NR-1 atualizada: como adequar seu restaurante

Leia agora! Tudo o que você precisa saber para se adequar às novas exigências da NR-1 de segurança de trabalho em restaurante.

Por Redação Goomer 15 de Maio de 2025 - Atualizado em 23 de Maio de 2025 9 min. de leitura
Imagem de uma cozinheira em uma cozinha industrial moderna, com utensílios de cozinha e tecnologia visível.

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A Norma Regulamentadora nº 1 ou NR-1 é a base legislativa para toda empresa garantir a segurança do trabalho e vale também para restaurantes. Ela ganhou uma atualização: além dos riscos físicos que devem ser monitorados por padrões e empresários, riscos psicossociais precisam ser levados em consideração.

Essa atualização vale a partir de 26 de maio de 2025, mas ainda sem punições para quem não cumpri-la. O prazo de adequação se estende até 26 de maio de 2026.

Riscos psicossociais, portanto, deve fazer parte do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) das organizações, assim como os físicos.

Este artigo explica em detalhes o que você precisa saber e apresenta treinamentos indispensáveis para que sua equipe e seu negócio sejam mantidos seguros. Leia agora!

O que é a NR-1?

A NR-1 é um conjunto de diretrizes criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que as empresas façam gerenciamento e controle de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho.

Essa normativa define direitos e deveres tanto de empregadores quanto de trabalhadores. Ela funciona como um manual de instruções da segurança trabalhista, definindo riscos, como evitá-los e preveni-los etc.

Por que a NR-1 também vale para restaurantes?

Da mesma maneira que existem normas regulamentadoras para a alimentação, como as normas de Vigilância Sanitária, a NR-1 se aplica ao foodservice para que haja controle sobre a qualidade de vida e de trabalho dos colaboradores dos restaurantes.

Indiretamente, ela também impacta, é claro, na experiência dos clientes, na reputação das marcas, na atuação dos gestores e assim por diante.

Seguir o que dita a NR-1 significa ter um plano de ação construído e frequentemente atualizado para, por exemplo, prevenção de lesões, queimaduras e cortes, combate a danos causados por produtos químicos, lida com doenças ocupacionais, manejo de situações de estresse no espaço de trabalho, dentre outras questões similares.

Entenda a NR-1 como parte fundamental da segurança de quem atua nos bastidores de restaurante: só a partir dela você consegue mapear, com antecedência, possíveis danos e problemas e criar um projeto para monitorá-los, evitá-los e administrá-los, caso aconteçam.

Atualizações e exigências da NR-1 para restaurantes

IMPORTANTE! As principais exigências da NR-1 atualizada em 2025 estão catalogadas adiante. Anote.

Criação obrigatória de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

Toda e qualquer empresa deve, pela Lei, implementar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), ou seja, criar um documento em que descreve todos os riscos existentes e possíveis no ambiente de trabalho, desde os físicos até os psicossociais.

Esse documento também deve apontar as ações práticas para reduzir e minimizar os riscos listados – e a norma precisa ser cumprida se empregadores e empresários não quiserem correr riscos de enfrentar problemas sérios e até receber multas.

Respostas a emergências como parte do PGR

Simulações reais de emergência em decorrência de princípios de incêndio, vazamentos de gás, desmaios na cozinha e outros agora devem fazer parte do plano de ação dos estabelecimentos do food.

A “nova” NR-1 exige que os restaurantes tenham um planejamento estruturado para situações de risco – e a documentação de todos os treinamentos realizados.

Cada simulação vai permitir uma melhor avaliação da eficácia dos protocolos criados para momentos de susto, apresentar a todos as medidas a serem tomadas e as atitudes esperadas, esclarecer a importância de evitar falhas e contribuir com ajustes necessários para aprimorar a segurança.

Consideração de riscos psicossociais tanto quanto físicos

Apesar de a NR-1 não “destrinchar” exatamente quais riscos psicossociais devem ser levados em conta, pode adicionar ao PGR do seu restaurante:

  • Estresse constante
  • Assédio moral e sexual
  • Sobrecarga
  • Insegurança
  • Exigências contraditórias
  • Falta de autonomia na execução de tarefas
  • Falhas de comunicação
  • Falta de suporte
  • Interações desafiadoras com clientes

Em conjunto com sua equipe e, se necessário, também com especialistas em segurança do trabalho, tudo isso deve ser prevenido, identificado, registrado, monitorado e combatido.

Participação ativa dos trabalhadores em decisões

A baixa participação dos trabalhadores em decisões que os afetam também entra na lista de riscos psicossociais, e a atualização da NR-1 diz, com clareza, que todos têm voz ativa na segurança do trabalho.

Por isso, ouça o seu time, entenda quais riscos são percebidos no dia a dia, troque ideia sobre formas de controle e combate das situações e comunique, de forma clara, as medidas adotadas.

A norma atualizada indica que tanto os trabalhadores quanto a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) podem solicitar revisões justificadas do PGR quando perceberem falhas ou riscos não contemplados nele.

Em paralelo, os funcionários têm dever de cumprir com as disposições legais, realizar exames periódicos solicitados, utilizar equipamentos de proteção e colaborar com a aplicação de tudo o que ficar estabelecido.

