode explorar no seu negócio.
Na hora de precificar cada combinação, apenas lembre-se de que, ao mesmo tempo, o consumidor precisa ver vantagem no pacote, e o restaurante precisa vender mais e melhor, ou seja, aumentando os lucros, garantindo uma boa gestão de estoque etc.
Este artigo explica mais sobre a estratégia, mostrando que um cardápio com combos especiais vai muito além de só juntar produtos! Leia até o final.
Como montar combos para restaurante?
Eis a questão! Além de escolher itens que combinam entre si, ao montar seus combos, você precisa juntar opções que sejam claramente vantajosas aos olhos dos clientes e que, ao mesmo tempo, sejam positivas para o caixa do seu negócio.
Dentre os combos mais atrativos do mercado, destacam-se aqueles que são:
- Personalizáveis (“Escolha bebida ou acompanhamento”/“Faça o upgrade da sua porção”)
- Oportunidades de degustar novidades, como combos sazonais
- Pratos mais rápidos servidos primeiros e pratos mais complexos em seguida
- Específicos para determinados horários do dia, como café ou lanche da tarde
- Opções para grupos de amigos ou famílias
- Opções com apelo saudável ou premium
E isso vale para todo e qualquer restaurante!
O que vai num combo? Exemplos práticos
Combine itens com boa saída e margem adequada, e você estará no caminho certo!
Uma casa de massas pode vender:
- Massa à bolonhesa + Torradas + Refrigerante
- Lasanha de frango + Salada + Suco natural
Uma cafeteria pode oferecer:
- Cappuccino + Croissant + Cookie
- Café expresso + Muffin + Água mineral
Surfando em tendências de sabores e texturas.
Em hamburguerias, os clássicos nunca saem de moda:
- Hambúrguer + Batata frita + Refrigerante
- Cheeseburger + Onion rings + Milkshake
E que tal aquela história do upgrade de porções (tamanhos P, M ou G)?
O cliente de pizzaria costuma gostar de:
- Pizza média + Refrigerante 2L (com pizza grande por mais R$ 10, por exemplo)
- Pizza individual salgada + Pizza individual doce
E pizzarias competitivas ainda oferecem borda recheada, lucrando no upselling como as hamburguerias do exemplo anterior!
Por último, até num restaurante japonês dá pra adotar a ideia dos combos:
- 12 peças de sushi + Missoshiro (P) + Chá da casa
- Temaki + Porção de guioza + Refrigerante
- Yakissoba + Sobremesa
A lista de possibilidades é interminável – a gente já avisou que seria assim, né? No mais, não nos custa reforçar que a combinação precisa ser cautelosa para trazer lucro!
Aumentar o ticket médio com combos depende destas estratégias
Ao combinar pratos e/ou bebidas no seu estabelecimento, pensando na melhor experiência do cliente e no seu lucro, certifique-se de seguir estas três orientações, pelo menos:
- Mostre combos maiores bem pertinho dos menores, apresentando uma versão mais completa e outra que talvez tenha menos itens, e incentivando a escolha da primeira
- Se alguns itens têm baixa saída, venda-os com os mais procurados da casa; colete feedbacks para entender se vale repôr o estoque e continuar assim ou se, em breve, serão necessárias mudanças no cardápio
- Use um cardápio digital que permita tanto a programação de combos especiais (sem gastos com impressões e com a facilidade de tirá-los do ar a qualquer momento) quanto a coleta de informações de vendas
As melhores soluções de autoatendimento do mercado vão lhe oferecer a opção de programar combos para serem divulgados e comercializados somente em dias e horários específicos.
Enquanto centralizarão dados essenciais para você saber se cada estratégia está mesmo funcionando!
E a tecnologia de menu inteligente também pode ajudar na determinação dos preços dos pratos combinados.
Afinal, numa única plataforma, você consegue cruzar custos, margem, volume e comportamentos de consumo atualizados em tempo real, enxergando, com clareza, o que está sangrando o caixa e o que está se mostrando positivo a cada fechamento.
Aliás, vamos falar um pouco mais sobre R$?
Pricing de combos de comida: calculando certo!
Para calcular a precificação de um combo de produtos do seu restaurante, você precisa considerar seu custo de produção e a margem de lucro que você deseja obter. Não tem segredo!
Primeiro passo – Despesas somadas
Some quanto você gasta para produzir ou comprar de fornecedores cada produto do combo, mas não se esqueça de incluir cada despesa fixa e variável (impostos, embalagens, gás de cozinha, seu valioso tempo etc.).
Segundo passo – Margem de lucro
Em seguida, adicione a sua margem de lucro desejada ao valor encontrado.
Entenda essa margem como algo em torno de 20% a 35% do faturamento líquido, variando um pouco para mais ou para menos a depender do tipo de estabelecimento, da operação e da localização.
E saiba que você pode até escolher uma margem fixa por item ou por combinação e aplicar a mesma porcentagem a todas as somas de valores dos itens, identificando, com mais facilidade, quanto cada venda traz de retorno, especificamente no caso de um cardápio estável.
Terceiro passo – Valor agregado
Para ter certeza de que chegou ao R$ certo para o seu negócio e para o público-alvo, considere, no cálculo, o chamado “valor agregado” do combo, ou seja, como o cliente percebe esse “match” e, consequentemente, quanto estará disposto a pagar por ele.
Em termos de R$ e de água na boca, sua combinação de pratos é irresistível para quem compra?
Ao pensar nisso, o preço do seu combo será estabelecido para chamar a atenção de forma positiva, cobrir os gastos da produção e ainda dar uma grana!
E tem mais ações que cabem a você nesse processo, viu?
5 melhores dicas de precificação para vender mais combos
Um restaurante e um cardápio “bons de vender combinações” não forçam nada ao cliente: convencem-o de comprar a partir dos mínimos detalhes e, principalmente, da chamada “precificação psicológica”.
Faça igual!
- Use números quebrados em vez de redondos (R$ 19,90 vs. R$ 20)
- Destaque pequenos valores para itens extras ou upgrades
- Planeje alguns combos com preços menores para dias ou horários específicos
- Certifique-se de que o combo seja mais barato do que a soma dos mesmos itens comprados separadamente e apresente, ao lado do preço do combo, quanto fica cada produto no pacote (vs. quanto ficaria se comprado individualmente)
- Mencione a economia de forma explícita (“Você economiza R$ 12!”)
Aproveite cada oportunidade para direcionar o consumo e facilitar decisões, tornando o seu negócio aquele ao qual todo mundo quer voltar mais vezes.
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