Abrir um restaurante é uma tarefa que pode dar muito trabalho. Uma das etapas que mais demandam cuidado e atenção do empreendedor é a determinação dos preços dos pratos do cardápio. É preciso estabelecer um valor para seus produtos que seja confortável para a clientela que você quer atender, mas que também lhe forneça uma margem de lucro interessante para continuar funcionando normalmente.
Você sabe como definir os melhores valores para o seu cardápio? Confira as nossas dicas para poder montar os seus preços de uma maneira mais simples e justa para o seu estabelecimento!
Custo de preparação do prato
O primeiro valor que deve ser definido para você começar a estabelecer os preços do seu cardápio é o custo de preparação de cada prato. Pare para pensar o quanto você gasta com tempero, energia, gás, água, mão de obra e ingredientes para montar cada prato do seu cardápio. O valor obtido por essas contas se refere ao custo para você criar o prato que será servido.
O preço total que será cobrado para que você tire algum lucro da venda desse item do cardápio deve ser trabalhado em cima do valor que você descobriu.
Valor da mão de obra
Se você tem um restaurante mais sofisticado, provavelmente trabalha com uma equipe de chef e auxiliares que têm um valor de trabalho mais alto do que o tradicional. Esse valor também deve ser transferido para o prato, já que o toque do chef e de seus auxiliares na elaboração de cada prato também tem um preço específico.
Sofisticação da montagem e ingredientes
O valor e a qualidade dos ingredientes que você vai utilizar pode influenciar bastante nos preços dos pratos do cardápio. Optar por usar sempre produtos de altíssima qualidade, ou ingredientes que são raros e mais caros, pode elevar consideravelmente o valor de custo do seu prato — situação que reflete nos preços que você vai cobrar do cliente.
Da mesma maneira, se você optar por escolher ingredientes mais comuns e de qualidade inferior, o custo do prato pode cair bastante e você pode trabalhar com uma margem de preço menor.
Porção servida no prato
Você já parou para avaliar o tamanho da porção que você serve nos pratos do seu restaurante? Isso também pode influenciar nos preços que você vai pedir, já que, quanto maior a porção, mais ingredientes você usa para elaborar o prato e mais você aumenta o custo dessa receita.
Conheça bem o tamanho de suas porções e o valor de cada uma delas para poder estabelecer preços justos para você e seus clientes.
Procura pelo prato
Pratos mais procurados por clientes são produzidos em uma escala maior dentro do seu restaurante. Essa procura pode lhe ajudar a trabalhar melhor os preços dos pratos, já que eles sempre serão produzido em maiores quantidades para atender à demanda.
Pratos mais exóticos e com pouca saída podem ter preços mais elevados, já que exigem a disponibilidade de um ingrediente específico e mais tempo de mão de obra para prepará-lo.
Pense no público-alvo
Depois de estabelecer todos os custos e situações que podem influenciar nos preços que você cobrará em cada prato do cardápio, é hora de avaliar o seu público-alvo. Se o seu restaurante atende uma clientela que não está disposta a pagar valores muito altos em pratos de restaurante, talvez seja importante você rever alguns conceitos e custos. Porém, se você atende uma clientela sofisticada, os valores mais altos podem ser bem aceitos por seu público, especialmente se você mantém um atendimento de qualidade.
Levando essas sugestões em consideração você conseguirá definir os seus preços de maneira justa tanto para você, como para os seus clientes. De que forma você trabalha no desenvolvimento desses valores? Conte para nós através dos comentários!
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