Investigação de “quase-acidentes”

Situações do tipo “por pouco não cortou o dedo” ou “ficou perto de explodir” e tantas similares que acontecem cotidianamente dentro de restaurantes agora devem, pela Lei, ser levadas tão a sério quanto as que ultrapassam a barreira do “quase”.

Como assim? Mesmo que nenhum acidente tenha ocorrido, de fato, os gestores devem analisar as situações de risco que poderiam levar a eles, considerando o ditado “prevenir é melhor do que remediar”.

A NR-1 defende uma abordagem de prevenção proativa para reduzir riscos antes que eles causem danos reais.

Ações priorizadas pelo nível de urgência/gravidade

Outra atualização importante da normativa está na “categorização” de atitudes: quanto mais grave um acidente ou mesmo um risco, mais urgente é a medida a ser tomada para prevenção, combate, manejo etc.

Além disso, quanto maior o número de pessoas que podem ser afetadas, mais prioritária a ação, ou seja, os restaurantes devem concentrar esforços onde os riscos são maiores, evitando prejuízos humanos e financeiros.

Inclusão de profissionais terceirizados

Por último, mas não menos importante, a nova NR-1 exige medidas de prevenção específicas caso os restaurantes contem com colaboradores terceirizados, como motoboys, pessoas contratadas em regime MEI, faxineiras, técnicos de TI e outros.

Se esses trabalhadores atuam dentro das dependências dos restaurantes, eles também precisam estar protegidos, com acesso às informações detalhadas do Programa de Gerenciamento de Riscos e munidos das orientações para agir.

Certo. E como adequar um restaurante à NR-1?

Para acertar em cheio na gestão de segurança do seu estabelecimento do foodservice, independentemente do porte ou nicho de atuação, o primeiro passo é conhecer a normativa de forma aprofundada.

Adiante, você encontra um checklist completo de adequação!

  • Estude a Norma Regulamentadora nº 1 e suas atualizações
  • Transforme a NR-1 em algo aplicável no contexto do restaurante
  • Crie ou atualize seu Programa de Gerenciamento de Riscos
  • No PGR, especifique ações corretivas e preventivas contra riscos
  • Priorize ações por gravidade e extensão dos riscos
  • Compartilhe as informações com a equipe
  • Envolva todos ativamente
  • Esteja disponível para esclarecimento de dúvidas
  • Crie procedimentos operacionais que condizem com o PGR
  • Defina políticas claras como parte da rotina do restaurante
  • Disponibilize EPIs adequados para todos
  • Investigue “quase-acidentes”
  • Considere terceirizados
  • Ofereça os treinamentos obrigatórios
  • Faça outros treinamentos e simulações de riscos físicos
  • Capacite e sensibilize lideranças
  • Monitore pausas obrigatórias para descanso
  • Valorize a saúde mental dos funcionários

Da mesma maneira que um(a) chef precisa seguir uma receita para manter um padrão de qualidade, você deve seguir o que está escrito na NR-1 para garantir um restaurante em harmonia física e psicossocial, tá bom?

Existem treinamentos obrigatórios para adequação à NR-1? Quais?

Sim, alguns treinamentos para equipes de restaurantes são obrigatórios na adequação à normativa: o treinamento de integração, antes de o colaborador começar a trabalhar no estabelecimento, e a capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Qualquer outro treinamento que fizer sentido para o PGR da empresa pode e deve ser oferecido aos funcionários, desde os mais simples até as já famosas simulações práticas.

De nada adianta você ter um PGR bem estruturado, se quem está no restaurante diariamente não sabe como agir quando há problema. Garanta que todos saibam lidar com diversas situações.

Integração e SST: treinamentos obrigatórios NR-1

Tipo de treinamento

O que aborda

Integração Normas da empresa, riscos ocupacionais, medidas de prevenção de riscos, direitos e deveres
Capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) Capacitação dos colaboradores conforme o risco de suas atividades

Obs.: a capacitação deve ser ministrada por pessoa qualificada, com conteúdo e carga horária previamente definidos, durante o horário de trabalho do colaborador.

No caso de restaurantes, considere, pelo menos, que ela vá envolver manipulação segura de equipamentos,prevenção de acidentes, postura ergonômica e primeiros-socorros.

Outros treinamentos sugeridos para restaurantes

Tipo de treinamento

O que aborda

Combate a incêndios Orientações sobre uso de extintores, simulação de evacuação, administração de situações de riscos com gás e óleo etc.
Proteção individual Apresentação de EPI’s (luvas, toucas, calçados, máscaras) e orientações para uso seguro
Segurança alimentar Treinamentos completos sobre a importância da segurança alimentar (englobando higiene pessoal, contaminação cruzada e limpeza de alimentos)
Logística e estoque Treinamentos para recebimento, conferência e armazenamento adequado de todos os tipos de insumos e produtos usados cotidianamente
Acidentes no trabalho Orientações especializadas para casos de cortes, queimaduras, quedas, choques elétricos, uso de produtos químicos e similares

Além desses, conversas aprofundadas sobre temas como assédio, estresse, sobrecarga de trabalho e promoção da saúde mental no ambiente são recomendadas se você quiser garantir um compliance adequado para o seu restaurante.

Sirva não só comida boa, mas produtividade, confiança e responsabilidade – enquanto protege seu negócio juridicamente e as pessoas que fazem tudo acontecer!

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